Connect with us

DESTAQUES

Saúde de Picos realiza 6ª edição do “Saúde nos Bairros” em Fátima do Piauí

Publicado

em

Através da Secretaria de Saúde, a Prefeitura Municipal de Picos, realizou durante toda a manhã deste sábado (25) o Projeto “Saúde nos bairros”, que em sua sexta edição contemplou a comunidade picoense Fátima do Piauí.

Mais de 100 pessoas fizeram uso dos serviços e ações médicas oferecidas pela SMS, tais como vacinação antirrábica para os animais da comunidade; acolhimento; teste de glicemia e aferição de pressão; orientação nutricional, fisioterapêutica, de assistência social, psicológica e odontológica, com escovação e aplicação de flúor; testes de DSTs, vacinação; prevenção; entrega de medicamento; retirada de cartão SUS; e atendimento médico.

 Para a coordenadora de Atenção Básica, Ionara Holanda, o projeto faz com que os serviços disponibilizados pela Secretaria de Saúde se tornem mais visíveis para a comunidade, prevenindo através das orientações.

“Nossa expectativa era trazer atendimento e ações de promoção da saúde para a comunidade, e creio que conseguimos. É preciso que a comunidade possa adentrar aos serviços de saúde, conhecendo-os para poderem se aproximar mais da Unidade Básica e, assim, conseguirmos uma promoção da saúde mais eficaz. A nossa intenção é orientar, trabalhar a prevenção das doenças com essa população antes que elas adoeçam”, disse ela.

O secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos, disse estar feliz com a proporção do evento e com o empenho dos servidores públicos que têm se esforçado para desenvolver as ações da pasta, aproximando-a da comunidade.

Publicidade

“A gente fica radiante de felicidade quando a gente vê que a população está satisfeita com os serviços da Secretaria, que tem atendido as demandas da localidade. Essa é a sexta edição com sucesso absoluto. A população tem procurado. Toda a Secretaria tem trabalhado, se envolvido, com todos os serviços disponibilizados. E aqui tivemos também a extensão para o serviço de Zoonoses, com a vacinação antirrábica. Foi mais uma ação desenvolvida por toda essa equipe que tem trabalhado, se esforçado ao máximo, para manter os serviços da Secretaria disponíveis”, comentou.

O prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, afirmou que os serviços da SMS estão além das expectativas esperadas por ele e que esse projeto tem sido uma forma de facilitar a ida da comunidade para o centro das ações desenvolvidas pela pasta.

“Dr. Júnior com a equipe tem aproximado os serviços da Secretaria de Saúde para com a comunidade. Claro que tem como as pessoas irem até lá, mas é muito mais fácil elas virem aqui quando há algo voltado para elas. Uma vez por mês estamos promovendo essa ação nas comunidades. Esta já é a sexta ação. E isso facilita até no deslocamento para eles. E posso afirmar que o serviço tem ido além das nossas expectativas”, declarou.

O cirurgião proctologista Manoel Ítalo disse participar do projeto pela segunda vez e parabenizou a iniciativa que faz com que as pessoas cuidem da saúde através da prevenção antes de necessitarem, de fato, da ajuda médica.

“Essa é a segunda vez que participo dessa iniciativa da Prefeitura de Picos de saúde nos bairros, e eu acho isso extremamente válido, pois a saúde começa não quando a pessoa está doente, mas com a prevenção. É preciso que as pessoas sejam orientadas a cuidarem da saúde a partir dos hábitos de casa, com atividades físicas e com consultas médicas. Então é interessante o programa porque a atenção básica vai ser divulgada mais ainda para a população dos bairros de nossa cidade”, embasou o médico.

Publicidade

A vereadora Valdívia, líder política da comunidade, agradeceu pelo projeto em seu bairro e parabenizou a direção e equipe da Secretaria de Saúde pelo trabalho que tem sido desenvolvido na cidade.

“Um projeto desse é de grande importância. Quero parabenizar toda a Secretaria de Saúde, através do Dr. Júnior, que está, a cada dia que passa, inovando. Hoje nossa comunidade foi contemplada e isso muito nos honra e a gente sabe que vai melhorar muito, pois tira alguma fila que tem na questão de consultas e exames que possa ter. Isso agiliza mais os trabalhos e quem ganha com isso é a comunidade, a população. E também a Secretaria de Saúde que tem feito um belíssimo trabalho. Por onde a gente anda as pessoas estão deslumbradas e só falam bem do excelente trabalho que vem sendo desenvolvido”, agradeceu ela.

A moradora da comunidade, Leonice Pinheiro da Gama, de 78 anos, também agradeceu os serviços prestados ao seu bairro.

“Eu e meu marido fomos atendidos aqui, e o que eu tenho a dizer é: obrigada. ‘Tirei’ minha pressão, fiz a glicemia, o teste de DST, tomei vacina e fiz a prevenção. Gostei demais. Seria bom se tivesse todo dia. Fui tomar a vacina e a moça disse as que tinha que tomar e eu respondi: ‘Pode colocar tudo que eu quero tomar é tudo logo’. Foi bom demais essa iniciativa aqui para a comunidade de Fátima”, disse ela.

Mais de 30 servidores participaram da ação. O próximo bairro a ser beneficiado com o projeto é o bairro Malvinas, mais conhecido por Papelão.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS