Connect with us

Teresina

Dia do vizinho: moradores se unem e enfeitam rua para comemorar o Natal juntos no Piauí

Publicado

em

A relação entre os moradores da Rua Juiz Emiliano Paes Landim, no Dirceu Arcoverde, Zona Sudeste de Teresina, vai além daquela típica imagem de vizinhos, resumida a cumprimentos cordiais e hábitos que incomodam o morador do lado. No Dia do Vizinho, celebrado nesta quinta-feira (23), o g1 conta a história desses moradores que se unem e enfeitam a rua para comemorar o Natal juntos há três anos.

Na verdade, a comemoração tem início bem antes do dia 25 de dezembro. É que dias antes, já com a rua enfeitada, os moradores fazem uma programação que contém desde atrações culturais até celebrações religiosas.

“Tudo começou porque muitos de nós não tínhamos para onde ir. Faltava aquela opção do que fazer nesse período e resolvemos fazer aqui mesmo na rua. Hoje nós recebemos moradores aqui de perto e de outros lugares, que vêm visitar, tirar fotos e ver as atrações”, contou a cabeleireira Marly Viana, uma das organizadoras. 

Ao chegar à rua, os visitantes veem portais decorados com festões, bolas, laços e luzes natalinas. A rua pintada de branco, as calçadas de vermelho e a maioria dos muros de verde. Na frente de cada casa anjos com cornetas iluminados por pisca-piscas.

Entrada para rua enfeitada por moradores no Dirceu Arcoverde, em Teresina — Foto: Lucas Marreiros/g1
Entrada para rua enfeitada por moradores no Dirceu Arcoverde, em Teresina — Foto: Lucas Marreiros/g1

Por cima, atravessando a rua de um lado para o outro, também há luzes. Além disso, alguns dos moradores acrescentaram decoração na árvore com galhos para rua, um banner com direito a imagem de uma lareira com meias de Papai Noel penduradas em cima e, ainda, uma imagem de Jesus Cristo.

“Do dia 24 para o dia 25 é fechado só para nós. A gente contrata uma banda e coloca mesas fora, na rua. Nossa ceia é toda fora. Cada morador faz a sua, claro, com sua família e seus convidados, mas nós ficamos todos na rua”, explicou.

Publicidade

Para arcar com os custos da decoração e das atrações, os moradores conseguem patrocínios e, quando não conseguem cobrir todos os gastos, dividem as despesas igualmente.

Marly e Maria são vizinhas no Dirceu Arcoverde, em Teresina, há mais de 30 anos — Foto: Lucas Marreiros/g1
Marly e Maria são vizinhas no Dirceu Arcoverde, em Teresina, há mais de 30 anos — Foto: Lucas Marreiros/g1

Uma das moradoras da rua, a pensionista Maria Senhora, afirmou que a união entre os vizinhos vai além do espírito natalino. “A gente pode não ir sempre na casa dos vizinhos, por exemplo, mas se um disser que está precisando de algo, todos nos juntamos e ajudamos uns aos outros”, relatou.

Ela e Marly são vizinhas há mais de 30 anos. “A maioria de nós está aqui desde o início do conjunto. Então nos conhecemos há muito anos já”, disse Marly.

‘Rua da Copa’

'Rua da Copa' costuma receber 3 mil pessoas durante torneio, mas espera superar este ano — Foto: José Marcelo/G1 PI
‘Rua da Copa’ costuma receber 3 mil pessoas durante torneio, mas espera superar este ano — Foto: José Marcelo/G1 PI

E não é só para o Natal que os moradores se unem para enfeitar a rua e comemorar juntos. A verdade é que a tradição começou com um concurso de decoração de ruas para a Copa do Mundo, ainda no início dos anos 2000 e não parou desde então.

Na última copa, em 2018, cerca de 40 famílias se uniram para garantir a decoração especial da rua. Assim como para o Natal, nesse período é possível encontrar rua, calçadas e muros pintados de acordo com a temática, além da rua coberta de varais de bandeirolas.

Além disso, os moradores promovem uma festa após os jogos da seleção brasileira. Eles estimam que cerca de 30 mil pessoas costumam passar pela rua nos dias de jogos do Brasil ao longo do campeonato.

Fonte: G1 Piauí |  Foto: Josiane Sousa/TV Clube

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS