Connect with us

Jacobina do Piauí

VIII Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Jacobina do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Jacobina do Piauí promoveu na sábado, 28, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, visando avaliar e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único da Assistência Social –SUAS.

O evento, realizado através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência  Social, aconteceu no CRAS, e reuniu representantes de  diversos órgãos de entidades da sociedade civil e do governo municipal e usuários.

A conferência abordou o tema “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, que foi dividido nos eixos: Assistência Social: Direito do povo, Financiamento Público e SUAS com participação Social.

O prefeito  Gederlânio Rodrigues, disse  o espaço democrático, é de grande  importância para mostrar o que está sendo feito, de onde  vem o recursos  e como estão sendo executados, bem como,  para ouvir a população,  discutir e propor  melhorias.  “A conferência é o momento de fazer um balanço do que está acontecendo no município com respeito à política de assistência social e estabelecer novas  metas que elevem a qualidade dos serviços prestados aos usuários”, disse.

O vice-prefeito,  Vanderlei Carvalho, também reforçou a importância do evento. “É um momento de refletirmos sobre a política de assistência social, no qual possamos cada vez mais democratizar esse espaço, garantindo  os direitos dos cidadãos  que dessa política pública venha a precisar”, frisou.

Publicidade

O coordenador do CRAS, Valdete Aquino, disse que o objetivo da  conferência é  analisar, avaliar e mobilizar a população em defesa da Assistência Social,  como política pública, direito dos  cidadãos e dever  do estado, bem como, eleger delegados para a  Conferência Estadual.

Também se pronunciaram a vereadora Edlene Paula e o secretário de Agricultura, Chico Abreu, quando destacaram a necessidade da conferência na construção de  uma política de assistência social eficaz.

O  presidento do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS,  Ivanildo  Carvalho, fez a abertura oficial da Conferência. Em seguida, foi feito a leitura e aprovado o Regimento Interno. Na ocasião, ainda foram apresentados os candidatos a eleição do Conselho Tutelar.

A palestra magna foi conduzida pela conferencista, Gracilia Carvalho, na qual, discorreu sobre a temática e debateu sobre os eixos temáticos para subsidiar a construção das propostas.

Após a palestra, os participantes se dividiram em três grupos para elaboração das propostas, que foram votadas e aprovadas em plenária. As propostas  servirão como diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS,  na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

Logo após a plenária, foram eleitos os delegados que irão representar o município de Jacobina na Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece no mês de outubro em Teresina.

Para a secretária de Assistência Social, Rejane Sousa, a conferência  é um espaço para o exercício da cidadania, para o debate e a construção de melhorias. “Este é momento de  avaliarmos a nossa realidade e propormos novas ações. A participação de todos é importante para o sucesso nos avanços da política de assistência social no município”, explicou.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS