Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Em Caldeirão Grande do Piauí, ExpoCaboclos cresce e se destaca em exposição, negócios e público; veja fotos

Publicado

em

A Fazenda Algaroba, localizada no Sítio Caboclos, no município de Caldeirão Grande do Piauí, foi palco, mais uma vez, de uma das maiores feiras de ovinos e caprinos do interior do Piauí, a ExpoCaboclos.

O evento aconteceu no período de 28 a 30 de julho, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, e pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Caldeirão Grande do Piauí, com o apoio de empresas públicas e privadas.

NOTÍCIA RELACIONADA:
– ExpoCaboclos é aberta com anúncio de investimentos, 400 animais e shows

O evento envolve os produtores associados do município, da região e até de outros estados. Pelo 8º ano consecutivo, agricultores familiares, pequenos e grandes produtores, puderam desfrutar, com segurança, do amplo espaço para exposição e comercialização.

Os objetivos são diversos, desde proporcionar entretenimento e lazer aos milhares de visitantes, fomentar a economia local através da comercialização de comidas, bebidas e de outros produtos, além de promover o intercâmbio entre criadores, compradores e empresários do ramo, e a geração negócios no segmento da ovinocaprinocultura. A Feira oferece, ainda, a assistência técnica e consultorias voltadas à ovinocaprinocultura, através de palestras, cursos e oficinas oferecidas em parceria com o Sebrae. Estas intervenções têm possibilitado a reeducação dos criadores.

Publicidade

De acordo com o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, João Vianney, o intercâmbio de experiências, associado a incentivos econômicos e assistência técnica, tem estimulado o melhoramento genético dos animais. “A cada ano percebemos o melhoramento genético dos animais, seja dos expositores visitantes, ou dos criadores do próprio município”, disse, destacando, também, que a cada ano a feira recebe criadores de lugares mais distantes. “A nossa feira hoje é conhecida em todo Nordeste. Aqui temos produtores de vários estados, como Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte. Isso engradece o nosso evento”, disse, afirmando que o setor vem acumulando bons resultados.

Nos três dias, o público visitante pôde prestigiar o concurso de animais e apreciar a exposição de mais de 500 ovinos e caprinos das raças Santa Inês, Dorper, Boer e Anglo Nubiana, além de outras espécies, como aves e até uma iama, animal típico do Perú. Outro atrativo do evento é proporcionado pelas dezenas de barracas, através da culinária. Destaque para o delicioso churrasco na brasa com carne de carneiro e bode, além de outras comidas típicas.

Além da programação intensa durante o dia, para quem quis se divertir, à noite, a feira ofereceu momentos culturais, com shows artísticos e apresentações. No segundo dia de festa, aconteceram shows com Jorge do Acordeon, Leonel do Acordeon e a principal atração, o cantor Flávio Leandro.

O prefeito Vianney manifestou sua satisfação diante do sucesso da ExpoCaboclos. “Encerramos com muita alegria. Por mais um ano a nossa feira foi um sucesso, seja pelo elevado nível genético dos animais, pelo grande número de pessoas que passaram pela fazenda nesses três dias, pela geração de renda e aquecimento na economia local. Enfim, só temos que agradecer a todos que contribuíram para a realização desse evento, desde a comissão organizadora, os nossos parceiros, os donos das barracas, os criadores e expositores e os visitantes”, pontuou.

O evento recebeu a visita de figuras importantes, como o deputado federal Rodrigo Martins, do deputado estadual Rubem Martins, do diretor do DER-PI, Castro Neto, da gerente regional do Sebrae em Picos, Ana Mary Dias Bezerra, dos prefeitos Chico Pitu (de Marcolândia), Gederlânio Oliveira, o ‘GD’ (de Jacobina do Piauí), Nonato Alencar (de Francisco Macedo) e Agenilson Dias (de Patos do Piauí), dentre outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS