Connect with us

Gente em Evidência

Dedicação e superação marcam trajetória de vila-novense aprovada na OAB

Publicado

em

Geane Leal de Sousa, 26 anos, natural de Vila Nova do Piauí, filha do agricultor Gerônimo de Sousa Leal e da professora Maria do Socorro Leal é a mais nova advogada aprovada na Ordem dos Advogados do Brasil- OAB.

“Fui aprovada no trigésimo terceiro exame da ordem, a lista de aprovação saiu dia 12 de janeiro e a solenidade de entrega da carteira da OAB foi em 21 de fevereiro. Meu sentimento é de gratidão e alegria”, conta a advogada Geane Leal.

Advogada Geane Leal aprovada no XXXIII Exame da OAB-PI

Como muitos estudantes de cidade pequena, Geane precisou sair do seu município para ingressar em um curso superior. Em 2014 ela iniciou o curso de Bacharelado em Direito na Faculdade R. Sá, em Picos, através de uma bolsa integral do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Turma de Direito da Faculdade R.Sá em 2014 – Foto: Arquivo Pessoal

“Olhando para minha trajetória, me orgulho, pois foram muitos os obstáculos. Durante o curso sofri perdas, minha avó materna faleceu, passei por um transplante de córnea, mas nada disso me impediu de concluir o curso sem perder cadeiras e mantendo o desempenho acadêmico superior a nove”, afirma.

Apesar de todas as dificuldades, a jovem concluiu seu curso com sucesso no ano de 2018 e colou grau em 22 de janeiro de 2019. Com esta etapa concluída, a vila-novense ainda precisava enfrentar novos desafios pela frente.

Solenidade de Colação de Grau no dia 22 de janeiro de 2019

“Após o término do curso veio a insegurança, as incertezas, desemprego, pandemia. Estava um pouco desmotivada, tendo em vista o longo período de dedicação ao curso e ter saído sem nenhuma oportunidade. Acredito que seja um sentimento que atinge a maioria dos recém-formados”, relata Geane.

Em meio a essa nova angústia, a advogada recebeu uma proposta de trabalho no Escritório Núbia Rocha Advocacia (da advogada Núbia Rocha) e tudo mudou. “Núbia me fez o convite para trabalhar com ela no escritório e a paixão que eu tinha no começo do curso voltou a aflorar em mim”.

A aprovação veio

Publicidade

A chegada da pandemia afetou diretamente a realização dos exames de ordem e quando as provas retornaram, Geane se inscreveu e foi atrás de mais essa meta em sua carreira.

“Resolvi enfrentar o exame da ordem, obtendo sucesso na primeira fase do trigésimo segundo exame da ordem, o mais difícil da história. Devido à pandemia acabei optando por não realizar a segunda fase do referido exame, adiando para o trigésimo terceiro exame, no qual também obtive sucesso na segunda fase. Só tenho a agradecer a Deus por tamanha conquista, e as pessoas que me ajudaram na concretização desse sonho”.

O auditório do Clube dos Advogados em Picos foi o palco da concretização do sonho da vila-novense em 21 de fevereiro de 2022. A advogada Núbia Rocha e o namorado Paulo França estiveram ao lado dela durante a solenidade de entrega da carteira.

Da esq.: p/ dir.: Advogado Alderi Martins, junto com o presidente da OAB-PI, Celso Barros; Paulo França, advogadas Geane e Núbia; presidente da OAB Subseção de Picos, Maycon Luz, e a vice-presidente da OAB de Picos Yana Moura – Foto: Arquivo Pessoal

“Tenho em mim a certeza que tudo acontece segundo a vontade de Deus e esse é o melhor momento para a concretização desse sonho. Receber a carteira da OAB, despertou em mim a justa e legítima missão de defender os direitos do cidadão”.

À esquerda da imagem a advogada Geane Leal faz o juramento na solenidade de entrega das carteiras da OAB em Picos – Foto: Arquivo Pessoal

E a jovem advogada não parou por aí, no dia 03 de março foi empossada como membro da Comissão do Jovem Advogado.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS