Saúde de Picos realiza 6ª edição do “Saúde nos Bairros” em Fátima do Piauí
Publicado por: | Data: 25/05/19

Saúde de Picos realiza 6ª edição do “Saúde nos Bairros” em Fátima do Piauí

Através da Secretaria de Saúde, a Prefeitura Municipal de Picos, realizou durante toda a manhã deste sábado (25) o Projeto “Saúde nos bairros”, que em sua sexta edição contemplou a comunidade picoense Fátima do Piauí.

Mais de 100 pessoas fizeram uso dos serviços e ações médicas oferecidas pela SMS, tais como vacinação antirrábica para os animais da comunidade; acolhimento; teste de glicemia e aferição de pressão; orientação nutricional, fisioterapêutica, de assistência social, psicológica e odontológica, com escovação e aplicação de flúor; testes de DSTs, vacinação; prevenção; entrega de medicamento; retirada de cartão SUS; e atendimento médico.

 Para a coordenadora de Atenção Básica, Ionara Holanda, o projeto faz com que os serviços disponibilizados pela Secretaria de Saúde se tornem mais visíveis para a comunidade, prevenindo através das orientações.

“Nossa expectativa era trazer atendimento e ações de promoção da saúde para a comunidade, e creio que conseguimos. É preciso que a comunidade possa adentrar aos serviços de saúde, conhecendo-os para poderem se aproximar mais da Unidade Básica e, assim, conseguirmos uma promoção da saúde mais eficaz. A nossa intenção é orientar, trabalhar a prevenção das doenças com essa população antes que elas adoeçam”, disse ela.

O secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos, disse estar feliz com a proporção do evento e com o empenho dos servidores públicos que têm se esforçado para desenvolver as ações da pasta, aproximando-a da comunidade.

“A gente fica radiante de felicidade quando a gente vê que a população está satisfeita com os serviços da Secretaria, que tem atendido as demandas da localidade. Essa é a sexta edição com sucesso absoluto. A população tem procurado. Toda a Secretaria tem trabalhado, se envolvido, com todos os serviços disponibilizados. E aqui tivemos também a extensão para o serviço de Zoonoses, com a vacinação antirrábica. Foi mais uma ação desenvolvida por toda essa equipe que tem trabalhado, se esforçado ao máximo, para manter os serviços da Secretaria disponíveis”, comentou.

O prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, afirmou que os serviços da SMS estão além das expectativas esperadas por ele e que esse projeto tem sido uma forma de facilitar a ida da comunidade para o centro das ações desenvolvidas pela pasta.

“Dr. Júnior com a equipe tem aproximado os serviços da Secretaria de Saúde para com a comunidade. Claro que tem como as pessoas irem até lá, mas é muito mais fácil elas virem aqui quando há algo voltado para elas. Uma vez por mês estamos promovendo essa ação nas comunidades. Esta já é a sexta ação. E isso facilita até no deslocamento para eles. E posso afirmar que o serviço tem ido além das nossas expectativas”, declarou.

O cirurgião proctologista Manoel Ítalo disse participar do projeto pela segunda vez e parabenizou a iniciativa que faz com que as pessoas cuidem da saúde através da prevenção antes de necessitarem, de fato, da ajuda médica.

“Essa é a segunda vez que participo dessa iniciativa da Prefeitura de Picos de saúde nos bairros, e eu acho isso extremamente válido, pois a saúde começa não quando a pessoa está doente, mas com a prevenção. É preciso que as pessoas sejam orientadas a cuidarem da saúde a partir dos hábitos de casa, com atividades físicas e com consultas médicas. Então é interessante o programa porque a atenção básica vai ser divulgada mais ainda para a população dos bairros de nossa cidade”, embasou o médico.

A vereadora Valdívia, líder política da comunidade, agradeceu pelo projeto em seu bairro e parabenizou a direção e equipe da Secretaria de Saúde pelo trabalho que tem sido desenvolvido na cidade.

“Um projeto desse é de grande importância. Quero parabenizar toda a Secretaria de Saúde, através do Dr. Júnior, que está, a cada dia que passa, inovando. Hoje nossa comunidade foi contemplada e isso muito nos honra e a gente sabe que vai melhorar muito, pois tira alguma fila que tem na questão de consultas e exames que possa ter. Isso agiliza mais os trabalhos e quem ganha com isso é a comunidade, a população. E também a Secretaria de Saúde que tem feito um belíssimo trabalho. Por onde a gente anda as pessoas estão deslumbradas e só falam bem do excelente trabalho que vem sendo desenvolvido”, agradeceu ela.

A moradora da comunidade, Leonice Pinheiro da Gama, de 78 anos, também agradeceu os serviços prestados ao seu bairro.

“Eu e meu marido fomos atendidos aqui, e o que eu tenho a dizer é: obrigada. ‘Tirei’ minha pressão, fiz a glicemia, o teste de DST, tomei vacina e fiz a prevenção. Gostei demais. Seria bom se tivesse todo dia. Fui tomar a vacina e a moça disse as que tinha que tomar e eu respondi: ‘Pode colocar tudo que eu quero tomar é tudo logo’. Foi bom demais essa iniciativa aqui para a comunidade de Fátima”, disse ela.

Mais de 30 servidores participaram da ação. O próximo bairro a ser beneficiado com o projeto é o bairro Malvinas, mais conhecido por Papelão.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Jacobina do Piauí

‘Safári do Criança Feliz’ leva diversão para usuários em Jacobina do Piauí

Os usuários assistidos pelo programa Criança Feliz do município de Jacobina do Piauí, tiveram uma manhã de muitas brincadeiras e diversão neste  sábado, 03. O evento foi promovido Prefeitura Municipal

Jaicós 0 Comments

JAICÓS 183 ANOS | Shows levam multidão para avenida; veja fotos

Uma multidão de pessoas lotou a Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, na noite dessa terça-feira (21), para festejar os 183 anos de emancipação política do histórico município de Jaicós, a “terra

MUNICÍPIOS 0 Comments

APPM realiza Assembléia Geral com prefeitos dia 27 de junho

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) convoca os prefeitos piauienses para uma Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se no dia 27 de junho de 2016. Na ocasião serão discutidos os principais