Connect with us

Simões

Prefeitura de Simões promove Audiência Pública sobre o enfrentamento do trabalho infantil

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Simões, em parceria com a Secretaria de Assistência Social através das Ações Estratégicas do Programa Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), realizou na manhã desta quinta-feira, 23 de junho, na Câmara dos Vereadores, uma Audiência Pública com o tema “Diga sim a infância. É muito covarde cortar infâncias pela metade. Proteção social para acabar com o trabalho infantil”.

O objetivo da audiência foi ampliar as informações sobre as ações que vem sendo desenvolvidas no munícipio para o enfrentamento do trabalho infantil, além de fortalecer a participação social e articular os mecanismos e as infâncias democráticas para que haja uma atuação conjunta entre as instituições e a comunidade.

O evento teve início com a composição da mesa de honra, seguido pelos pronunciamentos do prefeito, Jose Wilson de Carvalho (Zé Wlisses); da secretária de assistência social, Rubia Moura e do presidente da câmara e vereador, Francisco Ângelo.

Logo após, adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) realizaram uma apresentação cultural em forma de cordel com foco na temática abordada no encontro.

Adolescentes do NUCA durante apresentação

Durante a realização do evento, foram ouvidas também as falas de representantes do CRAS, CRAES, Conselho Tutelar, do AEPETI e SCFV que explanaram sobre ações desenvolvidas no enfrentamento do Trabalho Infantil.

Publicidade

Rúbia Moura, secretária de Assistência Social

A procuradora do trabalho de Picos, Natália Azevedo, falou sobre a importância de campanhas que tratem sobre o assunto. Ela ainda afirmou que a família precisa ser conscientizada sobre os problemas que o trabalho infantil causa.

Dra. Natália Azevedo, procuradora do Trabalho

“O trabalho em campo, com as famílias deve abordar essa temática até porque o trabalho infantil muitas vezes ocorre por necessidade da própria família, de complemento de renda, e é autorizado pelos pais, então a família também precisa ser conscientizada a esse respeito” Disse a procuradora.

Participantes da Audiência

O prefeito de Simões disse que várias ações já vêm sendo feitas no munícipio em prol das crianças e adolescentes. Ele ainda afirmou que o intuito da gestão é que através de eventos e ações como estas o munícipio esteja melhorando cada vez mais.

Zé Wlisses, prefeito de Simões

“Já temos realizado ações sobre a questão do trabalho infantil no nosso munícipio, mas esse é um momento importante porque sabemos que temos erros e acertos. Provavelmente, o Ministério Público irá enviar um relatório para nós e isso é de grande importância para que estejamos corrigindo os erros que existirem no nosso munícipio”, afirmou o prefeito Zé Wlisses.

Estiveram presentes, além do prefeito e da procuradora; a primeira-dama, Isamária Dantas; a secretária de assistência social, Rubia Moura; o presidente da câmara dos vereadores, Francisco Ângelo e demais vereadores; o conselheiro tutelar, Janailson Carvalho; a advogada do CREAS, Dra. Nayara; a coordenadora do CREAS, Lêda Mara; a orientadora social, Mellânia; a Coordenadora da Busca Ativa da SEMED, Teresinha Carvalho e a psicóloga do CREAS, Dra. Gilka Mary, e ainda, a população em geral.

Por Renata Arrais, estagiária da Uespi | Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS