Connect with us

São Julião

SÃO JULIÃO | Educação inicia atividades do projeto Busca Ativa Escolar 2022

Publicado

em

Garantir o direito a educação para crianças e adolescentes é um trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão “O povo é o poder” do prefeito Dr. Samuel Alencar e do vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, através da Secretaria de Educação em parceria com as Secretarias de Saúde e Assistência Social.

Pensando nisso, foram realizadas as primeiras atividades de 2022 relativas ao Busca Ativa Escolar no município sãojuliãoense, que tem como objetivo evitar a evasão escolar mobilizando e resgatando alunos que estão fora da escola.

Seguindo o Plano de Ação elaborado pela coordenação do Busca Ativa, e tomando todas as medidas preventivas, a equipe formada por coordenadores, diretores, professores, subsecretária e a secretária municipal de Educação, visitaram nos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro, as famílias dos alunos matriculados na rede de ensino do município. A previsão é que ano letivo inicie ainda neste mês de fevereiro de forma presencial.

Iniciando o cronograma de execuções do Plano, na terça-feira (25) às visitas iniciaram no Povoado Mandacaru, Bairro São Vicente e Cohab Dr. Carlos, contemplando os alunos das escolas: Unidade Escolar Antônio Rodrigues, Creche Maria Vitória da Conceição e Unidade Escolar Roldão de Alencar Bezerra.

Na quarta-feira (26) a equipe percorreu o Bairro Vila São Jorge e a sede do município, visitando os alunos da Unidade Escolar Joviano Maximino de Alencar, Unidade Escolar Severiano José de Sousa Lima e Creche Maria Edamala.

Em continuidade, na quinta-feira (28) o povoado Fujona, com os alunos e família da Unidade Escolar Vitalino Sabino.

Encerrando essa primeira etapa, na sexta-feira (28) a equipe da Secretaria Municipal de Educação e a equipe Busca Ativa Escolar participaram de uma entrevista na rádio Nossa Senhora da Conceição, como objetivo mobilizar e resgatar alunos que estão fora da escola para que estes retornem às salas de aulas.

Publicidade

A secretária de Educação, Valdinara Almeida, fala sobre o Busca Ativa e destaca que o projeto irá continuar com ações coletivas durante todo o ano letivo de 2022.

“O principal objetivo desse projeto é combater o abandono e a evasão escolar, e as visitas buscam despertar sensibilização para a importância do acompanhamento familiar na vida escolar do aluno. A gestão segue empenhada e realizando atividades que garantam um ensino de qualidade para todos. Temos como parceiros a Secretaria de Assistência Social e Saúde, a quem agradeço a colaboração”, disse.

A coordenadora operacional do Busca Ativa, a bióloga Louridânya da Silva e Sousa, fez uma avaliação positiva das atividades realizadas. “Temos uma equipe comprometida com o trabalho, que não mede esforços para a realização dos mesmos. As visitas foram muito produtivas e esperamos que o retorno seja positivo e mais alunos estejam nas salas de aula”, disse.

O prefeito Dr. Samuel Alencar, ressaltou a importância desse projeto em especial neste momento que a educação irá passar por um novo momento de transição devido à pandemia, que atinge diretamente a educação.

“A previsão é que neste ano de 2022, as aulas retornem 100% de forma presencial, ou seja, iremos iniciar um novo momento, pois como sabemos desde 2020, os alunos de todo o país, estavam estudando de forma remota ou híbrida. O nosso objetivo é continuar contribuindo para com a pasta, dessa forma, garantindo um ensino adequado para os estudantes sãojuliãoenses, mantendo e trazendo novos alunos para as escolas. Aproveito para agradecer a participação de todos os profissionais que estão participando desta ação. Uma boa educação é a maior herança que podemos deixar àqueles que amamos”, disse o gestor.

Para receber os alunos, o município segue todo um plano de retomada das atividades, com ações para que seja garantido um retorno seguro. As escolas ofertarão livro didático, kit escolar e fardamento escolar, além de uma equipe profissional qualificada com aplicação de metodologias ativas para o desenvolvimento de um ensinoaprendizagem efetivo.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS