Connect with us

Alagoinha do Piauí

Assistência Social de Alagoinha realiza culminância do II Ciclo de Atividades do SCFV

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, desenvolveu na última quinta-feira dia 15 de Agosto, atividade do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, com as famílias vinculadas ao SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A atividade foi conduzida pela psicóloga e técnica do CRAS, Rogeania Alves e contou com a organização e apoio da coordenadora do SCFV, Nilda Sá, orientadoras sociais e toda a equipe que compõe o serviço de convivência.

A programação teve como objetivo despertar o público presente para refletir sobre a importância da participação da família e os desafios que as configurações familiares enfrentam na atualidade. Na oportunidade, as famílias tiveram espaço para refletir, analisar, avaliar e opinar sobre a realidade em que vivem, bem como apresentar sugestões de atividades que a equipe possa desenvolver no sentido de contribuir com as dificuldades das famílias. O encontro contou com a participação de aproximadamente 70 responsáveis familiares e foi avaliado como positivo, apresentando-se como uma etapa das atividades do planejamento semestral do ano de 2019.

Seguindo as atividades, retornando com o II Ciclo das Atividades Socioeducativas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV, a Secretaria de Assistência Social promoveu um momento de lazer e interação com o grupo Semeando o Futuro, integrado por adolescentes com idade entre 15 a 17 anos. A atividade aconteceu no dia 17 de agosto de 2019 no espaço da piscina e churrascaria Cristóvão de Alagoinha do Piauí. O momento contou com diversas dinâmicas, onde buscava a interação dos jovens de forma individual e coletiva para com seu grupo. Durante ocasião foram entregues duas camisetas de brindes aos grupos vencedores das atividades dinâmicas.

“As dinâmicas foram conduzidas pela orientadora do grupo Jocileia Carvalho e coordenadora do serviço, que contou com a presença de toda a equipe do SCFV com apoio total da Secretária de Assistência Social, através da secretária Maria de Lourdes. Durante o evento foi servido um almoço para todos os integrantes do grupo e na parte da tarde foi o momento de banho, brincadeiras e lazer da turma. Durante as atividades aconteceu um momento muito relevante que foi a entrega de duas camisetas como brindes aos grupos vencedores das dinâmicas. Fechamos uma semana muito proveitosa e produtiva com várias atividades recreativas, lúdicas e músicas”, frisou a coordenadora do SCFV, Nilda Sá.

“Finalizamos o encontro com a psicóloga Rogeania Alves que trabalhou uma música do cantor Oswaldo Montenegro onde entregamos a letra da música e dentro dessa canção foi possível fazermos um questionamento sobre a memória que tínhamos de coisas que aconteceram em nossas vidas, pois os idosos interagiram bastante com essa temática. Todas equipe esteve presente nesses momentos tão importantes para o público. A secretária Lurdinha não mede esforços para promover todas as atividades socioeducativas”, acrescentou Nilda Sá.

Publicidade

Como citado acima, seguindo a dinâmica na quarta-feira, dia 21 de agosto de 2019, no espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos – SCFV, as atividades do II Ciclo foi com o grupo Feliz Idade que tem como público-alvo os idosos contemplados com serviço de atenção básica à pessoa idosa acima de 60 anos. No momento foi trabalhado a música de Osvaldo Montenegro com tema “Construindo Memórias” com a participação da psicóloga Rogeania Alves, que conduziu uma palestra com uma temática bastante importante para o grupo. Na ocasião, Rogeania fez um resgate histórico sobre a importância da memória. Com esse tema a profissional repassou relevantes informações sobre desenvolvimento das ações da memória como também solicitou aos idosos memorizar e orientou que os mesmos fizessem um resgate das lembranças de quando eram crianças e de suas histórias de vida.

“Sistematizei a memória para que pudessem entender o funcionamento da mesma e o que precisa ser preservado. Apresentei vídeos de  reportagens com bases em pesquisas realizadas sobre funcionamento da memoria na fase idosa. Trabalhei também com música e foi um momento muito dinâmico onde todos os idosos tiveram o momento de participar, trazer experiências e esclarecer dúvidas. Foi desenvolvida uma dinâmica onde eles [os idosos] puderam trabalhar e resgatar memórias da infância, sendo que existe a memória ultra rápida desde curta à longa duração. Foram apresentados todos os tópicos referentes ao funcionamento da memória e dicas de como eles podem utilizar e ter uma longevidade na fase idosa de forma harmônica e saudável principalmente com o estado emocional”, explicou a psicóloga.

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS