Connect with us

GERAL

Escola pública do Piauí tem 166 medalhas de matemática

Publicado

em

Cocal dos Alves, cidade do interior do Piauí, está entre as 50 cidades com o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. De 0 a 1, o município tem índice 0,498, na posição 5.535, entre 5.565 cidades, de acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Ao mesmo tempo, Cocal dos Alves possui uma das mais premiadas escolas públicas do país, campeã em diversas olimpíadas do conhecimento e com inúmeras aprovações em vestibulares de universidades públicas do Piauí. A escola de ensino médio Augustinho Brandão foi considerada a instituição estadual com a maior média no Enem 2013 em todo o Estado. Ocupando a posição 4.154º no ranking, a escola pontuou a média de 540,8.
Como pode uma escola pública ter tantos casos de sucesso em olimpíadas e vestibulares em um local tão carente e desprovido de ajuda? Assim como tudo nesta história, a resposta é ao mesmo tempo simples e um tanto complexa. Há uma década, o professor Antônio do Amaral começou ali uma pequena evolução. Ao mesmo tempo que implantou um trabalho intenso em sala de aula, eles foram atrás de qualificação e conhecimento para ensinar – e posteriormente cobrar – os alunos. Desde 2005, a escola já ganhou mais de 150 medalhas e menções honrosas.
“O meu sentimento é de estar no caminho certo, na busca de todos esses nossos propósitos, que é fazer uma educação boa, numa escola pública situada em um lugar com todas as adversidades que são constatadas” declarou Amaral.
A escola a que ele representa foi a que teve o melhor desempenho do concurso em todo o Brasil. Em 2015 foram três medalhas de ouro, oito de prata e cinco de bronze. Os alunos Sávio Vinícius Costa do Amaral, José Márcio Machado de Brito e Jean Carlos Sousa de Brito receberam medalha de ouro.
Jean Carlos, 21 anos, ex-aluno da Unidade Escolar Agostinho Brandão, de Cocal dos Alves, que agora cursa Matemática na Universidade Federal do Piauí celebrou mais uma conquista. “A Obmep e a minha escola abriram as portas do meu futuro. Hoje estou no curso que gosto e sou bolsista do Programa de Iniciação Científica”, relata o jovem, que conquistou o prêmio pela segunda vez.
No Piauí, Cerca de 350 mil alunos do Piauí participaram da 10ª Obmep, em 2014, sendo que 100% das escolas públicas se inscreveram com um índice de 90% de participação de alunos. A delegação que representou o Piauí na premiação nacional, realizada no Rio de Janeiro, era formada por alunos de Teresina, Piripiri, Capitão de Campos, Lagoa Alegre e Cocal dos Alves.
Mais de 19 milhões de estudantes participaram da 10ª edição da Obmep. Os alunos conquistaram na última educação da Obmep 93 medalhas, sendo nove ouros, 17 pratas e 67 bronzes.
Homenagem-o professor Antônio Cardoso do Amaral foi um dos dez homenageados na cerimônia dos dez anos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada na realizada na segunda-feira (20), no Rio de Janeiro (RJ).
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS