Connect with us

Bocaina

Níveis de barragens em Bocaina, Fronteiras e São Julião variam entre 5 e 69 milhões de metros cúbicos

Publicado

em

O Departamento Nacional de Obras Contras às Secas do Piauí (DNOCS-PI) apresentou alguns números referentes a ao armazenamento de barragens.

De acordo com o coordenador estadual, Assis Rocha, na região de Picos a barragem de Bocaina está com 69 milhões de metros cúbicos de água. O armazenamento total é de 106 milhões. O reservatório está situado a 5 quilômetros da sede do município.

Em relação ao açude Barreiras, no município de Fronteiras, o nível é de apenas 5 milhões. Sua capacidade total é 52.800.000 metros cúbicos (Cinquenta e dois milhões e oitocentos mil).

Açude Piaus em São Julião

Assis Rocha destacou ainda que o açude Barreiras em Fronteiras e o de Piaus em São Julião, passarão por um trabalho de desassoreamento através de recursos da senadora Jussara Lima, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O açude Piaus está com armazenamento de 32 milhões. A capacidade total é de 106,7 milhões de metros cúbicos.

Açude Barreiras em Fronteiras

Para Assis algumas situações são preocupantes, porém até o presente momento não há risco de rompimento. O coordenador, no entanto, falou sobre os riscos de transbordamento, como é o caso da barragem de Pedra Redonda em Conceição do Canindé e de Mesa de Pedra em Valença do Piauí, que ambas já atingiram capacidade máxima.

“As barragens são monitoradas e feitas fiscalizações quando necessário. Estamos com licitação para fazer revitalização no açude Caldeirão em Piripiri e estamos com licitação para o açude de Bocaina. Com relação ao risco de rompimento e catástrofe, nesse momento não”, disse.

O DNOCS monitora 14 barragens de grande porte e 10 barragens de pequeno porte em todo o Piauí.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS