Connect with us

Alegrete do Piauí

9ª Conferência de Saúde em Alegrete trata sobre os desdobramentos do SUS em face à pandemia da Covid-19

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (14), a 9ª Conferência Municipal de Saúde.

O tema trabalhado foi “Os desdobramentos do SUS em face à pandemia da Covid-19”, apresentado pela enfermeira e ex-primeira-dama, Andrea Sousa.

O Regimento Interno foi lido pela enfermeira Jannaina Alencar que é presidente do Conselho Municipal de Saúde. Com a aprovação do regimento a conferência foi oficialmente aberta.

A conferência em Alegrete teve como ministrante da palestra Magna, o especialista em Gestão e Avaliação em Saúde e, mestre em Saúde Coletiva, Átila Araújo, que trabalhou durante o evento os três eixos temáticos: Desafios na pandemia e pós pandemia; O papel do Controle social no enfrentamento da pandemia; e Saúde como direito.

Durante entrevista ele destacou que a conferência é um fórum de debate que acontece a cada quatro anos. É uma forma de avaliar a situação atual da saúde e através da formação de grupos a sociedade tem a oportunidade de formular e sugerir propostas para melhorias na saúde do município para os próximos quatro anos.

Átila Araújo ministra palestra Magna na 9ª Conferência de Saúde em Alegrete

“O dia está sendo muito produtivo porque a população de Alegrete é muito dinâmica e os profissionais de saúde são bastante produtivos e experientes, e compreendem o contexto atual. Por isso essa temática dos desdobramentos do Sus em face à pandemia da covid-19”, destacou Átila.

A secretária de Saúde, Anna Carla, fez uso da palavra para agradecer a Deus pela oportunidade de reunião com todos.

A prefeita Lilian Alencar, em seu pronunciamento ressaltou a importância da conferência.

“Esse é um momento muito importante para discutirmos as políticas públicas de saúde do nosso município e que possamos colocar em prática essas prioridades da saúde do nosso município. É o momento certo de discutirmos esse tema tão importante”, falou a prefeita Lilian Alencar.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Claudito Rodrigues, em seu pronunciamento saudou a mesa de honra, agradeceu a Deus pelo momento, mencionou os parlamentares Luís Carlos e Leonardo Leal e a prefeita Lilian Alencar.

Publicidade

Claudito agradeceu pelo convite e desejou a todos boa produtividade durante a conferência, enaltecendo a competência e esforço dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Após a explanação dos eixos, os grupos foram divididos para discutir e elaborar as propostas e apresentação da plenária final.

A Conferência de Saúde de Alegrete do Piauí, em sua 9ª edição, foi prestigiada pela prefeita, Lilian Alencar; a secretária de Saúde, Anna Carla; o secretário de Agricultura, Júnior Sousa; os vereadores: Claudito Rodrigues (presidente da Câmara), Luís Carlos e Leonardo Leal; a coordenadora de imunização, Francislene Isabel; Neta Ramos (presidente do Conselho Municipal de Educação); Andrea Sousa (enfermeira e ex-primeira-dama); o conferencista, Átila Araújo; Jannaina Alencar (presidente do Conselho Municipal de Saúde), Brotas Oliveira (coordenadora do Núcleo de Apoio de Saúde da Família e membro organizadora da conferência), demais profissionais de saúde do município e a sociedade em geral.

Facebook

MAIS ACESSADAS