Connect with us

GERAL

UFPI confirma que período letivo irá até março de 2016

Publicado

em

A greve de mais de dois meses na Universidade Federal do Piauí (UFPI) prejudicou bem mais que o aguardado pelos alunos. Em entrevista concedida à TV Clube, o reitor da instituição José Arimateia Dantas Lopes, disse nesta quarta-feira, 21, que o calendário acadêmico seguirá até março de 2016.

Devido aos dias de paralisação, os alunos ficarão com as férias comprometidas e terão que assistir aulas durante o período em que normalmente descansariam (Natal e Ano Novo).

Segundo o reitor, o novo calendário acadêmico já foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI (Cepex) e começou a ser posto em prática nesta terça-feira (20/10) quando retomaram as aulas na instituição.

“Ficou definido que o período de 2015.2 será concluído no dia 10 de março de 2016. Teremos um intervalo e no dia 11 de abril iremos iniciar o período de 2016.1, que será finalizado no dia 6 de agosto”, destacou o reitor.

ESTUDANTES RECLAMAM

Publicidade

Para a estudante Erica Estefany Borges de Aguiar, diretora do Centro Acadêmico do curso de História, a decisão de levar as aulas durante esse período em que geralmente todos os estudantes estão de férias, faz parte do ônus da greve. Ela considera que os estudantes não perdem, mas devem se manter atentos para a forma como essas aulas serão ministradas para que não haja perda de conteúdo.

“Toda greve tem um bônus e um ônus. Isso é uma forma encontrada pela UFPI para que não haja uma perca de conteúdo. É importante que os estudantes fiquem atentos ao calendário novo. Quanto aos dias de aula em janeiro, fevereiro, foi uma decisão necessária. É um ônus da greve”, ressaltou.

Já a estudante Aline Calaca, do curso de Pedagogia da UFPI afirma que a decisão é prejudicial para os alunos, visto que alguns haviam planejado viagens no final do ano e terão que desfazer todos os compromissos para poderem frequentar a instituição.

“Acho prejudicial. Toda vez que tem greve nós somos prejudicados porque acumula trabalho. Isso atrapalha quem quer viajar porque só teremos 18 dias de férias”, finalizou.

A GREVE
A greve na Universidade Federal do Piauí (UFPI) durou pouco mais de dois meses e afetou mais de 25 mil alunos em todos os campus espalhados pelo Estado.

Publicidade

Os professores deflagraram greve juntamente com os servidores técnicos administrativos da instituição. Os grevistas cobravam melhorias estruturais, principalmente na área da segurança e reajuste salarial. As demandas não foram atendidas em sua totalidade, mas o comando de greve optou por encerrar a greve. Novos atos devem ocorrer ao longo do ano.

 

Fonte: OOlho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS