Connect with us

Teresina

Sem ConecteSUS, Teresina tem longas filas e reclamações em locais de vacinação contra Covid

Publicado

em

Longas filas e muitas reclamações nos locais de vacinação contra a Covid, em Teresina, foram registradas nesta sexta-feira (10). Com queda do sistema nacional de cadastro de vacinas devido a um ataque de hacker, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) usa um aplicativo alternativo para registrar as doses aplicadas. Contudo, o novo aplicativo solicita mais dados na hora do cadastro, o que causa uma demora no atendimento.

Um dos pontos de drive thru é o terminal de integração do bairro Parque Piauí, na Zona Sul. O g1 esteve no local e registrou a presença de filas e muita reclamação entre os que aguardavam.

Um deles era o aposentado Manuel da Cruz Moura, 70 anos, que foi tomar a dose de reforço da vacina. O idoso mora do bairro Torquato Neto, chegou ao local às 10h e aguarda no local.

“ A fila não anda. Estou há mais de 30 minutos aqui e não andou nem dois metros” lamentou o idoso.

Seu Manuel reclama que a fila de vacina não anda — Foto: Layza Mourão/ g1 Piauí
Seu Manuel reclama que a fila de vacina

A equipe de enfermagem, responsável pela vacinação no terminal, informou que o sistema usado durante esta manhã requer mais informações dos pacientes, por isso a demora na hora do cadastro dos vacinados.

Poucas opções de locais de vacinação

Outra reclamação feita pelos usuários é a falta de opção de locais para vacinar. A diarista Sandra Lima, que veio tomar a dose de reforço e acompanhar o filho que vai tomar a primeira dose, e também mora no bairro Torquato Neto, ela reclama da distância entre o bairro e o posto de vacinação, de cerca de 15 quilômetros.

Publicidade

“ Lá [no Torquato Neto] como é distante daqui, poderia ter um ponto lá para gente se vacinar lá, nem que fosse ali no Porto Alegre, sem precisar se deslocar para cá. Sem contar na demora que é nessa fila” lamentou a diarista.

O site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – foram invadidos por hackers na madrugada desta sexta-feira (10). O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença e o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

Print do ConecteSUS feito por usuário do Piauí às 8h55 sem acesso ao certificado — Foto: Reprodução
Print do ConecteSUS feito por usuário do Piauí às 8h55 sem acesso ao certificado — Foto: Reprodução

Veja os locais onde deve haver exigência de passaporte de vacinação para as seguintes atividades no Piauí:

a) atendimento presencial nos órgãos da administração pública estadual.
b) boates, casas de espetáculos, festas e eventos em geral (esportivos, sociais, culturais e
artísticos realizados em ambientes abertos ou fechados);
c) academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes e vilas olímpicas;
d) estádios e ginásios esportivos;
e) cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil;
f) museus, galerias e exposições de arte, parques de diversões, parques temáticos, parquesaquáticos, apresentações e drive-in;
g) conferências, convenções e feiras comerciais.

Fonte: G1 Piauí |  Foto: Divulgação Layza Mourão/ g1 Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS