Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Corpo de Bombeiros de Picos ministra palestra sobre prevenção de incêndios no 3º dia da semana pedagógica de Vila Nova

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, na gestão “Trabalho e Compromisso” do gestor Edilson Brito, através da Secretaria de Educação e Esportes e Lazer trouxe na manhã desta quinta-feira (01) para o Ponto de Cultura Cidade Poesia, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí. O Corpo de Bombeiros ministrou uma palestra que teve como tema à ‘Prevenção de Incêndios Florestais’. A palestra teve inicio às 8h. A ação integrou o 3º dia de programação da Semana Pedagógica da cidade poesia.

A palestra faz parte de um projeto do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí do primeiro Batalhão de Bombeiro Militar. A companhia está sediada na cidade de Picos e possui equipes ministrando palestras nas regiões que fazem parte da área de competência do Corpo de Bombeiro Militar de Picos.

O intuito da palestra é contribuir e aumentar os conhecimentos da população vila-novense, e também como meio de prevenção contra incêndios e queimadas irregulares. A palestra trabalhou temas como a prevenção de incêndios florestais, primeiros socorros e trouxe dicas para combater o incêndio, no caso como utilizar o extintor.

Sobre a palestra o Comandante do Corpo de Bombeiro Militar de Picos Tenente Hamilton Lemos falou em entrevista  sobre a recepção em Vila Nova e sobre a parceria firmada com o município.

“Fomos muito bem recebidos aqui em Vila nova, ficamos impressionados com a quantidade de pessoas que veio assistir a palestra. O objetivo principal do ciclo de palestras é a prevenção contra incêndios e também aproximar mais o Corpo de Bombeiros da sociedade. A prefeitura e todos que estavam presentes mostraram interesse e preocupação em relação aos incêndios, e isso é de grande valor para o município, por que nesse momento existem locais que estão declarando estado de calamidade por causa de queimadas que tomam proporções maiores e viram incêndio, queremos dizer que a Sociedade pode contar sempre conosco, e que nossa parceria com esse município com certeza está fechada”, relata.

Publicidade

A professora de Educação Física Francisca Agrícola falou sobre seu entusiasmo com a palestra sobre prevenção de incêndios ministrada pelo Corpo de Bombeiro de Picos.

“Fazia muito tempo que não assistia a uma palestra tão educativa e proveitosa. Parabéns para nós multiplicadores. Vamos aproveitar a experiência que obtemos e disseminar os conhecimentos com os demais. E a título de sugestão, trazê-los mais vezes para um público maior”, destaca.

Além do comandante Hamilton Lemos, vieram ministrar a palestra o sargento Sousa Junior, Soldado Dantas, o Soldado Barros e o Soldado Afonso, esse que é natural de Vila Nova.

De acordo com o Sargento Sousa Junior, o prefeito Edilson Brito e todo o município está de parabéns pela iniciativa de trazer o Corpo de Bombeiros de Picos para falar sobre a prevenção de incêndios e destacou qual o objetivo principal do ciclo de palestras.

“Quero primeiramente parabenizar a iniciativa do prefeito de Vila Nova, em ter procurado o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí na cidade de Picos com o intuito de fazer parte do ciclo de palestra no qual a nossa instituição vem realizando há alguns meses. O objetivo do ciclo de palestras é trabalharmos a prevenção contra incêndios florestais e queimadas. Pois colocar fogo sem a autorização do órgão competente está sujeito a sanções penais com detenção de dois a quatro anos como também pagamento de multa. Se caso acontecer de alguém por fogo em vegetação ao ate mesmo no lixo, a pessoa pode ligar para o Corpo de Bombeiros ou pode procurar a Policia Militar e formalizar a denúncia, como também a Secretaria de Meio Ambiente para que esses órgãos possam realizar os procedimentos legais”, explica.

Publicidade

A Secretária de Educação e Esporte do município Antônia Maria, fala sobre o sucesso que a semana pedagógica está sendo e destacou qual a atividade do ultimo dia da semana pedagógica.

“Pra nós é uma satisfação está com a semana pedagógica que acontece desde segunda. Ontem foi feito o planejamento com todos os professores para avaliarmos como está a nossa Educação e planejar novas metas para esse semestre e hoje foi à palestra sobre incêndios florestais com o Corpo de Bombeiros de Picos. Todas essas atividades que já foram sediadas são muito importantes, pois são ensinamentos no qual a gente precisa para ampliar nossos conhecimentos e também para levar para os nossos alunos. Amanhã a semana pedagógica terá continuidade, aonde os professores irão para as escolas se organizarem para receber os nossos alunos na próxima segunda” complementa.

Além de Diretores, Coordenadores e Professores estavam presentes no Ponto de Cultura Cidade Poesia, o secretário de Agricultura Luiz Gonzaga, Jeová Brito que também integra a Secretaria de Agricultura, a secretária de Cultura e articuladora do selo UNICEF Marli Veloso, o presidente do Fundo de Previdência própria Wellington Florentino, a presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais Sandra Leal e diversas pessoas da população vila-novense.


CONTEÚDO RELACIONADO: 

VILA NOVA | Educação promove palestra, oficina e reinicia atividades do 2º semestre letivo. Fotos!

Publicidade

Planejamento na U.E. Sabino Gomes de Lima marca 2º dia da Semana Pedagógica em Vila Nova do Piauí


_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS