Connect with us

Francisco Macêdo

Francisco Macedo mantém viva a tradição junina e promove o XVI ‘Arraiá de Nóis Tudim’; fotos – 1º dia

Publicado

em

Neste mês as festas juninas fazem parte do calendário de diversas cidades do interior do Piauí. Em Francisco Macedo, cidade localizada a 400 km de Teresina, toda a equipe da Prefeitura Municipal, junto as secretarias e a comunidade se mobilizam e em mais um ano realizaram nesta quinta-feira, 28, a abertura do “Arraiá de Nóis Tudim”, mantendo assim viva as tradições desta época do ano.

O evento chegou a sua 16ª edição e acontece no Pavilhão de Esporte e Cultura Pedro Francisco Delfino, que se transformou mais uma vez para os dois dias de programação.

Semelhante ao que aconteceu em 2017, primeiro ano do terceiro mandato de Nonato Alencar, além das bandeirolas coloridas e outros vários acessórios típicos das festas juninas, a organização montou novamente uma cidade cenográfica que retrata a cidade de Francisco Macedo muito antes de sua emancipação, quando ainda se chamava povoado Canabrava e pertencia ao município de Padre Marcos.

“Nossa equipe de governo decidiu manter em 2018, essa mesma cidade cenográfica do povoado Canabrava por volta dos anos 70. Ela retrata um tempo que nos trazem boas lembranças, lá encontrávamos a pequena igrejinha, as casas, o Xilindró, o Bordel da Dora, Buteco do Quinô e outras figuras que aqui contribuíram muito com o povoado Canabrava. Aqui está o nosso passado, como era o povoado. Tudo isso nós vivenciamos aqui e foi uma época de muitas alegrias”, lembrou o prefeito.

Em sua fala na abertura oficial do evento, Nonato Alencar, ainda deu as boas-vindas a todos e falou da alegria de poder estar à frente da organização do “Arraiá de Nóis Tudim” que é celebrado desde do ano de 1997, quando o mesmo foi prefeito de Francisco Macedo pela primeira vez.

“Em 1997, logo após a instalação deste município, surgiu a ideia de criar o “Arraiá de Nóis Tudim”, já pensando em resgatar a nossa cultura, porque já havia um distanciamento. Não havia mais quem fizesse os forrós como antigamente. A nossa proposta era essa, manter viva as nossas tradições. Ao longo desses anos, na minha gestão e dos prefeitos Sebastião e Cristóvão, a nossa festa só cresceu e tomou uma proporção muito grande, inclusive, servindo de inspiração para outros prefeitos, para que também realizassem as festas juninas em seus municípios. Hoje, fico muito feliz em ver o crescimento do “Arraiá” e, principalmente, em ver as nossas tradições vivas no meio das novas gerações”, disse Nonato.

Publicidade

O deputado estadual Francisco Limma (PT), esteve prestigiando a primeira noite de festa acompanhado do seu grupo político, liderado pelo vereador Osailton Lopes. O parlamentar em uso da palavra parabenizou a gestão do prefeito Nonato pela grandiosa festa. “Eu passei ali observando a ornamentação temática, vi o bordel de Dora, a Mercearia do Quino e fiquei encantado com tamanha organização. Quero aqui dizer da nossa alegria e parabenizar a prefeitura de Francisco Macedo em nome do prefeito Nonato pelo belíssimo Arraiá de Nóis Tudim”.

_Apresentação de quadrilha e shows

O primeiro dia do XVI “Arraiá de Nóis Tudim”, contou com a apresentação de uma quadrilha junina, denominada de “Os matutos”, formada por funcionários públicos e um grupo de amigos que saíram pelas ruas da cidade, às 18h, realizando uma alegria de passos, cores e coreografias.

Em seguida, já às 22h, o público aproveitou a noite de Arraia para dançar muito forró e cantar músicas do cantor Lamarck. Além dele, animou a primeira noite de shows no Arraiá, a cantora Erika Diniz, que embalou lindas canções de forró e movimentou o público até quase o amanhecer do dia desta sexta –feira, 29.

Além do prefeito Nonato Alencar e a primeira – dama Ivonete, também estiveram presentes os vereadores e secretários municipais, os ex-prefeitos Cristóvão Alencar e Sebastião Alencar, a vereadora França, do município de Caldeirão Grande do Piauí, o vereador Cláudio do Milton de Alegrete, o Dr. João Deusdete de Massapê do Piauí, dentre outros.

_Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS