Connect with us

São Julião

Educação de São Julião promove I Jornada Pedagógica das Escolas Municipais 2022

Publicado

em

Nos preparativos para o ano letivo, a Prefeitura de São Julião, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta última quinta-feira (10), a I Jornada Pedagógica das Escolas Municipais 2022, com a temática: “Currículo Piauí e Metodologias Ativas”.

O evento tem como finalidade planejar ações e estabelecer metas para melhorias do processo ensino-aprendizagem.

Inicialmente, a professora e secretária de Educação, Valdinara Almeida, deu as boas vindas a todos os presentes e desejou a todos uma manhã proveitosa.

“Estamos iniciando a Jornada Pedagógica da melhor forma, unidos em um só propósito, em avançar na educação de São Julião. Os desafios são muito grandes, mas sempre buscamos possibilidades para um novo recomeço, para que tenhamos uma educação de qualidade. Desejo a vocês uma boa palestra, uma manhã produtiva e de muito aprendizado. Muito obrigado!”, disse.

A Jornada Pedagógica foi iniciada com a palestra ministrada pelo professor Giordany Andrade, que abordou sobre o tema: “O auto-conhecimento na construção da inteligência emocional”.

“A nossa palestra fala sobre o autoconhecimento, e hoje em dia é muito importante a gente entender sobre as emoções, sentimentos, gerenciar conflitos e cuidar de si mesmo. Estar aqui em São Julião é muito especial, porque eu tenho um vínculo afetivo de amor com o Piauí, minha esposa é de uma cidade vizinha que é Fronteiras, e o Piauí sempre esteve na nossa vida como um lugar acolhedor, de um povo extremamente inteligente que busca competências, costuma crescer e são habilidosos. São Julião tem dado passos importantes e têm feito coisas bacanas para essa Jornada Pedagógica. Essa palestra agrega valores, iremos crescer e refletir sobre a nossa prática docente e nossa caminhada”, explica o palestrante Giordany Andrade.

Após a palestra motivacional, teve início a discussão sobre o tema da Jornada: “Currículo Piauí e Metodologias Ativas”, seguido da Formação Continuada, momentos conduzidos pela professora e palestrante, Jéssica O´´´hara.

“A nossa ideia hoje foi trazer a abordagem sobre o novo currículo do Piauí dentro da BNCC, e a partir disso trabalhar os temas que são necessários para desenvolver essa base no município de São Julião. A partir de agora iremos trabalhar no formato de Formação Continuada com os professores, acompanhando os planejamentos e com a ideia de que a implantação base do currículo traga o desenvolvimento que se espera na qualidade do desenvolvimento da educação”, explica Jéssica O´´´´hara.

Publicidade

“A proposta da Secretaria de Educação, junto com a equipe formadora, coordenadores, secretárias e gestão do prefeito Dr. Samuel, que tem a intenção de buscar esse caminho de continuidade na educação e ver os desafios que iremos enfrentar devido à pandemia. Iremos iniciar o ano letivo com a equipe de professores e gestores preparados para mais esse desafio em busca da qualidade na educação municipal”, concluiu a palestrante.

A diretora da U. E. Vitalino Sabino, professora Eliana, localizada no povoado Fujona, falou sobre o encontro e a importância discutir sobre o tema e suas especificidades, neste processo amplo que tem como característica principal a inserção do aluno como agente principal e responsável pela sua aprendizagem.

“A Jornada é um trabalho excepcional para nós professores e equipes gestoras. É um trabalho gratificante e enriquecedor que mais uma vez vem nos fortalecer, e aprimorar os nossos conhecimentos onde a mesma busca promover reflexões sobre a nossa prática pedagógica de modo que provoque em cada um aquilo que precisamos aperfeiçoar no contexto escolar. Aqui fica o nosso agradecimento ao prefeito, secretária de Educação e toda a sua equipe por nos oportunizar esse momento grandioso que vai trazer para nós um conhecimento ainda mais amplo sobre os temas”, disse.

Por fim, o pároco de São Julião, padre Ramires, que também prestigiou o evento deixou uma mensagem para todos os professores sãojuliãoenses.

“Hoje trago uma mensagem que fala na Campanha da Fraternidade 2022, que tem como tema: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Pr 31,26). Então, que eles exerçam a docência a partir da vocação e do amor que eles tem. No obstante aos limites e as dificuldades que eles sempre encontrem força e criatividade para exercer o magistério, por que nós sabemos da importância que tem a educação e para transformar a educação política, econômica, sanitária que nós estamos vivendo é somente através da educação. Perseverança aos educadores desse Brasil, sobretudo os nossos de São Julião, e que possam sempre encontrar de maneira sábia que possam educar e iluminar as crianças e jovens com os quais eles trabalham”, disse.  

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS