Connect with us

POLÍCIA

PM do Piauí é a única selecionada no Nordeste para intercâmbio nos EUA

Publicado

em

A piauiense Isabele Moreira, de 24 anos, foi a única soldado da Policial Militar do Nordeste selecionada para participar de um intercâmbio na cidade de Reno, em Nevada, nos Estados Unidos.

Após ter seu currículo aprovado, Isabele participou de uma entrevista em inglês online com o consulado americano. A iniciativa norte americana chama-se Susi Program e essa é a primeira vez que a Polícia Militar do Piauí será representada no intercâmbio que inicia em junho e terá duração de sete semanas.

No final do ano passado, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí – SSP, divulgou um edital de caráter internacional, que ofertava apenas uma vaga voltada para agentes da segurança do estado. O certame, que exigia do(a) candidato(a), o domínio da língua inglesa, nível superior, participação ativa em eventos na sociedade, dentre outros critérios, oferece à pessoa selecionada, participar do intercambio em questão.

“Eu passei por um processo seletivo, mandei o meu currículo e aí olharam as qualidades que o certame exigia, como por exemplo, participação em eventos na sociedade. Eu já fui membro de grupos que faziam ações de caridade, eles analisaram isso e os estágios que eu já fiz na minha área jurídica e aí selecionaram pela parte curricular de primeira. Em seguida, fui selecionada para fazer uma entrevista com o consulado americano em inglês. A entrevista durou 40 minutos. A conversa foi online e as perguntas foram sobre a minha participação como mulher na questão racial também por eu ser negra, aí depois da entrevista, a minha candidatura foi enviada para Brasília e depois de Brasília foi enviada para Washington. Eu fui a única selecionada do nordeste para participar do intercambio. Estou muito feliz pela oportunidade em adquirir conhecimentos e representar a PMPI e o meu estado”, explica Isabelle.



O tema do intercâmbio deste ano é “Os limites legais aplicados no serviço público (Rule of Law in Public Service)”. Além de aprimorar o inglês e conhecer a cultura norte americana, a Isabele, que está lotada na Patrulha Cidadã da PMPI, enxerga nesse intercambio, uma forma de aperfeiçoar as suas técnicas enquanto agente de segurança do estado e, assim contribuir ainda mais com a segurança do Piauí.

“Vai ter tanto a oportunidade de aprimorar o inglês, como conhecer a cultura norte americana, bem como aperfeiçoar o policiamento comunitário. Uma coisa que foi decisiva também é que faço parte do patrulha cidadã. Fui a primeira praça selecionada”, completa.

Publicidade

Fonte: SSP-PI

Facebook

MAIS ACESSADAS