Connect with us

DESTAQUES

Projeto de Pio IX vencedor de concurso, representa educação municipal e o Nordeste na CONAE 2024, em Brasília

Publicado

em

A cidade de Pio IX representou o Piauí e os oito estados da Região Nordeste do Brasil, na Conferência Nacional de Educação 2024, realizada entre os dias 28 e 30 de janeiro, na Universidade de Brasília (UnB).

A Educação Municipal de Pio IX foi representada na CONAE 2024 pelo professor Grasiane Sá e a professora Eliane Bezerra, graças ao projeto Bonecos do Bem. O projeto que tem como autora a enfermeira Cynthia Ribeiro, havia sido inscrito no concurso “Juventude que Muda a Educação Pública” através da professora e ativista cultural Luciene Amorim, presidente do SIMTEP (Sindicato Municipal dos Trabalhadores da Educação de Pio IX).

Eliane Bezerra e o professor Grasiane Sá

A iniciativa conta com total apoio do prefeito Silas Noronha e do vice-prefeito Etinho Bezerra, através do Departamento de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Pio IX.

O Bonecos do Bem (Teatro de bonecos como ferramenta de promoção da inclusão entre alunos das séries iniciais) representou a Região Nordeste no stand da CNTE com a apresentação do professor Grasiane com os Mamulengos e o boneco Tito que fez sucesso junto ao público presente na Conferência.

O Bonecos do Bem apresentado pelo professor piononense Grasiane Sá por meio do Mamulengo e do ventriloquismo, foi vencedor do concurso promovido pela Confederação Nacional do Trabalhadores em Educação e entidades filiadas como o Simtep de Pio IX. Vários projetos de todo o país foram inscritos e apenas um foi selecionado em cada região do Brasil (Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro Oeste) para ser apresentado na CONAE 2024 com todas as despesas custeadas pela CNTE.

Ao longo de 2023 o Bonceos do Bem foi desenvolvido por meio de oficinas nas escolas da Rede Municipal de Educação de Pio IX e em outras cidades da região, e que terá continuidade neste ano de 2024.

A Conferência Nacional de Educação (CONAE 2024) contou com a participação do presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva (Lula); do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; do coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo, lideranças da Internacional da Educação (IE) e representantes da sociedade civil e acadêmica. Ao longo destes três dias, aproximadamente 2.000 mil delegados estaduais e municipais contribuíram com a organização do texto do novo “Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, que teve como pilar uma Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; do coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo, outras autoridades estiveram presentes como: os coordenadores do Coletivo Jovem, Bruno Vital, Luiz Felipe e os jovens vencedores das demais regiões.

Na terça-feira, 23 de janeiro, a TV Conasems, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), laçou o webdocumentário gravado em Pio IX destacando o projeto educativo Teatro de Bonecos que foi vencedor da 18ª Mostra Nacional Brasil, aqui tem SUS.

Publicidade

CONTEÚDO RELACIONADO

Conasems lança webdoc de projeto de Pio IX, vencedor da 18ª Mostra Brasil aqui tem SUS. Veja bastidores!


Recursos para Pio IX

Na capital federal a professora e vereadora Eliane Bezerra, esteve em audiência nos gabinetes do senador Marcelo Castro e do deputado federal Castro Neto para solicitar celeridade dos recursos ao custeio do esporte, educação e cultura e das construções das quadras esportivas para a região de Recreio – zona rural de Pio IX – e Instituto Federal do Piauí – Campus de Pio IX -, bem como, a solicitação de uma retroescavadeira, poços artesianos e pavimentação asfáltica.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS