Connect with us

DESTAQUES

Em São Julião, Secretaria de Saúde confirma 1º caso de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de São Julião divulgou na noite desta quarta-feira (29), o boletim epidemiológico sobre o novo coronavírus.

De acordo com o órgão, foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 no município. O boletim atualizado registrando a conformação foi divulgado às 20h30.

O teste rápido foi realizado no paciente pela equipe de saúde do município e o resultado testou positivo para o novo coronavírus (COVID-19).

A secretaria destaca que o paciente não apresenta no momento quadro clínico grave e que todas as medidas estão sendo adotadas conforme protocolos e recomendações do Ministério da Saúde.

Mesmo com a confirmação, a gestão do prefeito Dr. Jonas Alencar vem adotando todas as medidas recomendadas pelos órgãos de controle com objetivo de resguardar a população sãojuliãoense de contaminação da doença.

Publicidade

“Vamos nos resguardar cada vez mais e ter cuidados com essa pandemia. Essa doença não é brincadeira. É silenciosa e está acometendo nosso país, nosso estado e agora chegou ao município. Vamos manter o máximo possível de isolamento, distanciamento. Não podemos esquecer de sempre usarmos máscaras”, recomenda o prefeito Dr. Jonas Alencar.

No boletim consta: 01 caso confirmado; 01 descartado; 02 suspeitos e 02 notificados.

Desde que surgiu no mundo e principalmente no Brasil, o novo coronavírus (COVID-19), as ações são realizadas no intuito de evitar que a pandemia chegue até São Julião.

Em meio a gravidade e o crescente aumento dos números de casos notificados, suspeitos confirmados e mortes, o prefeito que também é médico acredita que dentro dos próximos 15 a 20 dias a doença chegará praticamente em todos os municípios do Piauí.

Dr. Jonas faz desabafo quanto ao comportamento de muitas pessoas “No São Julião quando chegar vai ser complicado, pois o povo não escuta ninguém, e nem se resguarda”, lamenta.

Publicidade

O médico e prefeito explica que o contágio da Covid-19 possuem três formas: Quando apresenta gripe, febre e talvez tosse, essa forma é considerada leve. É como uma gripe;

A segunda forma é moderada e os sintomas são: gripe, mal-estar, febre, dor no corpo, talvez tosse. Nesse estágio muitos terão que ir para o hospital tomar soro e remédio na veia, e, às vezes, usar cateter com oxigênio, porque se não morre, pois enfraquece demais.

A terceira é considerada a forma pulmonar, é a mais grave. Essa tem tudo das outras duas formas e apresenta tosse intensa, dor no peito e falta de ar. “Essa se não tiver o respirador, o paciente morre”, disse.

Dr. Jonas indaga a população sobre o contágio e clama por cuidados. “Temos que ter cuidado, porque na nossa região quem desenvolver a forma grave, onde vai tratar?. É a sua vida que está em perigo. Fique em casa!”, exclama reforçando o pedido e colaboração da sociedade para seguir as recomendações e evitar o contágio.

Matéria Relacionada: – SÃO JULIÃO | Prefeito Dr. Jonas intensifica ações de combate ao COVID-19

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS