Connect with us

Vila Nova do Piauí

Prefeitura de Vila Nova do Piauí divulga protocolo para retorno de atividades religiosas

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí na gestão do prefeito Edilson Brito, emitiu o ‘Protocolo de Reabertura das Atividades Religiosas’ que autoriza o retorno das atividades na modalidade presencial a partir desta segunda-feira, 27 de julho, e dispõe as medidas de segurança que devem ser adotadas.

Conforme o protocolo, o horário de funcionamento será de acordo com as necessidades das instituições religiosas para as celebrações religiosas diárias, abertas ou não ao público em geral, devendo ser respeitado o intervalo de 01:00h (uma hora) entre as celebrações.

As igrejas poderão funcionar com respeito à lotação máxima de 30% da capacidade total do local, bem como distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre uma pessoa e outra e adotando o controle do fluxo de entrada e saída de pessoas. Na hipótese de formação de filas, deve ser respeitado o distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre as pessoas.

Também deve ser garantida a higienização do local, antes e após a realização de cada celebração religiosa; a oferta permanente de produtos para higienização das mãos, como água e sabão líquido e/ou álcool em gel 70% e a obrigatoriedade da utilização de máscaras pelos frequentadores das celebrações religiosas.

Antes, durante e depois da realização das celebrações religiosas, devem ser evitados apertos de mãos, abraços e outras formas de contato físico e, na medida do possível, deve ser evitada a presença nas celebrações religiosas de fiéis que se enquadrem nos grupos de risco ao novo coronavírus (COVID-19).

Publicidade

No local, deve ser evitado o uso de ar condicionado ou ventiladores para climatização dos ambientes fechados, e todas as portas e janelas devem estar abertas, visando a circulação do ar no local. Os bebedouros, independente do modelo, devem permanecer lacrados, devendo os fiéis serem orientados a levarem sua garrafa de uso individual.

Deve-se evitar, na medida do possível, a presença nas celebrações religiosas de fiéis que se enquadrem nos grupos de risco à COVID-19. Sempre que possível, realizar a transmissão das celebrações pelas redes sociais disponíveis.

A celebração de missas e cultos devem ser realizadas com horários preestabelecidos para grupos a fim de evitar aglomerações.

As demais atividades realizadas pelas entidades religiosas, que ocasionem aglomerações de pessoas, devem permanecer suspensas.

As medidas adotadas nos decretos poderão ser revistas a qualquer momento, a partir de critérios técnico-científicos, levando-se em consideração a transmissão comunitária e a situação epidemiológica da Covid-19 no município.

Publicidade

O prefeito Edilson Brito, destacou que as medidas sanitárias de saúde ainda estão em vigor por conta da pandemia da Covid-19, sem previsão de termo final, e solicita aos devotos e fiéis que sigam às recomendações da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária. “Com a retomada das atividades peço aos vila-novenses que reforcem as medidas de higienização. Não relaxem, realizem todas as medidas preventivas no combate ao novo coronavírus”, disse o gestor.


Todas as medidas a serem adotadas podem ser conferidas no protocolo:

CLIQUE AQUI E CONFIRA O PROTOCOLO


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS