Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ: Prefeito concede entrevista, faz balanço do primeiro ano e fala de projetos para 2014

Publicado

em

O prefeito do município de Massapê do Piauí, Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho (PP), concedeu entrevista na tarde desta terça-feira (31) na rádio comunitária Sintonia FM.

O gestor falou por mais de duas horas. Fez um balanço do seu primeiro ano de gestão, falou das dificuldades e desafios encontrados, elencou conquistas e melhorias implantadas no município ao longo do ano, apresentou projetos para o próximo ano, além de destacar o relacionamento com o grupo político.

Às vésperas de completar um ano de mandato, Chico Carvalho definiu 2013 como um ano de constantes desafios. “Estamos completando amanhã, dia 1º de janeiro, o nosso primeiro ano de governo. Tivemos um ano muito difícil, mas também, com muitas realizações”, disse.

Segundo ele, as perspectivas de recursos não foram atingidas, por contas das desonerações dos impostos. Municípios no porte de Massapê, que tem o menor coeficiente e sobrevive apenas dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios, enfrentaram dificuldades para  honrar com as reponsabilidades de pagar em dia os servidores e fornecedores. “Sobrou muito pouco para investimentos. Mas o pouco que sobrou nós investimos com responsabilidade e planejamento”, pontuou.

Ao falar dos baixos recursos, o prefeito lembrou dos royalties de petróleo, que aguarda decisão no Supremo Tribunal Federal (STF). Chico Carvalho contestou a decisão da ministra Cármen Lúcia e informou que o município de Massapê perdeu, somente em 2013, mais de R$ 300 mil reais, recursos que seriam investidos em saúde e educação.

Publicidade

http://www.cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/entrevista%20-%20chico%20-%20carvalho%20(18).JPG

Ao fazer uma análise geral sobre o primeiro ano, o prefeito foi positivo. “Foi um dedicado, sobretudo, a organizar o município”, disse. Carvalho voltou a declarar que encontrou o município sucateado. “Tivermos que renegociar e pagar muitas dívidas, outras delas ainda estão sendo pagas”, disse. Um dos principais conquistas do primeiro ano de gestão foi retirar Massapê da inadimplência que impedia o município de receber recursos. “Massapê hoje encontra-se devidamente limpo, preparado para ser contemplado com recursos de emendas parlamentares e transferências voluntárias”, disse.

Consequência de irregularidades cometidas pelo ex-gestor, o município atualmente é alvo de uma fiscalização da Receita Federal, referente ao período de 2009 e 2011. “Só no ano de 2009, a Receita já detectou mais de 1 milhão de reais de dívidas e sonegações”, informou. Mais uma grande dívida que terá que ser paga pelo município. “O que nos resta é negociar mais uma dívida herdada da gestão passada”, disse.

PROJETOS
Ao falar sobre projetos, o prefeito disse que Massapê pleiteou todos os projetos possíveis. “Apresentamos o número máximo de propostas. Podemos até pecar por insistir demais, mas não por fazer pouco. Alguns desses projetos ainda estão em análise, outros já estão aprovados”, disse, listando alguns deles. Mais de 15 mil metros de calçamento estão garantidos para o ano de 2014. “Eu considero essa uma obra de suma importância. Encontramos o município na poeira, na lama. A pavimentação das ruas vai fazer uma grande diferença, vai mudar a cara da nossa cidade e a vida da população”, pontuou. Outros projetos listados foram a construção da Praça Isabel Coutinho e a construção do Mercado Público Municipal.

http://www.cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/entrevista%20-%20chico%20-%20carvalho%20(2).JPG

ABASTECIMENTO

Outro grande desafio enfrentado pelos gestores, sobretudo dos municípios situados na região semiárida do Piauí, foi garantir o abastecimento de água da população. Massapê do Piauí enfrenta uma das maiores secas dos últimos anos. Além da operação pipa, outras ações foram realizadas pela Prefeitura Municipal, como a escavação de poços cacimbão nas localidades Peixe, Lagoa Grande, Angical, Manaíba, Varjota, Morcego e na sede do município. As comunidades Caldeirãozinho e Baixio do Deca também serão beneficiados. Chico Carvalho anunciou ainda a perfuração de poços tubulares em dois importantes povoados, Lagoa Grande e Porteiras, para resolver de uma vez por todas a problemática do abastecimento das comunidades.

Publicidade

Outro importante projeto anunciado pelo gestor, que segundo informou, já está aprovado pela FUNASA, prevê a perfuração de poços e implantação de sistemas de abastecimento simplificado, levando água até as residências nas localidades Fraga, Caraíbas, Baixio do Cesário, Tabuleiro das Melancias, Limpinho, Caldeirão, Baixio Grande e Vilão de Baixo. “Vamos dar uma vida melhor para as famílias que moram nessas localidades”, pontuou.

ESTRADAS
Outra obra de infraestrutura destacada pelo prefeito, que facilitou a vida da população residente na zona rural, foram melhorias das estradas vicinais. Na localidade Angical, um trecho de mais de 3 km de extensão, considerado intrafegável, foi piçarrado após vários anos de transtornos causados. “Tem muito o que fazer ainda, por que a área rural do nosso município é muito grande, mas as principais já foram melhoradas”, disse.

http://www.cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/entrevista%20-%20chico%20-%20carvalho%20(14).JPG

ADUTORA

Na entrevista, o prefeito abordou o maior projeto do município, que prevê a realização do sonho da população da cidade com a construção de uma adutora da barragem de Caraíbas, garantindo o abastecimento dos bairros Centro, Caldeirão do Sapo, Espinheiro, Morro do Chapéu e na região do Campo de Futebol. A obra está orçada em mais de R$ 3,5 milhões. “É uma luta nossa desde o primeiro mês da nossa gestão”, disse.

No percurso da adutora, serão implantadas três caixas de água com 20 mil litros, sendo uma próxima a barragem, outra no Juazeiro do Quitó e outra no Tabuleiro das Melancias. Um quarto reservatório, com capacidade de 50 mil litros ser construído na cidade. “Com a chegada da água em Massapê, nossa cidade vai ter um salto de população. Hoje, menos de 20% da população está na cidade. Esse número com certeza vai crescer muito”, disse. Chico Carvalho informou que uma nova data para abertura dos envelopes do processo licitatório foi marcada para o dia 7 de janeiro.

Publicidade

http://www.cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/entrevista%20-%20chico%20-%20carvalho%20(12).JPG

ESPORTE E CULTURA
Massapê tem se destacado no esporte e na cultura, na realização de campeonatos, competições esportivas e outros eventos culturais. O prefeito definiu como um ano engrandecedor para as duas áreas. Chico Carvalho listou competições esportivas e outras ações de apoio ao esporte, como a realização do festival desportivo de férias, o apoio aos campeonatos regionais do município, a participação de times de Massapê em competições em outros municípios e a realização do maior campeonato de futebol amador do município. A Secretaria de Esportes também custeou melhorias de campos de futebol, distribuiu bolas, redes e equipes para diversos times.  Outro destaque do esporte em 2013 é a participação da seleção de Massapê na Copa Piauiense de Futebol, cujo time está classificado entre os 30  melhores da competição.

Na área da Cultura, destacou a realização de grandes eventos como o Massa Folia, apontado pelo prefeito como o maior Carnaval da história do município, o festival de quadrilhas, os reisados, São Gonçalo, Cinecajuí, oficinas de moda, dança e teatro, e outros evento que movimentou o município ao longo de 2013.

Facebook

MAIS ACESSADAS