Connect with us

Alagoinha do Piauí

Saúde de Alagoinha promove palestra, dinâmicas e desfile na culminância da V Semana do Bebê; veja fotos

Publicado

em

A culminância da V Semana do Bebê foi realizada na noite desta terça-feira (17) na Churrascaria Cristóvão, em Alagoinha do Piauí. O público-alvo foi gestantes que participaram de palestras, dinâmicas e o desfile da mamãe do ano.

O evento que traz como tema “Acolher, proteger e Amar” tem como objetivo trabalhar assuntos voltados para melhorias da criança tendo como finalidade o crescimento saudável com boa educação e um futuro promissor. Com apoio da Prefeitura na gestão “Compromisso com o povo” do prefeito Jorismar Rocha, o evento, ao longo dos três dias foi realizado pelas três secretarias: Assistência Social, Educação e Saúde.

A Assistência Social ficou incumbida de trabalhar com crianças de 0 a 03 anos de idade como público-alvo e foram desenvolvidos temas voltados para alimentação saudável do bebê e a importância da manipulação de alimentos de forma correta, assim como a entrega da chave do bebê prefeito. A Secretaria de Educação desenvolveu atividades voltadas para com o tema onde alunos das escolas Francisco Teodoro de Brito, Jonas Nicolau da Rocha – sede e anexo e Joaquim José da Silva realizaram apresentações abordando sobre o amor das mães e de Deus. A Secretaria de Saúde culminou o evento com palestra sobre o passo a passo da gestação e as modificações do corpo da mulher, voltados também para os cuidados da saúde da mulher. Na ocasião foi promovido um desfile da Mamãe do Ano com entrega de brindes e dinâmicas para com o acolhimento e cuidado das crianças.


Matérias Relacionadas: -Assistência Social de Alagoinha do Piauí abre V Semana do Bebê com palestra sobre Educação Alimentar; fotos 

– Educação promove apresentações no 2º dia da Semana do Bebê em Alagoinha; veja fotos

Publicidade

A secretária de Saúde de Alagoinha do Piauí, Amélia Sá, no uso da palavra ressaltou sobre o tema “Acolher, proteger e amar” enfatizando o dever dos pais, da sociedade e do poder público em cuidar e zelar pelas crianças. Amélia aproveitou a ocasião para agradecer pelo empenho da equipe e o envolvimento de todos os profissionais.

“Ninguém melhor do que uma mãe para proteger, cuidar e amar uma criança. Essa proteção, cuidado e zelo é uma obrigação de todos os pais, sociedade e poder público. A Semana do Bebê é uma demonstração do que temos que fazer no dia a dia como cuidados, proteção e amor que devemos ter com nossas crianças. Zelar por seus direitos, educação e saúde de qualidade, família”, orientou.

“Se uma criança é bem cuidada e protegida vai se tornar um adulto saudável e um ser humano do bem. Nossa sociedade só tem a ganhar e esse é um compromisso e obrigação nossa. Agradeço pelo empenho da minha equipe e de todos os profissionais envolvidos. Quero dizer que estamos à disposição com os serviços ofertados no dia a dia”, disse a secretária de Saúde de Alagoinha do Piauí.

A V Semana do Bebê contou com palestra motivacional e dinâmicas ministradas pela enfermeira  Alane Maria, que falou sobre as modificações que ocorrem no corpo da mulher durante o período gestacional que compreende desde a concepção até o nascimento da criança. Alane na ocasião reafirmou o compromisso dos profissionais em atender a população sempre que necessário.

“O órgão mais envolvido nessas mudanças é o útero. Ele cresce até 100 vezes mais e com isso comprime a bexiga causando maior frequência urinária, comprime o estômago causando azia, além do peso do útero que pode causar dor nas costas. O feto se desenvolve semana a semana, então de acordo com o desenvolvimento dele o corpo da mãe vai sofrendo essas mudanças. Durante a gestação aumenta a quantidade de hormônios. São mais ou menos 30 hormônios causando alterações de humor. São mudanças na anatomia, psicológicas e sociais. Apesar de ser um momento delicado o corpo feminino já é preparado para que elas possam entender essas mudanças e aproveitar essa fase da vida”, ressaltou Alane.

Publicidade

A dinâmica desenvolvida pela profissional teve como objetivo  fazer com que as gestantes passassem por um barbante entre si dizendo algo importante que elas fariam pelo filho formando uma teia e após cada gestante tinha um balão que simbolizava o filho.

“Pedi que elas jogassem o balão em cima da teia, e, ao jogar, vários balões caíram simbolizando que mesmo com todas as coisas que elas disseram que fariam pelos filhos ainda assim precisaram de apoio para reforçar a teia e esse apoio poderia ser a família e as equipes de saúde recomendando que elas não precisam enfrentar tudo sozinhas”, explicou a enfermeira.

A gestante Heloísa, que teve acompanhamento pela Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinha, falou do compromisso dos profissionais durante o período de gestação. “Fui bem acompanhada pela Secretaria e seus profissionais durante a gestação. Só tenho a agradecer por toda atenção a Maria Amélia e ao Edvan que fazem meu pré-natal e sempre o acompanhamento”, revelou.

Representando a secretária municipal de Educação Anatália Rocha, a diretora do Departamento Pedagógico, Adriana Rocha, esteve presente e também fez uso da palavra. Na oportunidade chamou atenção para comportamentos e atitudes dos pais voltados para os filhos. A gestora pedagógica em sua oratória lembrou que em muitas vezes os pais são permissivos com os filhos no que torna a atitude não recomendável.

“Como mães somos permissivos e ao invés de proteger acaba dando sentido diferente, fazendo com que os filhos pensem que podem tudo. A responsabilidade de vocês que estão esperando seus filhos é maior do que montar um belo quarto e escolher um nome. É uma missão que a família tem que assumir a partir do momento que a criança nasce”, ressaltou Adriana.

As Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde são órgãos vinculados entre si e trabalham no sentido de garantir condições favoráveis de direitos às crianças como por exemplo o aleitamento materno, vacinas para imunização contra doenças, acompanhamento social e visita domiciliar oferecendo também oportunidade de estudar e ter uma boa educação.

Publicidade

A assistente social e articuladora do Selo Unicef, Anderli Sá, falou sobre a união dos três órgãos que têm como finalidade promover o evento atendendo os públicos-alvo.

“Nosso município realiza todos os anos a Semana do Bebê. Esse ano reunimos as secretarias com intuito de montar estratégias. Quem seria o público-alvo? Como nós representantes do município poderíamos trabalhar com todas as crianças? Nós dividimos e o primeiro evento aconteceu com crianças de 0 a 03 anos de idade. O segundo evento foi com crianças de 03 a 06 anos de idade e o terceiro evento trabalhamos com as mamães e gestantes. Estamos aqui para receber mais orientações e assim todos nós vamos aprender. É uma oportunidade de aprender e tirar dúvidas. Parabéns ao município e a tendência é melhorarmos ainda mais”, explicou a assistente social Angerli Sá.

O enfermeiro da Estratégia de Saúde da Familia 04,  Edvan, teceu elogios direcionados à organização e afirmou continuidade do compromisso para com o atendimento à população alagoinhense.

“Parabéns à Secretaria de Saúde pela organização. Estou muito surpreso com a estrutura do evento e afirmo que o mesmo empenho que a secretaria promoveu o evento é o mesmo empenho que vamos continuar desenvolvendo na equipe de saúde para atender todos vocês. Todas as equipes do município estão engajadas fazendo o possível para o melhor atendimento”, concluiu o enfermeiro Edvan.

Ao final da V Semana do Bebê  foi ofertado um jantar a todos os participantes.

Publicidade

A mesa de honra foi fornada pelo vice-prefeito Cícero Alberto; o secretário de Administração Flávio Rocha; o bebê prefeito Virgílio Neto; articulador do Selo Unicef, Angerli Sá; secretária de Saúde, Amélia Sá;  a secretária de Educação, Anatália Rocha; a diretora do Departamento Pedagógico, Adriana Rocha; a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes; a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Francidaves Sá; a enfermeira, Alane Maria; representante da ESF da sede, enfermeiro Edvan; representante da ESF 2 do povoado Serra Velha, enfermeira Mirtes; representante da ESF 3, a dentista Lamara; representante da ESF 4, o médico Manoel Nascimento; a coordenadora do Nasf, Luanna Rocha; a fisioterapeuta do Nasf, Talita; a coordenadora da Pastoral da Criança, Ariane.

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS