MASSAPÊ | Povoado São Francisco ganha nova UBS com modernas instalações; veja fotos
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 14/08/17

MASSAPÊ | Povoado São Francisco ganha nova UBS com modernas instalações; veja fotos

O povoado São Francisco, comunidade situada a cerca de 24 km da cidade de Massapê do Piauí, ganhou um novo centro de Saúde, a UBS José Valdeci de Carvalho. O evento inaugural aconteceu no último sábado, 12, com a realização de uma cerimônia e mutirão de saúde.

Essa é a segunda UBS inaugurada na gestão do prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho – PP, como é conhecido. A primeira foi na cidade, logo no primeiro ano da primeira gestão. O objetivo é implementar os diversos serviços que são oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde à população do município. A nova UBS tem ampla estrutura e recebeu equipamentos modernos, dispondo, assim, de condições para o bom acolhimento da equipe multiprofissional da saúde e dos usuários.

Na construção da nova UBS foram investidos mais de 407 mil reais, recursos oriundos de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Saúde. Tipo 1, a UBS possui recepção, consultórios médico, de enfermagem, odontológico, sala de reunião, de acolhimento, de exames laboratoriais e neonatal, sala de imunização, SPA, farmácia básica, sala de observação, de esterilização, banheiros masculino e feminino e para funcionários, almoxarifado e cantina. A maioria dos ambientes de trabalho é climatizado.

Depois de construída, a UBS recebeu novos e modernos equipamentos adquiridos com recursos de uma emenda parlamentar destinada pela deputada federal Iracema Portella – PP. A UBS do povoado São Francisco, que atenderá uma grande região, passa a ser um dos melhores centros de saúde do município.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia, fez um pronunciamento em tom de agradecimento ao prefeito Chico Carvalho, pela forma com que tem administrado o município, priorizando investimentos na área da Saúde, e a toda a equipe da Secretaria de Saúde, pelo trabalho que tem prestado à população de Massapê.  A gestora parabenizou aos moradores do povoado São Francisco e comunidades da região que serão atendidos na nova UBS. “Vocês estão de parabéns por receberem essa grandiosa obra, que muito trará benefícios. Aqui todos serão bem cuidados e bem tratados, conforme os pensamentos do prefeito Chico Carvalho. O nosso objetivo é melhorar cada dia mais e buscar sempre atender as demandas da população”, disse.

A UBS recebeu o nome de José Valdeci de Carvalho, Dedé de Apolônio, como era conhecido, saudoso irmão da vice-prefeita Luíza Cecília de Carvalho (PT) e do vereador Nonato Apolônio (PT). O Projeto que denominou a UBS foi proposto pelo então vereador Aldeni Gilson de Carvalho (Nanan) e aprovado pelos vereadores por unanimidade. A figura e a personalidade do homenageado foi bastante lembrada pelas autoridades em seus pronunciamentos, na solenidade inaugural.

A vice-prefeita Luíza afirmou estar duplamente grata e emocionada em participar da inauguração da UBS no povoado São Francisco, enfatizando a colaboração da ex-presidenta Dilma Rousseff, que alocou os recursos para a obra na sua comunidade de origem, e pela homenagem ao seu irmão. “Foi aqui que nascemos todos, foi aqui que o meu irmão Dedé viveu quase toda a sua vida, convivendo com todos, espalhando o que tinha de melhor, seu sorriso, sua amizade, o seu sentimento de amor à sua terra e à sua gente. E que agora, com seu nome emoldurado nesta obra, permanecer nas nossas memórias”, disse.

Luíza agradeceu ao empenho do prefeito Chico Carvalho na construção do novo centro de saúde e afirmou que também está buscando investimentos para o povoado São Francisco, citando, dentre outros, a construção de uma passagem molhada e a construção de 5 mil metros quadrados de calçamento. “A luta continua e jamais deixarei de lutar. A pior derrota é parar de lutar, é perder a esperança. Vamos firme que a gente chega lá”, disse.

O prefeito Chico Carvalho fez um longo pronunciamento, onde destacou a importância e os benefícios da construção da nova UBS do povoado São Francisco.  O gestor afirmou ter carinho e um respeito muito grande pelo povo da região do povoado São Francisco e disse estar realizando mais um sonho, um projeto de sua gestão. “É um dia muito especial para mim. Sempre foi um sonho nosso melhorar as condições de vida do povo desta terra, e hoje estamos dando mais um passo, pois com essa obra, vamos melhorar a qualidade dos serviços que já eram prestados e ampliar o atendimento. Essa UBS se tornará uma referência em nosso município. A partir de hoje, as pessoas dessa região não terão mais que se deslocar até a cidade para ter acesso aos serviços da Atenção Básica. Isso vai facilitar em muito a vida da população”, pontuou.

Na ocasião, o prefeito anunciou a implantação do Centro de Fisioterapia na UBS, a exemplo da sede do município. “Esse é o nosso objetivo, garantir uma saúde pública de qualidade, com dignidade, e que esteja cada dia mais acessível, mais perto das pessoas, de quem precisa”, pontuou. Chico Carvalho também anunciou a destinação de um veículo para a UBS, que será utilizado na transferência de pacientes em casos de urgência. De acordo com o prefeito, o senador Ciro Nogueira está viabilizando, junto ao Ministério da Saúde, a aquisição de ambulâncias para o Piauí, através do qual Massapê deverá ser contemplado. “E log que recebermos essa ambulância, vamos destinar uma para o povoado São Francisco”.

O prefeito fez referência à denominação da UBS de José Valdeci de Carvalho. “É uma homenagem mais que justa, um gesto de reconhecimento não somente à pessoa de Dedé de Apolônio, mas a toda essa família de gente honesta, trabalhadora e digna do respeito de todos nós, e que tem uma história de muito serviço prestado ao município, a essa região”, disse, parabenizando ao ex-vereador Nanam pela proposição do PL que denominou a UBS.

Ordem de serviços e mais obras
Na solenidade, o prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis assinou Ordem de Serviço, autorizando a empresa vencedora do processo licitatório a executar o projeto de construção de 2,1 mil metros quadrados de pavimentação em paralelepípedos no povoado São Francisco. Na obra serão investidos mais de 244 mil reais, recursos oriundos de convênio entre a Prefeitura Municipal e a Codevasf. Além do prefeito, também assinaram a OS a vice-prefeita Luíza Cecília e o secretário de Obras, Nivaldo Rodrigues.

Chico Carvalho informou que, além desse, já existe um outro projeto de construção de mais 2 mil metros de calçamento no povoado São Francisco, cujo recurso, destinado através de emenda pela deputada federal Iracema Portella, já está em conta, e as obras serão iniciadas nos próximos dias.

Ao falar em obras, o prefeito municipal anunciou que o município vai destinar recursos próprios para a construção do muro na UBS, e que vai perfurar mais um poço tubular no povoado, visando resolver definitivamente o problema de abastecimento de água em São Francisco. “Aqui a nossa gestão já perfurou e equipou dois poços, mas a gente não vai parar até resolver a população ter água nas torneiras dia e noite”, pontuou. O gestor municipal anunciou, ainda, a perfuração de dois poços nas localidades Sobradinho e Boa Vista, uma ação de combate aos efeitos da estiagem, que será realizada, também, com o apoio da deputada Iracema.

O gestor trouxe, ainda, informações sobre a retomada das obras do programa Luz para Todos no município, e a retomada das obras de construção da Escola Modelo na comunidade Gangorrinha e da Quadra Poliesportiva na sede do município. Chico Carvalho anunciou que em breve estará inaugurando o sistema de abastecimento de água das comunidades Vilão de Baixo, Vilão de Cima e Baixio Grande, que atende a mais de 400 pessoas, e destacou a construção de mais uma UBS padrão Ministério da Saúde, esta, no povoado Porteiras, com recursos de uma emenda parlamentar do ex-deputado Jesus Rodrigues.

Ao finalizar, o prefeito municipal destacou a parceria com a deputada federal Iracema Portella, através da qual, tem sido possível colocar em prática o seu plano de governo. Chico Carvalho citou os 450 mil reais destinados para a aquisição dos equipamentos para a UBS do povoado São Francisco, para outras Unidades de Saúde do município e para a aquisição da Picape Fiat Toro, além dos poços tubulares que serão perfurados e o calçamento que será construído no povoado. “Temos muito o que agradecer à nossa deputada Iracema Portella, ela que tem sido uma parceira, uma importante aliada na realização desse trabalho que nós temos feito em Massapê do Piauí. Sou infinitamente grato por tudo isso. E sei do carinho que ela tem por essa terra, pois quem gosta da gente, quem gosta de Massapê é quem trabalha por Massapê”, disse.

Mutirão de Saúde
Ao término da solenidade, as autoridades fizeram o desenlace da fita inaugural e a população foi convidada a conhecer a ampla e moderna instalação da Unidade Básica de Saúde.

A inauguração do novo centro de saúde foi com o primeiro atendimento à população. Dezenas de profissionais em diversas especialidades participaram de um mutirão de saúde, oferecendo serviços diversos, como atendimento médico, ortopédico, odontológico, de enfermagem, testes rápidos de glicemia, de hepatite, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial, medição da altura e peso. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 200 procedimentos foram realizados.

Presenças
O evento inaugural contou, também, com as presenças da primeira dama Verônica Cavalcanti, do procurador jurídico, Dr. João Deusdete de Carvalho, dos secretários municipais Lucileide Carvalho (de Gestão), Reinaldo Carvalho  (de Fazenda), Bruna Maria Leal de Carvalho (de Educação), Robervan Silva (de Controladoria), Remédios Morais (de Assistência Social), Nivaldo Rodrigues (de Obras), Francivaldo Reis (de Agricultura), Roberto Carvalho (de Esportes), dos  vereadores, Nonato Apolônio, Rivaldo Carvalho, Mariane Farias, Antônio Augusto, José Duruteu, dentre outras lideranças políticas, familiares do homenageado – os filhos Renan e Rênis – e a população em geral.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira (25)

A lista de instituições e os cursos ofertados por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderá ser consultada a partir de hoje (24), na página eletrônica do Fies Seleção.

DESTAQUES

Por causa da seca, Francisco Macedo tem prejuízo de mais de R$ 60 milhões

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) atualizou os dados do Observatório dos Desastres Naturais, com os números consolidados do ano passado. No que tange aos prejuízos causados em solo piauiense,

DESTAQUES

Prefeito Neném de Edite lidera pesquisa eleitoral em Jaicós com 58%; Mávio Silveira tem 29%

O portal Cidades na Net inicia neste sábado, 18 de janeiro, a divulgação dos resultados de uma série de pesquisas eleitorais realizadas nos municípios da região de Picos. O objetivo