Connect with us

Jaicós

SASC realiza evento regional em Jaicós e capacita técnicos de 11 municípios do PI

Publicado

em

Teve início nesta quinta-feira (2) e segue por todo o dia desta sexta-feira (3), na cidade de Jaicós, uma Oficina de Capacitação promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (SASC).

O evento reúne representantes de onze municípios. Além da cidade sede, Jaicós, reunirá, ainda, também participam Belém do Piauí, Caldeirão Grande, Caridade, Francisco Macedo, Itainópolis, Marcolândia, Massapê, Padre Marcos, Simões e Vera Mendes.

Segundo a assistente social da SASC, Gracília Carvalho, que é gerente de proteção social básica do SUAS, a Oficina tem como objetivo capacitar técnicos que atuam nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para implantação e utilização do Prontuário Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“O prontuário SUS é um documento que reúne todas informações das famílias, dos indivíduos que são acompanhados nos CRAS E CREAS, oferecendo aos profissionais um instrumento que auxilie e oriente a organização do processo de acompanhamento destes”, disse.

DSC_1349

Gracília explicou que as equipes de CRAS E CREAS são lidam com várias problemáticas, situações de risco, de vulnerabilidade social e a Oficina capacita os técnicos para trabalhar a convivência, o fortalecimento de vínculos e melhor identificar as famílias que precisam da apoio. “Essas famílias, assim identificadas, vão para esse documento, o prontuário, e a partir disso, possam estar sendo inseridos no serviço de convivência, no BPC (Beneficio de Prestação Continuada), Bolsa Família”, disse.

Publicidade

Em Jaicós, a Oficina está acontecendo no auditório da Secretaria de Assistência Social de Jaicós. Iniciadas em agosto do ano passado, o ciclo de capacitação chega a sua oitava edição, no Piauí. Outras capacitações foram realizadas em cidades como Teresina, Barras, Campo Maior, Simplício Mendes, Valença e Paulistana.

A assistente social da SASC destacou a iniciativa do secretário estadual, Henrique Rebelo, em estar descentralizando os serviços e levando as capacitações para o interior do Estado. “Geralmente, essas capacitações aconteciam nas maiores cidades, mas isso vem mudando, como forma de possibilitar uma maior participação e termos um resultado mais efetivo, pois, a partir do momento que reunimos menos municípios numa só capacitação, nós conseguimos melhor aproveitamento”, pontuou.

Gracília finalizo agradecendo a disponibilidade e o apoio do município de Jaicós, através do secretário de Assistência Social, Francisco das Chagas Carvalho. “O gestor nos disponibilizou todas as condições de trabalho, com um auditório climatizado. A gente fica muito feliz com a disponibilidade do município de acolher essa nova proposta de trabalho da Secretaria, de descentralizar, ficar mais perto dos técnicos”.

DSC_1343

O secretário municipal também participa da Oficina. Na abertura, Kim, como é popularmente conhecido, deu as boas vindas a todos os participantes. “Sejam todos bem vindos ao município de Jaicós. Para nós é um prazer receber vocês e o nosso desejo é que façam bom proveito desse importante momento e levem aos seus respectivos municípios novas informações e conhecimento que resulte na melhoria dos serviços prestados”.

  DSC_1354 DSC_1359 DSC_1361 DSC_1363 DSC_1365 DSC_1370 DSC_1374 DSC_1378 DSC_1379 DSC_1382 DSC_1385

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS