Connect with us

Simões

Prefeitura e Educação de Simões promovem palestra voltada a inclusão da pessoa surda

Publicado

em

A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã do último sábado, 03 de setembro, no auditório Eridalva Arcanja de Carvalho, uma palestra sobre Inclusão e desenvolvimento da pessoa surda x dificuldade de aprendizagem do surdo na escola.

O intuito da gestão municipal é contribuir para promover a conscientização da sociedade sobre a acessibilidade do surdo ao trabalho, educação e saúde, possibilitando assim melhores condições de vida, dignidade e cidadania, bem como divulgar as conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos.

Na abertura, a secretária de Educação, Íris Elaine, parabenizou a iniciativa de tratar sobre a temática. “Parabenizo Josivaldo e Aristóteles pela iniciativa em tratar da inclusão da pessoa surda nos diversos setores e segmentos da sociedade. Temos dificuldade em nos comunicar com esse público, por não termos metodologias práticas para minimizar as barreiras do diálogo entre a comunidade falante e a surda. Destaco que se faz necessário também a inserção de políticas públicas voltadas para a inclusão dos surdos, principalmente nas escolas municipais”.

A palestrante e professora de Libras, Expedita Alves, falou sobre a satisfação pela presença de surdos acompanhados dos seus familiares no evento e abordou sobre a cultura surda e a educação de surdos, apresentando experiências inclusivas vividas.

Em seguida, o palestrante José Aristóteles falou (por meio da Libras e com auxílio do intérprete) das dificuldades enfrentadas por surdos. “Quando vou ao banco e lá aguardo o atendimento mas não sei quando estão chamando minha senha porque lá não tem nenhuma tela com informações visuais e o mesmo acontece quando vou ao médico porque o atendimento se torna difícil porque eles não entendem e não tem ninguém pra interpretar” relatou ele.

O palestrante Marcos Yuri, que é intérprete e formador de libras, destacou sobre o acolhimento as pessoas Surdas desde o meio familiar e falou sobre sua trajetória de vida e dificuldades enfrentadas.

Presentes no evento, o prefeito Zé Wlisses e a primeira-dama e secretária de Saúde, Isamária Dantas, se pronunciaram após as palestras. O gestor municipal disse que Simões vai implantar políticas voltadas às pessoas surdas.

“Agradecer a Deus por vocês estarem aqui nessa manhã, no momento em que damos os primeiros passos para um trabalho voltado a inclusão da pessoa surda, passos que com certeza estaremos colhendo frutos em breve. Nos sensibilizamos e tomaremos iniciativa de implantar políticas públicas aqui no nosso município. Irei conversar com a secretária de Educação para tratar sobre a questão de estar abrindo uma sala específica para ser tratada a comunidade surda de Simões. Esse foi um momento importante e precisamos realmente trabalhar essas políticas públicas e voltar a atenção para a comunidade surda, tratando essas pessoas com dignidade, sem ter diferencial de nós e incluindo os mesmos na sociedade”.

A secretária de Saúde, Isamária Dantas, falando com foco na saúde, disse que é preciso que a pessoa surda seja atendida com atenção e assistência integral, e para isso, é necessário pessoas capacitadas, que possam se comunicar de forma correta com a pessoa surda.

“Essa é a maior barreira que encontramos em todos os segmentos da sociedade, que não estamos realmente preparados para lidar com o surdo. Sabemos que já temos políticas em benefício dessa comunidade, mas elas ainda não chegaram a ser efetivadas, principalmente nos municípios menores, e precisam chegar. Essas políticas nós podemos criar também aqui no nosso município, implementar e dar continuidade, pois hoje nós percebemos o quanto é importante. Quero dizer que a Secretaria de Saúde está a disposição no que for preciso para que a gente possa estar colaborando mais e mais para que essas políticas sejam efetivadas, para que o surdo possa estar mais integrado” completou.

Estiveram presentes no evento o prefeito Zé Wlisses, a vice-prefeita Claudeir Feitosa, a secretária de saúde Isamária Dantas, a secretária de educação Iris Elaine Dantas, o Secretário de Administração Edilberto Abdias, O presidente da Câmara Francisco Ângelo, Vereador Enéas Lima, Vereador Joaquim Honório (Ademir), Genil representando o secretário de transporte, Secretária de finanças Katherine Modesto, secretário de meio ambiente Raimundo Leite, controlador do Município Dogizete Pereira, ouvidor geral Hugo Fernandes Junior, Pastor Florisvaldo Barbosa e representantes das redes estaduais e municipais de ensino, Intérpretes de Libras Josivaldo Barbosa, Francione Rodrigues e Thais Valéria, os Palestrantes Expedita Alves, Aristóteles Carvalho e Marcos Yuri.


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS