Connect with us

Alegrete do Piauí

Profissionais da Educação de Alegrete participam da 4ª Formação do Currículo do Piauí, em Teresina

Publicado

em

Representando o município de Alegrete do Piauí, a articuladora Municipal do Processo formativo ProBNCC, Cícera Quitéria e a professora Valdenia Silva, participaram da 4ª Formação do Currículo do Piauí – Macro Módulo IV, promovida e articulada pela parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação do Piauí UNDIME-PI com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI).

O encontro aconteceu nos dias 09 e 10 de março, das 8h às 17h, no Centro de Formação dos Servidores (Antigo Instituto de Educação Antonino Freire) em Teresina.

O evento é destinado a dirigentes municipais, gerentes, coordenadores e articuladores regionais e municipais de Educação. Tem como objetivo implementar o curriculum nas escolas e capacitar os professores para que eles possam aplicar Currículo do Piauí na sala de aula. Nesta etapa, foram trabalhadas temáticas referentes ao Trabalho Colaborativo e Foco em como desenvolver o conhecimento.

A articuladora ProBNCC, Cícera Quitéria, explicou que o município já encontra-se com três formações concluídas, faltando apenas a execução desta última unidade para concluir a segunda etapa do processo formativo e destacou que Alegrete utiliza o Currículo do Piauí como norte até que o município crie o seu próprio currículo.

“Temos visto um panorama e mobilização a nível nacional em todo o país para que de fato seja implantado a BNCC. Em Alegrete, abrimos a discussão desde o final de 2017, passamos 2018 discutindo propostas e participando das etapas. Em 2019, implantamos as medidas de acordo com o que apresenta a Base. Hoje, já temos um planejamento em todas as modalidades de ensino, com base desde a Educação Infantil até a Educação Fundamental Séries Finais com planejamento de acordo com a Base e Currículo do Piauí”, explicou a articuladora ProBNCC.

Publicidade

Cícera Quitéria, ainda destacou que irá repassar todos os conhecimentos adquiridos aos professores para que cheguem ao público alvo e falou da alegria em ver os professores do município se dedicando e se integrando as novas técnicas, metodologias e estudos.

“Somos um dos municípios em que os nossos professores participam e interagem nas formações de forma excelente. Temos visto a participação deles nas atividades e o aproveitamento. Estamos colhendo bons frutos na Educação”, frisou.

Na 4ª Formação do Currículo do Piauí foram apresentadas pesquisas; exercícios práticos de trabalho colaborativo aplicados segundo as metodologias ativas, as 10 competências e habilidades da BNCC; debate da compreensão e consolidação do Currículo piauiense e as competências do Mestre do Novo Milênio.

Na ocasião, as atividades foram ministradas pelo coordenador Estadual do Programa ProBNCC – Consed-Piauí, professor Carlos Alberto, juntamente com os tutores Clayton Ferreira Neves e Raimundo Araujo Costa Sobrinho.

Confira as imagens: 

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS