Connect with us

DESTAQUES

De casa em casa, Saúde de Vila Nova vai reforçar combate ao Aedes aegypti

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí na gestão do prefeito Edilson Brito, através da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente a secretária Almerinda Luz, vai realizar o “Dia D” de combate ao Aedes agypti, mosquito transmissor da dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) da prefeitura fizeram a entrega de sacos de lixo em todas as casas do município na sede e na zona rural para que a coleta de lixo seja feita na próxima terça-feira, 14, no “Dia D”, das 07h às 12h.

O trabalho de preservação, enfrentamento e combate é feito todos os anos pelo prefeito Edilson Brito desde que assumiu a gestão do município em ação conjunta com a Secretaria de Saúde. Neste ano de 2020, completa o quarto ano consecutivo.

O prefeito Edilson Brito frisa que além da coleta de rotina, a ação, o Dia D, é desenvolvida anualmente e busca conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito.

“Todos os anos mobilizamos um mutirão de combate ao mosquito do Aedes aegypti, e também repassamos informações educativas com intuito de orientarmos a população sobre os cuidados que devem tomar, mas neste ano por conta do COVID-19, adotamos outra medida tendo que respeitar as recomendações que é a não aglomeração de pessoas”, destacou.

“Considerando esse período de isolamento social pedimos que cada família colabore e deixe o lixo em frente de suas casas para que a equipe o recolha”, solicita o prefeito de Vila Nova.

Publicidade

A secretária de Saúde, Almerinda Luz, explica o porquê da mudança no processo de coleta e completa o que o prefeito disse. “Neste ano a metodologia é outra. Distribuímos sacos de lixo em todas as residências de Vila Nova e com estes um panfleto educativo contendo várias orientações como forma de prevenção e cuidados”, acrescentou.

Sacos de lixo e panfletos educativos distribuídos aos moradores de Vila Nova do Piauí

“Nos outros anos quando não tínhamos essa pandemia do COVID-19, formávamos equipes e essas recolhiam o lixo pelas ruas, terrenos baldios, avenidas, residências, pontos comerciais, fazendo vistorias em possíveis locais de acúmulo de água e outros pontos propícios à criação das larvas do mosquito”, disse.

Cuidados e prevenção contra o Aedes aegypti

Em locais que tiver piscina recomenda-se tratar a água com cloro uma vez por semana e em caso de não uso é recomendável que seja coberta; garrafas e baldes devem ficar emborcados (virados de cabeça para baixo); encher de areia o pratinho do vaso de planta; lavar os vasilhames dos animais domésticos com bucha, sabão e água corrente; deixar a tampa do vaso sanitário fechada; manter caixas d`água fechadas; verificar se não há entupimento nos ralos da casa e mantê-los fechados; verificar calhas e lajes para que as mesmas não acumulem água; descartar cascas de ovos, latas, pneus velhos e tudo que pode acumular água no quintal.

No ano passado, durante o 3º mutirão, 21 equipes foram formadas com voluntários e autoridades vila-novense entre vereadores e secretários.

Publicidade

Matéria Relacionada: VILA NOVA | Pelo 3º ano, gestão de Edilson realiza mutirão de limpeza e reforça combate ao Aedes Aegypti


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS