Connect with us

Legislativo em Foco

Na tribuna, vereadores elogiam obras em Patos e fazem reivindicações. Veja!

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou mais uma sessão ordinária no último sábado (15). Sem matérias em pauta, os pronunciamentos marcaram os trabalhos.

O primeiro a se pronunciar foi o vereador da base aliada, Francisco Ezequiel (PDT). Em poucas palavras, o parlamentar teceu elogios aos trabalhos da Câmara Municipal e ao Governo Municipal. “O prefeito Agenilson está indo muito bem, levando importantes obras às comunidades”, disse, citando dentre outras, a recuperação da barragem da localidade Poço do Boi, que está quase pronta.

Câmara Patos 15-03 (5)
Vereador Chiquinho de Ezequiel

Outra importante obra em andamento no município, destacada pelo vereador, foi a construção das cisternas na zona rural. “Na região do Umbuzeiro, por exemplo, são várias famílias sendo beneficiada. Chegou na hora certa e vai solucionar o problema de falta de água”, disse. Chiquinho encerrou parabenizando a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, pela realização do Campeonato Municipal de Futebol Amador.

O vereador líder de oposição, Wilson Vieira (PTB), voltou a cobrar os serviços de recuperação e o roço da estrada que liga a BR 407 até a comporta da barragem Poço de Marruá. O parlamentar já havia solicitado através de requerimento aprovado pelo plenário em 2013. “A movimentação local é grande, porém, os visitantes tem enfrentado dificuldades no acesso”, disse.

Câmara Patos 15-03 (7)
Vereador Wilson

Wilson abordou também a questão da segurança pública na barragem e reivindicou que o Poder Executivo se articule com a Polícia Militar e providenciem mais segurança para a população. “Eu participei do evento de encontro dos blocos e achei insuficiente apenas dois policiais para garantir a segurança daquela multidão de pessoas. Graças a Deus não teve nenhum ocorrido”, frisou. Para ele, em finais de semana de movimentação normal, dois policiais é o suficiente, porém, nos domingos os policiais tem que se deslocar para o povoado Cajueiro. O parlamentar ainda sugeriu a instalação de banheiros químicos nos locais de maior movimentação na barragem.

Publicidade

Câmara Patos 15-03 (8)
Vereador Adalberto

Em aparte, o líder do prefeito na Câmara, Adalberto Lopes (PP), manifestou apoio à reivindicação e afirmou que levará a mensagem ao prefeito.

Wilson deu continuidade a seu pronunciamento parabenizando as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, e fez votos de pesar pelo falecimento do músico Daniel José de Sousa, popularmente conhecido como “Diel dos Teclados”, filho do município de Patos do Piauí, que faleceu na cidade de Feira de Santana, na Bahia, durante viagem de São Paulo à sua terra natal. “Que deus dê conforto a essa família”, disse Wilson.

Terceiro a usar a tribuna, o vereador Francisco Oséias (PTB) agradeceu a Deus por tudo o que tem acontecido em Patos, sobretudo, as chuvas, que melhoraram a situação no município, e parabenizou ao presidente da Casa pelas melhorias implantadas na Casa.

O parlamentar também enalteceu o encontro dos blocos, realizado na quarta-feira de cinzas, e lamentou a questão da segurança. “Com certeza em outros eventos vamos corrigir esse problema e garantir segurança a todos os participantes. Acredito que esse evento vai se tornar uma tradição, o que é muito importante para o município. Quero parabenizar a todos que participaram da organização”, disse.

Câmara Patos 15-03 (9)
Vereador Chico de Oséias

O petebista também deixou pêsames pelo falecimento do músico Diel dos Teclados, filho do ex-vereador Zé Ursulino, que foi candidato nas eleições de 2012. “Foi um parceiro nosso de campanha. Essa é uma notícia que nos entristece muito”, pontuou. Em outro momento, comemorou o envio para a Câmara do projeto de lei que trata do leilão dos carros oficiais inservíveis. “Fui um dos vereadores que primeiro levantou essa bandeira. Ter esses carros parados, acabando com o tempo, não é nenhuma vantagem para o município”, disse.

Publicidade

O oposicionista elogiou e parabenizou o prefeito pelo trabalho realizado no primeiro ano de gestão. “Sabemos que todo começo é difícil. Estamos em anos de seca prolongada, o que dificulta ainda mais, somos conhecedores disso”, acrescentou. Ele estendeu elogios ao Governo do Estado pela obra de asfaltamento da PI que liga a BR 407 ao povoado Cajueiro. “É um benefício muito grande para o município de Patos, mas, principalmente para a região do povoado”, disse.

Na tribuna, Francisco Oséias voltou a falar sobre a segurança pública no povoado Cajueiro. O parlamentar já havia apresentado um requerimento no ano de 2013, aprovado pela Câmara, pedindo a efetivação da Polícia Militar no povoado. Ele informou que conversou com o subtenente Araújo, comandante do GPM de Patos, e pediu que fossem realizadas rondas noturnas de sexta a domingo. “A baderna lá estava começando a ficar fora de controle, e depois da presença da polícia, já começou a mudar. Isso é muito importante para a comunidade. Já tiveram acontecimentos ruins no povoado Cajueiro e nós não queríamos que voltasse a fama de um lugar violento. Pra isso, temos que tomar providências. Quero aqui parabenizar a polícia por ter atendido ao meu pedido, que é também da população do povoado”, finalizou.

Câmara Patos 15-03 (13)
Vereador Luizinho

O vereador Luiz Evaristo de Sousa, do partido da Solidariedade, foi breve em seu pronunciamento. Inicialmente lamentou pelo falecimento do conterrâneo, o músico ‘Diel dos Teclados’, e estendeu os votos de pesar a toda família. Luizinho parabenizou aos governos municipal, estadual e federal pelos trabalhos realizados em prol do desenvolvimento do município e reivindicou do Executivo Municipal a limpeza das ruas. O parlamentar voltou a cobrar o fim do apagão nas ruas do povoado Cajueiro.

O líder do prefeito se manifestou e informou que as luminárias e lâmpadas já foram adquiridas pela Prefeitura Municipal. “Todo o material já está no povoado e os trabalhos terão início nos próximos dias”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Hélio dos Santos (PDT), foi o último a se pronunciar na sessão. Helinho reiterou a reivindicação do vereador Wilson Vieira, sobre a recuperação da estrada da barragem e teceu elogios ao encontro dos blocos. “Acredito que vai se tornar uma tradição no município”, disse. Helinho informou que o prefeito Agenilson já anunciou apoio ao evento no próximo ano. Dentre as melhoras, a contratação de banda.

Publicidade

Câmara Patos 15-03 (12)
Vereador Helinho, presidente da Casa

“Foi muito bonito”, disse o vereador, que também falou da necessidade de melhorar a segurança. De acordo com Helinho, o público foi desproporcional ao número de policiais. “É preciso se precaver para que não se repita casos lamentáveis já registrados na barragem”, disse. Ele ainda manifestou preocupação com a segurança dos banhistas diante do risco oferecido pelo uso de lanchas e jet sky, sem a devida fiscalização.

Sobre a limpeza das ruas, Helinho informou que os trabalhos terão início nos próximos dias, tanto na cidade, quanto no povoado Cajueiro.

O vereador presidente informou que esteve na última semana em Teresina, acompanhado do prefeito Agenilson, buscando viabilizar recursos para a construção do prédio próprio da Câmara Municipal. “Posso afirmar que temos 90% de probabilidade de dar certo”, disse, informando que o convênio será firmado entre o município e o Governo do Estado. O projeto já foi elaborado e prevê a destinação de recursos, através do IDEPI, no montante R$ 137 mil.

Câmara Patos 15-03 (10)    Câmara Patos 15-03 (6)  Câmara Patos 15-03 (4)

Câmara Patos 15-03 (11) Câmara Patos 15-03 (3) Câmara Patos 15-03 (2) Câmara Patos 15-03 (1)

Facebook

MAIS ACESSADAS