Connect with us

POLÍTICA

Dilma promete Eletrobras forte e investimento em porto no Piauí

Publicado

em

[ad#336×280] Um dia após a Justiça Federal conceder liminar para obrigar a Eletrobras Piauí a implementar de forma imediata um plano de investimento para acabar com as interrupções no fornecimento de energia elétrica, a presidente Dilma Rousseff garantiu, nesta sexta-feira (16) durante discurso em Teresina, que a empresa estará a altura das necessidades do estado.

“O Piauí está deixando para trás toda uma história de atraso. O estado vai crescer bastante e terá uma agricultura ultramoderna. Mas a gente não se desenvolve sem energia. Eu quero aqui assegurar que o governo vai garantir que a Cepisa (Eletrobras) estará a altura das necessidades de crescimento do Piauí”, disse a gestora.

Dilma Rousseff chegou ao Piauí por volta das 14h30, onde cumpre agenda em Teresina e  Parnaíba. Na capital, a presidente participou da formatura de 1.300 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Após a cerimônia, a presidente vai de avião para o litoral do estado, onde fará a entrega de 982 casas do Programa Minha Casa Minha Vida na cidade de Parnaíba.

Presidente se despede de formandos em Teresina  (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Presidente se despede de formandos em
Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

A presidente dilma Roussef foi a última a discursar no palco do Teresina Hall. Antes dela, fizeram uso do microfone o prefeito Firmino Filho, o ministro da educação, Henrique Paim, e o governador do Piauí, José Filho.

Além de garantir uma Eletrobras forte no estado, a presidente também assegurou investimentos no litoral do Piauí, de forma que o porto da cidade de Luis Correia seja viabilizado. “O Piauí tem todas as condições necessárias, possui uma área litorânea considerável, para ter um porto. O Governo Federal está desenvolvendo políticas para retomar os investimentos no porto por meio do PAC (Programa de Celeração do crescimento). O Piauí, pela importância que tem, hoje merece um porto”, afirmou.

Ministro: Cocal é exemplo
Henrique Paim, ministro da educação, arrancou aplausos da plateia ao afirmar que os alunos e a Escola Agostinho Brandão, em Cocal dos Alves, são uma referência para todo o Brasil. “Recentemente a presidente entregou medalhas para os alunos dessa cidade. A escola é um orgulho e referência para o Piauí e para o país. O que demonstra que este estado está fazendo sua parte na educação”, disse.

Publicidade

O ministro também exaltou a abertura do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. “O HU estava paralisado por mais de 20 anos e nós o resgatamos. Dos 200 leitos, nós já temos 100 em funcionamento. Vamos conseguir dar um atendimento adequado para a polução e também formar mais médicos. Além disso, Parnaíba terá um curso de medicina”, contou Henrique, comentando sobre a medida recente do Ministério da Educação, que autorizou a abertura de 40 vagas para o curso médico na cidade litorânea.

‘S.O.S saúde’

Prefeito Firmino Filho lança S.O.S  saúde Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Prefeito Firmino Filho lança S.O.S saúde
Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

O prefeito de Teresina foi o primeiro discursar e usou seu espaço para pedir ajuda e investimentos para a saúde na capital do estado. “Teresina e o Piauí bancam parte da saúde pública do Maranhão. Nosso gasto com saúde cresceu muito nos últimos seis anos. De cada dez pacientes atendidos do Hospital de Urgências de Teresina, apenas três são oriundos da capital. Os sete restantes ou são do interior ou são do Piauí”, disse o gestor.

Firmino pediu a efetiva participação do Hospital Universitário e do Hospital Getúlio Vargas na retaguarda do HUT. Ao governador Zé Filho, o prefeito defendeu que os hospital regionais do Piauí recebam investimentos para evitar a superlotação nos hospitais da capital.

“Nesse evento a gente lança um S.O.S. pela saúde pública de Teresina e temos certeza de contar com a sensibilidade da presidenta para resolver o problema”, defendeu Firmino Filho.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS