Connect with us

POLÍTICA

“A criminalidade no Piauí foi reduzida em 37%”, diz Wellington Dias

Publicado

em

O Governador do Piauí, Wellington Dias esteve no novo estúdio do Programa Agora, participando do quadro Bastidores da Política. Inicialmente o governador elogiou o estúdio e a nova roupagem do Programa.

Durante o período de reorganização do governo, Wellington Dias afirma que muito está sendo feito para que o Piauí continue desenvolvendo.

“Claro que estamos trocando pneu com carro andando, como aponta o ditado popular. Mas posso dizer que tivemos um bom êxito dentro do que programamos. O estado tem ainda uma dependência de recursos da União, antes 70%, agora 50%. Desde outubro, a economia passa por uma crise, a economia nacional teve um freio.

Sabemos que isso prosseguiu em janeiro e fevereiro, mas já podemos ver sinais de um novo aquecimento da economia brasileira. Estamos lutando, temos que ir para o Congresso para ver a questão da implantação do orçamento. Estou citando isso para entender que a nossa dependência é um problema, mas a economia do Piauí tem reagido bem diante desta crise.

A pouco estive acesso a um dado na área de comercialização de veículos, onde em relação ao mesmo período do ano passado diminuiu em 35%. Ainda assim temos conseguido controlar a economia do Estado. Estamos tomando medidas de contenção de despesas, mas por outro lado queremos fazer crescer a economia”, disse.

Publicidade

Projetos e Obras

“Nós tínhamos mas de 700 obras paradas, no final da semana passada 470 voltaram a funcionar. Existem convênios que infelizmente na temos como retomar, por exemplo a questão da implantação da banda larga no Piauí, mas é preciso um investimento de 70 milhões para velocidade 3G, nos municípios e 4G nas grandes cidades, a nossa intenção é fazer isso até 2017, três anos antes da meta nacional que é 2020.

Tínhamos 28 milhões de convênios que perdemos, pois não foi aplicado em nada e foi cancelado. Agora presidência tem esse compromisso de voltar a garantir esse convênio ao Piauí, via novos convênios. Outras obras que estão em andamento, como Rodoanel e BR, foram feitas propostas para que a obra seja feita em parceria com o Governo Federal, pois é uma rodovia federal, onde uma parte é urbana e outra já na zona rural, a BR-316 é extensa e é realmente necessária a parceria. Muitos contratos que foram feitos em Bancos e não cumpridos já esta passando por novas avaliações. Mas é claro que estamos retomando muitas obras.

Em São Raimundo Nonato, obras serão inauguradas até o mês de junho, outros aeroportos do Estados estão também com obras em andamento. Na questão do Centro de Convenções junto com essa obra tem uma obra de estacionamento com mais de 400 vagas, por conta dos prédios aos arredores. Estamos com convênio para fazer um Centro de Convenções maior com capacidade de 3 mil lugares, que será feito onde hoje é o Parque de Exposições. Mas hoje é preciso pagar as contas para investir com a verba restante”, afirmou.

Segurança

Publicidade

“A criminalidade no Estado foi reduzida em 37%, outra coisa é a questão da invasão de patrimônios, neste trimestre foramrecuperados 469 veículos que foram roubados, esse é um resultado de integração entre as polícias e todas as outras forças de segurança, essa é a nossa aposta. Queremos tornar o Piauí o Estado mais seguro do Brasil. Na educação queremos recuperar os estudante que deixaram a rede estadual de ensino e voltar a ser destaque nesse âmbito”, declarou.

O Governador continuou destacando de medidas específicas que estão sendo tomadas para continuar viabilizando a organização e o desenvolvimento do Estado.

 

 

Meionorte

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS