Connect with us

DESTAQUES

Edilson renuncia e Belim assume o cargo de prefeito de Vila Nova do Piauí

Publicado

em

O prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Edmundo de Brito, apresentou uma carta de renúncia durante a 4ª sessão extraordinária realizada na noite deste sábado, 31 de dezembro.

De imediato, a Câmara de Vereadores aceitou o documento e assim o vice-prefeito, Manoel Bernardo, o Belim, tomou posse como novo prefeito do município.

A transmissão de cargo foi realizada em um concorrido evento, que aconteceu paralelo a inauguração do plenário próprio da Câmara de Vereadores e foi conduzida pelo presidente Roberto Moura na presença de uma multidão de pessoas.

Em carta, Edilson Brito apontou que o motivo da renúncia deve-se a questões pessoais.

“Hoje chegou o tempo de despedir-me, temporariamente da vida política. Apresento a esta Augusta Casa Legislativa e à toda população vila-novense, minha
renúncia ao mandato de Prefeito deste município. Exigências de minha vida pessoal demandam, neste momento, maior atenção e cuidado. Fatos estes que me impediriam de cuidar com todo zelo e cuidado do meu povo. Espero que o passar do tempo revele que todas as ações, obras e serviços realizados nesses 06 (seis) anos como Prefeito de Vila Nova do Piauí tenha contribuído para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade e, a tenha feito crescer e se desenvolver. Espero ainda que o tempo revele que este Prefeito tenha sido um amigo presente e fiel a toda população vila-novense”, disse o prefeito na carta.

Edilson foi eleito prefeito de Vila Nova do Piauí, nas eleições municipais de 2016, pelo PTB, com 1.578 votos, correspondente a 64,65% dos votos válidos, ao derrotar Adejano Bento (PP). O candidato de oposição teve 863 votos (35,35%).

Nas eleições de 2020, Edilson foi reeleito pelo PSD com 1.246 votos, equivalente a 50,94% dos votos válidos. O candidato derrotou o opositor Dr. Gerônimo (PP) que obteve 1.200 votos (49,06%).

Em seu 1º discurso, novo prefeito de Vila Nova, Belim, reconheceu o trabalho realizado por Edilson e destacou que como filho de Vila Nova, irá trabalhar em prol do município buscando melhorias.

Publicidade

“Não cai aqui de paraquedas. Sou filho desta terra. Estive participando sempre da vida da cidade. Mesmo em meio às dificuldades e perseguições, tenham a certeza de que continuaremos o brilhante trabalho que Edilson realizou durante estes seis anos de mandato. Com o apoio de cada cidadão e cidadã, vamos juntos construir uma cidade melhor cada vez mais, corrigindo o que deu errado e avançando no que deu certo. Tenho diversos planos e sonhos e posso dizer um aqui que grita no meu coração, que é a construção de uma sede própria para a Prefeitura, como a que estamos vivendo aqui na Câmara hoje. Uma sede própria vai dar conforto aos funcionários e melhorar o atendimento a nossa população. São muitos os sonhos e nós já iremos ainda esta semana à Teresina bater de porta em porta atrás de recursos e obras para Vila Nova do Piauí. Não descansarei”, afirmou Belim.

Belim fez agradecimentos a lideranças estaduais. “Agradeço ao nosso deputado estadual Nerinho, ao deputado federal Flávio Nogueira, ao senador Wellington Dias, ao governador do estado Rafael Fonteles e demais lideranças que colaboraram com Vila Nova do Piauí. Vamos nos reunir com um a um, no intuito de desenvolver a cidade poesia”.

E prometeu governar para todos. “Prometo fazer um mandato transparente, pautado na legalidade e na justiça e com o mesmo afinco com que conduzi minha pessoal e as empresas ao longo de minha trajetória. Prezando sempre pela honestidade”.

A solenidade foi bastante prestigiada e contou com a presença dos vereadores Roberto Carvalho Moura, Flávio Adão de Sousa, Deijano Lima, Enéas Abreu, Crégio França, Irmã Eliésia, Adonelys Araújo e Dorgivaldo Lima. Os advogados Felipe Navez, Davi Benevides e Núbia Rocha. Os ex-prefeitos Arinaldo Leal, Zé Navez; os ex-vice-prefeitos Adão Frutuoso, Benício, Antônio Tiago, assessor e profissionais de comunicação, demais colaboradores da Casa Legislativa e o público em geral.

Sobre Manoel Bernardo – Belim:

Manoel Bernardo Leal nasceu na localidade Cacimbas, na época município de Padre Marcos, no dia 15 de dezembro de 1966. Foi o 5º filho de uma família de 7 irmãos, tendo como pais o carpinteiro, pedreiro e agricultor Bernardo Miguel Leal e a agricultora Juliana Maria Leal.

Belim como é conhecido, passou sua infância e início de adolescência residindo na localidade em que nasceu. Os primeiros passos na vida estudantil se deram com sua prima Toinha e os professores Sócrates e Francisco Otaviano, este último já na Unidade Escola Manoel Sanches Leal.

Depois, no ano de 1978 ingressou no antigo primário em Alegrete do Piauí. Durante este tempo, Belim trabalhava na lida da roça com seus pais e enfrentava todos os tipos de dificuldades impostas pelas condições sociais e financeiras de sua família que era de baixa renda.

Aos 15 anos, em 1982, se mudou para Picos e foi morar com a sua irmã Maria e seu cunhado Bernardo, onde estudou o antigo Ginásio, hoje conhecido como ensino fundamental de 5° ao 9° ano ao tempo em que trabalhava na roça e comercializava produtos agrícolas em frente ao Açougue Público da Avenida Getúlio Vargas (Picos).

Publicidade

Em 1986, prestou serviço militar no 3° Batalhão de Engenharia e Construção – BEC, onde avançou e saiu cabo da reserva. Em 1987, iniciou o ensino médio no PREMEN onde cursou o Técnico em Contabilidade.

Por ser um dos melhores alunos do PREMEN, conseguiu indicação através da escola para seu primeiro emprego. Em 1990 resolveu morar em Alegrete do Piauí e empreender. Foi lá que constituiu família e teve duas filhas.

Durante 22 anos trabalhou no ramo de comércio com a empresa Armazém Leal. Em 2012 firmou parceria com o Vitória Atacadista. Na política, Belim sempre atuou nos bastidores desde antes da emancipação política de Vila Nova do Piauí.

Em 2020, resolveu buscar um mandato eletivo e foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Edilson Brito, e agora, assume definitivamente a Prefeitura de Vila Nova.

Confira mais imagens:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS