Connect with us

Vila Nova do Piauí

MARÇO LILÁS | Saúde de Vila Nova realiza ação em prevenção ao câncer de colo de útero

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria de Saúde realizou nos dias 15 e 16 de março, a campanha Março Lilás: Mês de Prevenção do Câncer do Colo do Útero. A ação consistiu no mutirão de prevenção na sede e zona rural, com coleta citopatológica para mulheres a partir de 25 anos.

Para a realização da campanha, a ação foi elaborada para acontecer em todos os Postos de Saúde do município. Na terça-feira (15) o mutirão foi realizado na sede com a participação de dois profissionais fazendo a coleta, e no povoado São João Batista com o acompanhamento de uma médica.

“Além da realização dos exames, o mutirão teve com o intuito de orientar e conscientizar sobre a prevenção ao câncer de colo de útero, que é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV)”, explica a nova secretária de Saúde, Kátia Leila sobre o objetivo da ação.

Foto: Arquivo Pessoal

O enfermeiro Dayro Coutinho explica que a ação é uma oportunidade para lembrar-se da importância do preventivo e para incentivar as mulheres a realizarem os exames.

“A nossa ação em alusão ao Março Lilás, um mês em que a gente busca voltar e sensibilizar a atenção para as mulheres para que elas cuidem um pouco mais da sua saúde em relação à prevenção do câncer de colo do útero. É um câncer que atinge uma grande parcela das mulheres, é um com maior incidência para pessoas do sexo feminino, é um câncer que tem o poder de metástase muito grande, mas a boa notícia é que é um câncer que pode ser identificado nas fases iniciais e ter um bom prognóstico através do exame citopatológica, que recebe o apelido de prevenção justamente para fomentar e intensificar a importância de se prevenir. Conseguimos atingir um grande número de mulheres!”, explica Dayro.

Na quarta-feira (16) o mutirão aconteceu na UBAS da localidade Cacimbas.

Em entrevista a redação do Cidades na Net, o prefeito Edilson Brito, falou sobre a ação, reforçou a importância do autocuidado feminino, e destacou: “O mês de março é um período de atenção especial às mulheres. Além de homenageá-las no Dia Internacional da Mulher, o mês também é dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino, por isso, estamos aqui junto com a Saúde promovendo mais uma vez esse momento de cuidado e prevenção para as mulheres vila-novenses, desta vez, através do Março Lilás”, disse.

De acordo com a Secretaria de Saúde, mesmo com a pandemia, os exames de prevenção foram mantidos no município durante todo o período, e o mutirão serviu para intensificar a cobertura de atendimentos.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS