Connect with us

Bocaina

Entidades rurais discutem sobre vazão da água da barragem de Bocaina para produção agrícola

Publicado

em

Uma reunião por meio de videoconferência na tarde desta terça-feira, 07, reuniu representantes de diversos órgãos para tratar da destinação da água da barragem de Bocaina e a utilização do curso do rio Guaribas para o desenvolvimento da Agricultura nos municípios de Bocaina, Sussuapara e Picos.

Articulada pela Agência Nacional de Águas (ANA) juntamente com o engenheiro agrônomo Domerval Luz, com a representação de sindicatos, federações, agricultores e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a reunião teve como tema principal em sua primeira ocasião a vazão de água pela comporta da barragem de Bocaina.

O secretário de Meio Ambiente do Sindicato dos Tralhadores Rurais de Picos, João Batista, defende que a água chegue também até o povoado Torrões, zona rural de Picos, e cita que a comunidade foi uma das pioneiras a desenvolver a produção de frutas como banana, goiaba, coco, manga com entidades beneficiadoras.

“Defendemos que a água chegue com abundância sim e não com desperdício para atender os trabalhadores rurais, porque ultimamente estava chegando apenas em poucas comunidades como a de Tamboril pertencente a Sussuapara”, citou.

“Defendo a produção e o uso dessa água de todas as comunidades e agricultores que vivem disso. Quero que envolva mais o poder público, as autoridades, associações comunitárias, vereadores. Existe a preocupação por parte das pessoas de Bocaina e Sussuapara dessa água faltar vindo até Picos. Sabemos que o reservatório tem bastante água com 80% de sua capacidade. Acho que fazendo uso correto sem desperdício tem como atender esses municípios. Os agricultores querem e precisam, não só em Torrões mas nas demais áreas da zona rural de Picos”, enfatizou.

Publicidade

Barragem de Bocaina registrou 88% de sua capacidade total em 2020

João Batista destacou que outras reuniões serão realizadas com a finalidade de discutir também a extensão da área de produção objetivando uma distribuição de terra de forma igualitária para atender todos os grupos.

Em entrevista ao Cidadesnanet.com João Batista aponta a necessidade de uma limpeza para melhorar o curso da água e a mesma não ficar retida em montes ou bancos de areia e assim impedir que chegue até as propriedades mais distantes como é caso de Picos e a comunidade Torrões.

O secretário de Meio Ambiente do STR destaca também que existem culturas que podem ser produzidas dentro de outros cultivos e é necessário que haja olhar para isso como forma de melhor aproveitamento da área de produção e consequentemente maior geração de renda familiar.

“Por exemplo: pode ser aproveitada outras culturas, plantado macaxeira onde tem plantação de feijão, bananeiras entre outras coisas. Vamos discutir isso também na reunião de amanhã, quinta-feira”, pontuou.

A próxima reunião está marcada para amanhã quinta-feira, 09, às 14h, por meio de videoconferência, para definir vazão adequada de água entre outros fatores pertinentes ao abastecimento e produção para os agricultores ribeirinhos.

Publicidade

Matéria RelacionadaBarragem de Bocaina registra maior nível dos últimos 08 anos; veja imagens aéreas


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS