Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Campanha “Padre Marcos Faz Bonito em Defesa das Crianças e dos Adolescentes” é lançada

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos lançou na sexta-feira, 07 de maio, a campanha “Padre Marcos Faz Bonito em Defesa das Crianças e dos Adolescentes”, em alusão ao 18 de Maio,  Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A iniciativa é desenvolvida por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, através do Conselho Tutelar,   Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de Referência  da Assistência Social (CRAS) e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

A campanha tem como objetivo dialogar, refletir e traçar estratégias de enfretamento e combate à violência sexual contra crianças e  adolescentes. A solenidade de lançamento aconteceu na sede do Centro Social Urbano.

A campanha Padre Marcos Faz Bonito em Defesa das Crianças e Adolescentes, pretende ainda chamar a atenção da sociedade padremarcoense para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra o público infanto-juvenil.

A presidente do CMDCA, Vanessa Marques, disse que é o momento para a discussão, reflexão e  sensibilização em relação a violência sexual, praticada contra crianças e adolescentes.  “Acredito que é do conhecimento dos que estão aqui, que proteger as nossas meninas e meninos  é uma responsabilidade de todos nós, em todas as formas de violência, como preconiza o ECA, porém precisamos entender que a realidade precisa muito mais do que conhecimento técnico, é necessário  um trabalho em rede fortalecido e estruturado, e, é por isso que vocês que representam os diversos setores do município foram convocados  a estarem aqui nesse momento, porque requer do nosso trabalho mais do que conhecimento técnico, requer a nossa sensibilidade,  acolhimento e nosso respeito diante das diversas situações que chegam até a gente, então cada um dentro do seu âmbito de trabalho querendo ou não estar muitas vezes diante de situações de violência sexual”, disse.

Publicidade

Ela ainda reforça sobre importância de se identificar a violência sexual contra o público infanto-juvenil.  “Muitas vezes, por ter diversos estigmas não conseguimos identificar, até usamos diversos mecanismos de defesa para não enxergar e chegar aquela conclusão, principalmente,  por se tratar em algumas vezes de violência intrafamiliares, que acontece dentro do seio familiar, então  nós precisamos,  apesar de todas as dificuldades, nos precisamos nós sensibilizar,  refletir mais e entender todos os aspectos que  envolve a violência  sexual contra crianças e adolescentes e assim nos fortalecermos enquanto rede proteção”, destacou.

Vanessa alertou que devido à pandemia, os casos de violência silenciaram, mas isso não significa que estes não estejam acontecendo. “O fato da criança estar mais próximo dos agressores, elas muitas vezes são mais silenciadas, então precisamos de fato identificar o que tem pro trás  dessa omissão, desse silêncio, onde a falta do contato faz com que não se perceba, porém isso não significa que as nossas crianças e adolescentes não estejam expostos e vulneráveis a isso, então que possamos realmente aproveitar esse momento, enquanto profissionais de vários setores que nós somos, e que possamos refletir e falar sobre nossas dificuldades e sobre o que podemos desenvolver dentro de nosso local de trabalho, porque a nossa proposta é que realmente possamos nos fortalecer enquanto rede de proteção”, finalizou.

A secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, deu as boas-vindas e agradeceu a participação de todos. “Obrigado pela participação de vocês, e quero agradecer ao prefeito Valdinar pela contribuição e sensibilidade com as nossas causas. Estamos passando por um momento delicado por conta da pandemia, mas por entendermos sobre a importância da Campanha do 18 de Maio, não podemos nos calar, por isso estamos buscando sensibilizar os profissionais de cada setor e a sociedade no sentido de fortalecer a nossa rede proteção e juntos trabalharmos  em defesa de nossas crianças e adolescentes”, disse a gestora.

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar, participou do evento e falou sobre a importância de desenvolver a campanha.  “A Secretaria de Assistência Social traz aqui uma temática importante que é campanha em alusão ao 18 de maio, contra violência sexual de crianças e adolescentes, onde o foco maior e fortalecer a rede de proteção para que possamos reforçar o direcionamento de ações  voltadas a esse público-alvo, além de buscar conscientizar e sensibilizar a nossa população  contra esse tipo de violência”, disse.

A conselheira tutelar, Luana Sousa, destacou a importância da  campanha como forma de buscar mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade  a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Publicidade

A enfermeira Janaína Alencar, elencou o trabalho em equipe entre as Secretarias Municipais e fez referência ao lema.  ” ‘Esquecer é permitir lembrar é combater’ e  muitas vezes numa situação de  violência sexual contra crianças e adolescentes a lei que prevalece é a do silêncio, que geralmente são orientadas e conduzidas a permanecer caladas, como forma de proteger alguém seja do elo familiar ou do seu convívio, então o lema é bem forte, porque quando a gente deixa para lá, estamos permitindo e aceitando que mais situações aconteçam e quando nós nos lembramos através da denúncia, estamos combatendo,  então que essa consciência caia em nós e Padre Marcos de parabéns pela iniciativa, por mesmo diante da pandemia estar trabalhando a temática” disse.

O secretário de Educação, Eraldo Gomes, parabenizou o Social e a gestão municipal pela iniciativa quando reforçou o apoio de sua pasta na campanha.  “Dizer que a Secretaria de Educação está junto nessa campanha para darmos o melhor em busca de combater os casos, onde a escola é um ambiente propício para identificar situações como essa,  e nós estamos aptos a fazer isso […].  Sabemos que tem casos sim e não podemos ser omissos e temos que ser esses identificadores e passar para as nossas crianças e adolescentes que vamos apoia-las, então reforçar que  estamos  engajados para juntos combater, identificar e encontrar formas de ajudar esse público-alvo”, frisou.

Após os discursos, uma mesa redonda foi realizada e abordou o tema “Refletir sobre violência sexual para juntos defendermos as crianças e adolescentes”, a qual foi conduzida pela secretária de Administração, que também é psicóloga, Thuanny Mikaella, a  conselheira tutelar, Luana Sousa,  assistente social do CRAS, Maria do Socorro e a fisioterapeuta do NASF, Conceição Bezerra.

A mediadora da mesa Thuanny Mikaella,  informou sobre a  divulgação de pesquisa,  em relação ao meses pandêmicos, que mostra um aumento significativo dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os estados brasileiros.

“Teve o maior aumento dos últimos 10 anos, então são dados assustador, e que cabe a nós despertamos e refletirmos, se isso não está  acontecendo também com as nossas crianças, porque as vezes o abuso sexual é confundido como um ato de carinho que é a forma como o aliciador oferece algo para a criança  e esses abusadores estão principalmente no ambiente familiar, então que possamos ter um olhar para essa problemática”, disse.

Publicidade

Thuanny relata que não há dados estatísticos sobre violência sexual no município. “Fomos buscar saber dados do município e não encontramos, mas não devemos silenciar por não termos encontrado dados estatísticos, porque esses casos acontecem sem dúvida alguma, em nosso munícipio. Na verdade eles estão silenciados, por isso esse momento é para que possamos estar construído estratégias  e trabalharmos  em rede para proteger as nossas crianças e adolescentes”, frisou.

Durante a mesa redonda, a fisioterapeuta, Conceição Bezerra, disse que é preciso ter um olhar voltado para crianças e adolescentes e  estar alerta aos sinais.  “É importante ficar atento aos  filhos, onde vezes pela correria não há um diálogo e não se observa  alguma mudança de comportamento, então é necessária termos um olhar voltado para nossas crianças em todos aspectos, para que em caso de violência, possamos estar identificando, e ai entra também a importância do trabalho em rede, na educação onde professor pode estar percebendo algo diferente ou na saúde em que os ACSs, tem acesso direto as famílias e pode buscar observar alguma situação, enfim esse trabalho em conjunto é essencial na  identificação e combate á violência sexual”, disse.

Maria do Socorro apresentou dados estatísticos relevantes sobre a violência sexual contra a crianças e adolescentes de órgãos de controle.  “A cada duas horas meninas e meninos estão sendo violentadas no País, então é grave, relutante e necessário que nós estejamos realmente unidos e articulados em rede, por que é através desse trabalho em parceria que podemos perceber algum tipo violência e combater”, disse.

” Apesar ter não termos encontrado notificações no munícipio sobre casos  de violência tem probabilidade se aumentar sim, porque  a criança e o adolescente está mais vulnerável, pois eles estão em casa com o abusador, então o silencio é que o está prevalecendo […].  Por isso, precisamos mobilizar a sociedade para se juntar a nós e somarmos forças para enfrentarmos  a situação e abraçarmos essa causa de proteger a nossas crianças e adolescentes’”, pontou a assistente social.

Na ocasião, foi apresentado pela conselheira tutelar Luana Sousa, uma ação que será realizado durante a campanha, que é concurso de poesia entre alunos das escola do município sobre a temática.

Publicidade

Em uma roda de conversa, os participantes discutiram sobre a violência sexual abordando situações voltadas para o município,  onde também sugeriram estratégias a serem a trabalhadas durante a campanha, visando o enfretamento e combate à violência sexual contra crianças e  adolescentes.

A campanha segue até 19 de maio, com diversas ações voltadas a temática. O ponto alto da programação é uma caminhada que acontecerá no dia 18 de maio, no horário de 7h30.

 

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS