Connect with us

DESTAQUES

Um mês após mudança do Renavam, usuários continuam tendo problemas no acesso ao sistema do Detran-PI

Publicado

em

Há um mês, o Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI) teve seus serviços suspensos devido a uma migração, integração e homologação dos dados com a base nacional para o novo sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Os serviços voltaram a funcionar, mas os usuários reclamam que não estão tendo acesso a eles devido às falhas que o sistema do órgão vem apresentando.

Um dos prejudicados por este problema é o psicólogo Luan de Araújo, que tenta marcar a vistoria do seu carro desde o ano passado, porém não consegue.

“A dificuldade é grande. A gente passa uma semana para conseguir agendar um serviço muito simples. Eu vim tentar pessoalmente porque pela internet é impossível”, disse.

As falhas nos sistemas também estão causando a diminuição no número de veículos vendidos. O empresário Benoni Portela informou que as vendas nos meses de novembro e dezembro caíram 50% em sua loja.

“Você não pode comprar um carro porque não pode transferir para o seu nome, não pode vender porque não pode transferir para o cliente. Como é que passa um mês direto sem funcionar?”, queixou-se.

Departamento Estado de Trânsito do Piauí (Detran). — Foto: Mariana Alves/G1

Departamento Estado de Trânsito do Piauí (Detran). — Foto: Mariana Alves/G1

Em entrevista à TV Clube, o diretor do órgão, Garcia Guedes, afirmou que a inconsistência que o sistema apresenta até agora se dá por conta do grande número de informações que foram migradas de um sistema para o outro.

Publicidade

“O sistema está no ar, entretanto, há inconsistência, há alguns erros que estão dando em casos pontuais devido a uma migração de dados de mais de 30 anos. São mais de 1 milhão e 300 mil de veículos que foram migradas informações para o novo sistema. Então, pode haver casos pontuais como os que estão acontecendo, realmente, que as pessoas não conseguem resolver esses problemas. Mas são casos pontuais e que a ATI e o Detran estão resolvendo ponto a ponto”, explicou.

Além da migração dos dados ocorrida no dia 11 de dezembro, o Detran-PI sofreu ataques de hackers no mesmo mês, o que atrapalhou ainda mais o retorno do sistema em seu pleno funcionamento. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos.

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS