Connect with us

DESTAQUES

Neném de Edite e Branco são diplomados prefeito e vice-prefeito de Jaicós; veja fotos

Publicado

em

Os candidatos eleitos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de outubro deste ano, no município de Jaicós, foram diplomados pela Justiça Eleitoral em solenidade realizada na noite desta terça-feira, 13, no Centro Cultural do Trabalhador Rural.

A diplomação é o último ato do processo eleitoral, que torna os candidatos aptos a tomarem posse nos respectivos cargos no próximo dia 1º de janeiro, para um mandato de quatro anos – 2017 a 2020.

A solenidade foi presidida pelo juiz eleitoral da 19ª Zona, Dr. Franco Morette Felício de Azevedo, e contou com as presenças do chefe de Cartório, Rafael Mota Monteiro, do Ministério Público Eleitoral, através da promotora Ednólia Evangelista Almeida, do capitão Lindomar Félix, comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, além de um grande número de pessoas, dentre políticos, amigos e familiares dos diplomados.

Na ocasião, também foram diplomados os eleitos nos municípios de Campo Grande do Piauí, Massapê do Piauí e Patos do Piauí, que integram a circunscrição da Zona Eleitoral.

O atual vice-prefeito de Jaicós, Ogilvam da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD), foi diplomado no cargo de prefeito, após vencer uma eleição histórica, onde derrotou nas urnas os dois tradicionais grupos políticos do município, que há mais de cinco décadas se revezavam no poder. Na disputa entre três candidatos, Neném obteve 43,96% dos votos válidos, o que corresponde a 4.322 votos. O segundo colocado obteve 32,34%, e o terceiro 23,70%.  A maioria de Neném sobre o segundo colocado foi de 1.143 votos, e de 1.992 sobre o terceiro.

Publicidade

Neném de Edite vai conduzir, a partir 1º de janeiro, os destinos do 5º município mais antigo do Piauí. “Sentimento é de alegria. É uma honra muito grande receber esse diploma que é entregue pela Justiça Eleitoral, mas que me foi concedido pelo povo de Jaicós. […] Recebo esse diplomado com o mesmo sentimento e o desejo que tem a população de Jaicós, de renovação, de mudança. Eu acredito que o país, o estado e os municípios precisam ser renovados politicamente, administrativamente, e nós vamos trabalhar para isso”, disse.

Diante dos desafios que irá encontrar, Neném pediu paciência à população. “Peço a paciência à população. Sei que a expectativa é grande e o desejo dessa mudança é além das condições do município, pois sabemos que o país passa por um momento de dificuldade, de crise econômica, e isso reflete diretamente nos municípios, compromete o trabalho da gestão, mas confio no apoio dos nossos deputados, do governador, para que a gente faça a diferença em Jaicós”, pontuou.

O prefeito eleito informou que os nomes que irão compor sua equipe de governo estão quase todos definidos. Segundo ele, serão nomeados, de primeiro momento, os secretários de Saúde, Educação, Assistência Social e a direção do Hospital Florisa Silva. Os nomes serão anunciados nos próximos dias.

Sobre a eleição para a presidência da Câmara, Neném disse que tem conversado com os vereadores de outras coligações. “Em poucos dias estará definido e nós vamos estar com os nossos quatro vereadores elegendo o novo presidente da Câmara em consenso com a gente”, disse. O prefeito eleito afirmou que vai trabalhar em harmonia com a Câmara. “Estou de coração aberto, pronto para o diálogo e para trabalhar em harmonia com a Câmara, visando sempre o bem de Jaicós, do povo de Jaicós. Acima de tudo não está o meu querer ou do vereador. Nós fomos eleitos pelo povo para atender as necessidades do povo”, finalizou.

No cargo de vice-prefeito, a Justiça Eleitoral diplomou o engenheiro agrônomo e ex-vereador Francisco de Lima Rodrigues, o Branco (PSDB), líder político que influenciou diretamente no resultado das eleições. Branco era pré-candidato a prefeito e decidiu por aliar-se a Neném de Edite. A união foi vista como a consolidação da vitória do grupo da terceira via.

Publicidade

Para a Câmara Municipal, foram diplomados os onze vereadores eleitos – João Bosco Evangelista Lima (Bosquinho – PMDB), Oziana da Silva Oliveira Bispo (PSD), Antônio Robert Silveira Reis (Robim – PSB), Francisca de Lima Rodrigues (PSDB), Jessé Gonçalo da Silva (Irmão Jessé – PSC), Márcio Wander Freitas Crisanto (PROS), Jozete Alves de Carvalho (Pretinha de João de Edmundo – PP), Benedito Alencar da Silveira (PMDB), Ednaldo Carvalho Santana (Ednaldo da Farmárcia – PSB), Maria Sirlene Lopes Silva Barros (PPL) e Divino Macedo de Carvalho (PSB).

Os eleitos diplomados no município de Jaicós serão empossados pela Câmara Municipal em sessão solene a ser realizada no dia 1º de janeiro.

Para o juiz eleitoral, Dr. Franco Morette, a diplomação encerra o processo eleitoral e atesta a vontade popular. “Estamos formalizando a legitimação que os senhores e senhoras eleitos receberam do povo na última eleição, para agir em seus nomes no exercício de seus mandatos”, disse. O magistrado recomentou que os eleitos atuem em benefício do povo e lembrem-se dos ditames da Constituição da República e da Lei Orgânica Municipal. “Esta é a função de vocês a partir do próximo ano, agir sempre em nome do povo, nunca exercendo o mandato como forma de angariar benefícios próprios em detrimento de interesse público. Aliás, convém ressaltar que serão representantes de todo o povo do seu município, e não apenas daqueles que o apoiaram na época da eleição. Nada de perseguição descabida, orgulho impertinente, ao contrário. Todos devem trabalhar unidos, sempre respeitando os princípios da moralidade, impessoalidade, publicidade, razoabilidade e motivação dos atos públicos.

O juiz destacou que, a partir da posse, os eleitos integrarão os Poderes Executivo e Legislativo, que devem ser independentes e harmônicos, devem deixar de lado as intrigas e lutar pelo bem comum. “É hora de esquecer os atritos ocorridos em tempo de campanha, e tentar honrar com trabalho a confiança que lhes foi outorgada. A verdadeira democracia se faz assim, com respeito, elaborando projetos e desenvolvendo ações e trabalhando sempre pelo bem comum”, disse.

Veja mais fotos da solenidade:

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS