Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

SIMÕES | Paróquia de São Simão realiza a primeira missa do vaqueiro e do agricultor; fotos

Publicado

em

A Paróquia de São Simão realizou neste domingo, 11, na cidade de Simões,  a primeira Missa do Vaqueiro e Agricultor, um evento de grandes proporções que a partir de então fará parte do calendário anual da Paróquia.

CLIQUE AQUI E VEJA O ÁLBUM DE FOTOS!

 O evento reuniu uma multidão de pessoas e teve início já bem cedo, às  5h da manhã, com a alvorada festiva, seguido da oração do Ofício da Imaculada Conceição e do café comunitário. Às 8h30 da manhã, dezenas de vaqueiros montados em seus cavalos, saíram pelas principais ruas da cidade, onde, com muita alegria, cantavam e aclamavam a todos ao som do berrante.

Na cavalgada, era visível a participação massiva de homens e mulheres, mas também de crianças e idosos, todos montados em seus animais e paramentados com a roupa que simboliza o vaqueiro. Por vários trechos da cidade, a comitiva de vaqueiros em cavalgada era recepcionada pelo público, que das calçadas e de suas casas acolhiam a todos com calorosas palmas.

Um exemplo nesta cavalgada foi o senhor João Miúdo, de 80 anos de idade, e Seu Thiago, de 70 anos, ambos residentes na comunidade Várzea Bela, que com muita animação percorreram mais de 22km em cima de seu cavalo para participar da Missa do Vaqueiro e Agricultor em Simões.

Publicidade

“Vim montado, e sempre participo desses momentos em toda região, sou vaqueiro, e até hoje tenho a disposição de correr no meio do mato e pegar um boi bravo” relatou o senhor João Miúdo, de 80 anos de idade.

Após a cavalgada, o padre Miguel Feitosa Pereira, pároco local, deu a benção dos vaqueiros, agricultores e animais, e em seguida, iniciou a Missa do Vaqueiro e Agricultor, que contou durante toda a sua liturgia, com a participação dos vaqueiros, das suas mulheres e das famílias de agricultores.

“Com certeza todas as nossas expectativas foram atendidas, mas mais ainda, superou aquilo que esperávamos. Nós tivemos a graça de encontrar com tantas pessoas que gostam desta festa, muitos que vieram por curiosidade e outro que vieram por amor. A alegria maior foi de ver no rosto das pessoas na possibilidade de esse encontro continuar” disse o Padre Miguel Feitosa, pároco da Paroquia São Simão.

O padre que fez referência à  necessidade de incentivar e valorizar essa cultura, afirmando que o evento passa a fazer parte do calendário de eventos  da Paróquia São Simão, demonstrando assim total satisfação com o resultado final de todo o evento. “Eu sou filho de agricultores, sou agricultor, aprendi desde sedo a gostar das coisas do campo e ter um zelo para com os animais, é tanto que em casa, quando vou de folga, o que mais me ajuda a reabastecer as forças e voltar para o trabalho na paroquia é o contato e o cuidado com os animais. Assim, estive em outras duas paróquias que encontrei um povo que também gosta e valoriza o homem do campo, e aqui damos continuidade a esse trabalho” afirmou o Padre Miguel.

DSC_0247

“Para os vaqueiros que não vieram, transmito a mensagem que esta festa foi muito boa, e que na sua próxima edição, possamos estar todos reunidos aqui em Simões. E para todos que aqui estiveram, cada vaqueiro e agricultor, valeu apena celebrar com todos vocês, e que Deus nos abençoe, nos dê chuva e saúde para que possamos ter coragem para laborar com os animais, com a terra e com essa profissão que é bonita e boa de se viver” finalizou Padre Miguel Feitosa.

Publicidade

DSC_0233

Durante a Missa estiveram presentes os pais do sacerdote, que mesmo com a idade avançada, tem acompanhado todo o trabalho que o religioso tem desenvolvido por todas as paroquias que tem passado.

 Ao final da Santa Missa, foram sorteados vários brindes para todos os vaqueiros que estavam presentes no local, finalizando a manhã, com uma simboliza volta de cavalo ao redor da praça matriz de Simões

DSC_0199

Oprefeito municipal Francisco Dogizete Pereira (Doge) participou do evento e elogiou a iniciativa. “Quero aqui parabenizar a igreja católica por esta brilhante idéia de fazer essa homenagem ao vaqueiro e agricultor da nossa região, pois temos que resgatar um pouco da nossa história. Sabemos que ambos foram de vital importância para o desenvolvimento do município e no Nordeste” disse.

 Em entrevista, o gestor reforçou o apoio do governo municipal.  “Fico orgulho por ser Prefeito de uma cidade de pessoas atuantes em todos os setores , e quero deixar claro que a prefeitura esta dando todo apoio  e vamos fazer de tudo para que no próximo ano possamos realizar um evento muito maior”.

DSC_0246

 

Publicidade

Francisco Manoel de Carvalho, com 34 anos de vaquejada, também falou da alegria. “Eu como vaqueiro nordestino há  mais de 30 anos fico muito feliz e orgulhoso de ver esta homenagem que foi feita pelo padre Miguel e toda a Paróquia de São Simão, porque o vaqueiro e o agricultor estavam praticamente esquecidos e espero que agora com esse evento o pessoal volte a ter o amor pela vaquejada, este esporte maravilhoso que contagia trazendo alegria a todos que podem ter o prazer de assistir ou participar”.

DSC_0226 DSC_0229 DSC_0216 DSC_0218 DSC_0207 DSC_0206 DSC_0196 DSC_0195 DSC_0187 DSC_0154 DSC_0159 DSC_0164 DSC_0146 DSC_0144 DSC_0143 DSC_0153 DSC_0138 DSC_0130 DSC_0133 DSC_0129 DSC_0115 DSC_0118 DSC_0124 DSC_0102 DSC_0072 DSC_0063 DSC_0047 DSC_0045 DSC_0018 DSC_0011

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS