PICOS 128 ANOS | Secretaria de Saúde inaugura nova sede do CAPS AD
Publicado por: Willians Sousa | Data: 10/12/18

PICOS 128 ANOS | Secretaria de Saúde inaugura nova sede do CAPS AD

A cidade de Picos é contemplada com mais uma ação da administração municipal. Através do prefeito padre, Walmir de Lima, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizaram na manhã desta segunda-feira, 10, a solenidade de inauguração da reforma do CAPS AD II (Centro Integrado de Atenção Psicossocial). O órgão atua no tratamento de pessoas que sofrem de dependência alcoólica e também de drogas ilícitas. O Caps Ad II está localizado na rua Dom Severino s/n, no bairro Parque de Exposição.

O prefeito municipal, padre Walmir de Lima, participou da solenidade de inauguração. O gestor deu as boas-vindas a todos os participantes, membros da instituição, representantes de secretarias e falou sobre mais uma conquista da gestão onde será ofertado serviços de saúde à população.

“Hoje estamos inaugurando esta casa após uma reforma de ampliação visando o aconchego para os que passarem por aqui porque nos preocupamos sempre com o bem do povo. É um benefício que esta casa promove onde trata pessoas vítimas do uso de álcool e também de outras drogas. Essa é uma obra que foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde e a Prefeitura” destacou prefeito, padre Walmir.

O secretário municipal de Saúde, Waldemar Santos Júnior, também esteve presente e fez uso da palavra destacando a atuação à frente da pasta. O secretário acrescentou que a inauguração do Caps Ad II traz melhorias para o povo no auxílio do tratamento contra a dependência química. De acordo com Waldemar, a unidade passou por ampla reforma e dispõe também de veículos novos adquiridos com recursos próprios do município.

“Temos dois veículos novos recentemente adquiridos pelo município, uma ambulância e uma Van modelo Mercedes adaptada com elevador. Isso é pra auxiliar e melhorar ainda mais o atendimento e tratamento com os necessitados. Temos uma equipe muito preparada e nossas instalações estão prontas para atender” garantiu Waldemar.

Atualmente o Caps Ad possui um mil e nove usuários cadastrados.  No entanto a coordenadora, Maria do Amparo, afirmou que desse total, oitocentos e cinquenta pessoas já tiveram altas por fatores como recuperação, abandono das drogas, abandono do tratamento e até mesmo por óbito. No momento são atendidas 54 pessoas. Indagada sobre o processo de tratamento, Amparo disse que é um procedimento que se faz em conjunto com o auxílio tanto da família quanto do usuário que precisa ter persistência durante o processo.

“É um tratamento que oferecemos aqui e atuamos também na busca ativa tendo como objetivo entrar em contato conjunto com o usuário e a família, pois é uma situação que afeta tanto o dependente como também a família. Nesse caso a família precisa de auxílio e acompanhamento pra saber lidar com o usuário para que esse evite a desistência” explicou Amparo.

Ainda segundo a coordenadora, são aplicadas metodologias no tratamento objetivando a reinserção do paciente na sociedade e no mercado de trabalho.

“A equipe pedagoga trabalha também em oficinas terapêuticas e oficinas para geração de renda. Trabalhamos com oficinas de resgate dos laços familiares. Entre as diversas atividades voltadas para o tratamento, desenvolvemos também a produção artesanal e preparo para o mercado de trabalho como forma de reinseri-lo na sociedade. Outro fator que é trabalhado pela equipe é sobre os cuidados pessoais como higiene pessoal, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis entre outros” pontuou a coordenadora do Caps Ad II.

No processo de tratamento utiliza-se, entre outros, um sistema chamado, assembleia de usuários. Segundo a coordenadora de Saúde Mental, Santyla Brandão, a assembleia é o sistema de participação ativa, cuja finalidade é dar voz e vez ao paciente para que esse possa relatar sobre sentimentos e reivindicações.

“No tratamento usamos também a assembleia de usuários que é um método utilizado com intuito de abrir o espaço para que eles possam relatar sobre os serviços utilizados ao ponto que precisa melhorar, e em quais atividades precisamos desenvolver. Essa foi uma das nossas iniciativas que providenciamos trabalhar para dar oportunidade aos pacientes em relatar seus sentimentos e anseios” disse Santyla.

A solenidade de inauguração do Caps AD II, ocorrida na manhã desta segunda-feira, teve o acompanhamento da Banda Musical da Prefeitura. A inauguração do Caps AD é uma das atividades que está inserida dentro da programação de aniversário de 128 anos de emancipação política de Picos. A programação segue com missa em ação de graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.

_Veja fotos:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Força Tática faz apreensão de grande Arsenal de armas em Valença do Piauí

Policiais Militares da Força Tática de Valença apreenderam no início da tarde desta quinta-feira (11) no município, 17 armas de fogo entre revólveres e espingardas. Durante uma barreira policial, a

DESTAQUES

VILA NOVA | Escolas Sabino Gomes, Professor Osvaldo e EJA promovem festa para os pais

As Unidades Escolares Sabino Gomes de Lima, Professor Osvaldo e EJA, com o apoio da Prefeitura e a secretária de Educação Edinete Brito, realizaram na noite de ontem (16), às

DESTAQUES 0 Comments

Colisão entre ônibus e kombi mata dois na BR- 135

Mais um grave acidente na BR 135 foi registrado nas primeiras horas desta sexta-feira (10). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), duas pessoas morreram na colisão entre um