Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Escolas municipais realizam Avaliações de Fluência e SAEPI para alunos do Ensino Fundamental

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação pasta administrada pela secretária, Antônia Maria de Alencar Silva, vem desde o dia 11 de agosto, realizando um treinamento preparatório com os alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal, visando prepará-los para a Avaliação Educacional do Piauí – SAEPI e Avaliação de Fluência.

O reforço escolar acontecia de forma presencial, uma vez por semana, na sede e no povoado São João Batista, quando os professores revisaram conteúdos de matemática e português com os alunos, oportunidade em que os mesmos puderam tirar as dúvidas. Os encontros ocorriam adotando todas as medidas de biossegurança em prevenção a Covid-19.

Entre os dias 16 a 27 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação realizou a aplicação das avaliações externas do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí – SAEPI, para alunos do 2°, 5° e 9 ° ano com Língua Portuguesa e Matemática, e a Avaliação de Fluência com estudantes do 2° ano apenas com a disciplina de Língua Portuguesa através de leitura gravada de palavras e texto.

As avaliações externas fazem parte de uma parceria da rede estadual com a rede municipal e tem como objetivo avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes e aferir a necessidade de implementar novas ações no processo educativo.

Iniciando o cronograma, os alunos da Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva realizaram a avaliação SAEPI, nos dia 19 e 20 de agosto.

Publicidade

Na U. E. Sabino Gomes de Lima, a avaliação SAEPI aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto.

O intuito dessa avaliação é conhecer e observar o desempenho de estudantes através de testes padronizados, cujo objetivo é mapear o que eles sabem e são capazes de fazer, a partir da identificação do desenvolvimento de habilidades e competências consideradas essenciais para que consigam avançar no processo de ensino aprendizagem.

Em continuidade, no dia 25 de agosto, aconteceu a Avaliação Fluência, na U.E. Zacarias Manoel da Silva através da plataforma CAED, onde os alunos puderam ler palavras e texto para avaliar o nível de fluência de cada um. A avaliação ficou sob orientação da professora Marlene Bento e da Coordenadora Municipal do Fluência, Marciana Brito.

Finalizando o cronograma, nesta última quinta-feira (26/08) aconteceu a Avaliação Fluência, na U. E. Sabino Gomes de Lima através da plataforma CAED, sob supervisão das professoras Cesária e Eliene, e da Coordenadora Municipal da Fluência, Marciana Brito.

O foco principal desta prova é conhecer e avaliar o desempenho da leitura fluente dos educandos, como também identificar possíveis dificuldades para direcionar novas práticas.

A secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva, falou sobre a importância das avaliações, destacando o seu papel fundamental para diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino.

“Com a realização das avaliações externas conseguimos viabilizar o monitoramento da prática educacional nas escolas, permitindo um acompanhamento periódico de indicadores referentes a real situação do nível de aprendizagem dos estudantes individualmente, bem como a qualidade do ensino ofertado no município e direcionar novos métodos e práticas pedagógicas”, explica.

Secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva

A gestora da pasta, Antônia Maria, ainda agradeceu ao prefeito Edilson Brito, pelo apoio de sempre, a equipe da Secretaria de Educação, diretores e coordenadores, professores, alunos e pais de alunos pela dedicação, empenho e compromisso com a educação vila-novense.

Marciana Brito que ficou sobre a supervisão do SAEPI e FLUÊNCIA agradeceu a todos que contribuíram com a realização das avaliações e informou que as mesmas foram satisfatórias, bem como respeitaram os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19.

Marciana Brito durante supervisão da avaliação

“Agradeço a gestão por todo apoio, a secretária de Educação Antônia Maria pela confiança, empenho e compromisso; aos diretores, coordenadores que não cessaram esforços para que tudo se realizasse da melhor forma possível, as famílias que mesmo diante desse momento atípico ao qual enfrentamos levaram seus filhos até a escola. Tentamos fazer da melhor forma possível, as avaliações se deram de forma satisfatória e aconteceu dentro dos protocolos de segurança”, disse.

A diretora da U.E. Zacarias Manoel da Silva, Luzia avaliou a realização das atividades e destacou que os alunos estão aguardando ansiosamente o retorno presencial das aulas.

“As avaliações foram coerentes e de bom resultado onde a gente pode receber crianças e adolescentes depois de quase dois anos ausentes da escola. E observar o quanto estão esfomeados para estudar presencial valorizando assim sua segunda casa que é a escola e cumprindo todos os protocolos necessários”, destacou.

A diretora da U. E. Sabino Gomes de Lima, Evinha Lima, destacou a importância de oferecer um ambiente escolar adequado para os alunos, agradeceu a Gestão Municipal e a todo corpo docente que contribuiu para a realização das avaliações e ressaltou a importância para o processo de ensino-aprendizagem.

Publicidade
Diretora Evinha Lima

“A nossa preocupação como diretora é oferecer um ambiente acolhedor e agora principalmente que diante da pandemia e garantir uma Educação de qualidade mesmo diante das dificuldades oferecemos o melhor p ara nossas crianças e adolescentes. Pois, contamos com o apoio incansável do prefeito Edilson e vice Belim, como também a secretaria de Educação, Antônia Alencar, e toda a equipe da U. E. Sabino Gomes de Lima de Vila Nova do Piauí e as famílias que na medida do possível acompanham as atividades propostas nos grupos de whatsapp e nas pastas que são enviadas para quem não tem acesso à internet e dizer que as provas SAEPI e a Fluência vieram para somar, adquirir mais conhecimentos e habilidades na Leitura e objetivando a promoção do aluno (a) na idade certa”, disse.

Estiveram envolvidos no processo de realização das avaliações a equipe da Secretaria de Educação, gestores escolares, professores, alunos e pais de alunos.

Confira as imagens:

19 e 20/08 – U. E. Zacarias Manoel da Silva

23 e 24/08 – U. E. Sabino Gomes de Lima (Avaliação SAEPI)

25/08 – U. E. Zacarias Manoel da Silva (AVALIAÇÃO FLUÊNCIA)

26/08 – U. E. Sabino Gomes de Lima (AVALIAÇÃO FLUÊNCIA)

Facebook

MAIS ACESSADAS