Connect with us

GERAL

Educação de Vera Mendes promove formação sobre habilidades referentes a Prova SAEB

Publicado

em

Com o intuito de capacitar os professores para que, em sala de aula, eles preparem seus alunos para a Prova externa do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), a Secretaria Municipal de Educação de Vera Mendes promoveu na última quinta-feira (05 de setembro) uma formação sobre as habilidades da Prova SAEB para os professores do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

A formação, intitulada Xeque-Mate SAEB 2019, foi ministrada pela empresa Edson Sá Assessoria e Consultoria, coordenada pelo seu diretor, professor Edson Sá.

O evento aconteceu em duas etapas simultaneamente, sendo um grupo de trabalho com os professores sob a orientação da professora Teresa Cristina Araújo, que abordou as principais novidades do SAEB 2019, bem como os descritores de Língua Portuguesa e Matemática (5º ano), Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas – História e Geografia (9º ano).

Em outra etapa, acontecia nas escolas um treino simulando, vivenciando as situações reais da aplicação da prova da SAEB previstas para acontecerem na última semana de outubro do corrente ano. Assim os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, realizaram uma avaliação nos moldes da prova do SAEB, com obediência do tempo, quantidades de itens, marcação de gabarito, realização de questionário socioeconômico, supervisão de aplicadores externos que ficaram a cargo das professoras Inácia Ferreira e Juvenilde Frutuoso.

Alunos fizeram uma avaliação

Publicidade

O evento é uma continuidade da formação ocorrida no primeiro semestre quando foi realizada a oficina de elaboração de itens.

Para a professora Teresa Cristina Araújo, momentos como esse são de suma importância, uma vez que o aperfeiçoamento dos saberes é necessário para assegurar uma ação efetiva que promova aprendizagens significativas.

O professor Edson Sá, enfatiza a importância que a secretária de educação, professora Elisangela Marques, tem dado a esse momento. “Ela (secretária) está realizando uma verdadeira revolução na educação municipal com ações que vão desde as formações, reestruturação da logística material e potencialização dos recursos humanos, trabalho motivacional, entre tantas outras ações com técnicos e equipe de apoio didático e pedagógico”, disse Edson Sá.

O Xeque-Mate SAEB 2019, é mais um investimento, pautado no treino por meio de itens onde os professores poderão gerenciar as habilidades dos aprendiz e assim, orientá-los para superação de eventuais dificuldades.

Edson Sá afirmou ainda que vê em Vera Mendes um entusiasmo necessário e de igual modo já se percebe que todos os agentes educacionais estão envolvidos nesse clima de responsabilidade e comprometimento com uma educação emancipadora, onde aprendizes e educadores se solidarizam pelo objetivo comum que é provocar uma cultura letrada de forma equânime e assim, conquistarem uma média no IDEB potencialmente superior ao que está projetado no PME municipal para a edição 2010/2020.

Publicidade

Semana da Pátria

Com o objetivo de despertar nas crianças o sentimento de patriotismo, a equipe da Escola Municipal Maria Vitória, em Vera Mendes, desenvolveu diversas atividades durante a Semana da Pátria.

Crianças participam de pequeno desfile

A culminância destas atividades cívicas aconteceu na manhã de sexta-feira, 06 de setembro, com entoação do Hino Nacional, do Piauí e do Município, e ainda, com apresentações culturais e um pequeno desfile na quadra da própria escola.

Fonte: ASCOM

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS