Connect with us

DESTAQUES

Barragem do Estreito em Francisco Macedo transborda após 09 anos; veja vídeos

Publicado

em

Foram nove anos de espera e ansiedade de muitos sertanejos e moradores ribeirinhos da cidade de Francisco Macedo em prestigiar a barragem do Estreito mais uma vez transbordar.

As chuvas que caíram e toda região desde os primeiros dias do ano de 2020 trouxeram boas expectativas.

Nos últimos dias, a forte correnteza do rio Curimatá que deságua no reservatório gerou muitas expectativas nos moradores da cidade e região.

Ao amanhecer deste sábado (18), por volta das 05h12min, a barragem do Estreito atingiu a capacidade máxima de 23.885 milhões de metros cúbicos de água e transbordou pela terceira vez nos seus treze anos de existência.

A represa tem extensão de aproximadamente 7 quilômetros.

Publicidade

Por várias vezes, muitas pessoas pararam para prestigiar a correnteza do Rio Curimatá em cheia seguindo em direção a barragem que em pouco mais de um mês subiu mais de 8 metros.

De acordo com informações do secretário da Junta de Serviço Militar da Prefeitura de Francisco Macedo, Izedito Coutinho, que também é piscicultor, na manhã da última terça-feira (14), por volta das 11h47min, a medição registrou 0.91 centímetros para atingir o nível máximo.

O nível subiu e na quarta-feira (15), novamente foi medido restando apenas 0.50 centímetros (meio metro). Na última quinta-feira (16), às 17h, para atingir o nível máximo restava apenas 0.28 centímetros.

Publicidade

Há vários anos que a seca vinha assolando a região Centro-Sul do Piauí e devido a baixa vazão de água provocou muitos prejuízos. A barragem chegou a ficar com apenas 6% de sua capacidade.

Em 2020, em razão das boas chuvas, que resultou no transbordo da barragem do Estreito, muitos pescadores que integram a Associação de Piscicultores, estão otimistas.

“A expectativa é muito boa. A água que derrama é uma bênção e se Deus quiser vai trazer muitos frutos bons”, disse o piscicultor Izedito Coutinho.

A barragem do Estreito registrou a primeira cheia, em 2008, um ano após sua fundação, quando sangrou devido a intensidade das chuvas na região. Três anos mais tarde, em 2011, o fato se repetiu e sangrou pela segunda vez.

As águas despejadas pelo sangradouro da barragem do Estreito correm no curso do rio Boa Esperança e segue em direção a cidade de Padre Marcos, município vizinho, distante cerca de 12 quilômetros.

Publicidade

Veja também o vídeo da barragem com a marola anunciando a sangria, faltando apenas 0.50 centímetros, para transbordar.

Veja mais imagens aéreas

Matérias Relacionadas: FRANCISCO MACEDO | Veja imagens aéreas da barragem do Estreito prestes a transbordar

Fortes chuvas causam cheia no Rio Curimatá em Francisco Macedo e transbordam barragem em Padre Marcos

Publicidade

Volume de chuvas provoca cheia no rio Curimatá, em Francisco Macedo; veja vídeo


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS