Connect with us

MUNICÍPIOS

Conferência Municipal discute melhorias na Educação de Santo Antônio de Lisboa

Publicado

em

A Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa, na gestão do prefeito Dr. Francisco Karlos Leal Gomes, Dr. Karlão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (23) a IV Conferência Municipal de Educação com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

O evento aconteceu no Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco das Chagas Rodrigues onde reuniu professores, diretores, coordenadores e educadores em geral de escolas públicas e também da rede privada.

A Conferência Municipal de Educação trabalha a etapa da IV CONAE (Conferência Nacional de Educação) e avalia a implementação do Plano Municipal de Educação analisando o cumprimento das metas e estratégias estabelecidas, assim como os avanços e desafios, além de conclamar a sociedade para participar da elaboração e aprovação do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034.

Participaram do evento e compuseram a mesa de honra: a secretária de Finanças, Dra. Ana Karla Leal Gomes, representando o prefeito Dr. Francisco Karlos Leal Gomes; o secretário de Educação, Marcone Carvalho; a vice-prefeita, Mircéia Ângela de Carvalho, que é supervisora também da rede estadual de ensino; a secretária da Assistência Social, Kelvane Leal; a secretária de Saúde, Marciana Regina; a supervisora da Rede de Ensino do município, Cléia Veloso; a coordenadora municipal de Ensino representando todos os coordenadores, professora Valênia Almeida; a presidente do Fórum Municipal Permanente de Educação e coordenadora da 4ª Conferência Municipal de Educação, Maria dos Remédios Leal; e o vereador Dudé representando o Poder Legislativo.

Na conferência foram registradas as presenças da professora Janaina – diretora da Escola Paulo Freire; Jupira Barbosa – diretora do Colégio Imaculada Conceição; do pastor Davi Ramalho da Assembleia de Deus; da diretora da Unidade Escolar Maria de Carvalho, professora Cleidinar Rocha; da coordenadora Jacinta – representando a Unidade Escolar Miguel Borges de Moura. A Igreja Católica foi representada por Célia Macedo.

Após a composição da mesa e o registro de presenças, foi executado o hino municipal. Em seguida o secretário de Educação, Marcone Carvalho, em seu pronunciamento pontuou algumas dificuldades enfrentadas pelos educadores e também benefícios como o abono salarial e, o reajuste concedido em 33,24% para 2022.

Em seu pronunciamento destacou o Projeto Borboleta que será implantado no município e terá apresentação amanhã durante a programação da Jornada Pedagógica que inicia amanhã (26).

A secretária de Finanças, Ana Karla, esclareceu sobre pagamentos entre outros fatores. A gestão municipal é fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado e da União (TCE-PI/ TCU), e regulamentada pela legislação.

Publicidade

Ana Karla falou também sobre projetos, índices de analfabetismo no Brasil e o esforço da gestão para implantar o Projeto Borboleta no município que tem como finalidade auxiliar no processo de alfabetização.

“É um investimento e a gente quer que vocês acompanhem porque a ideia é melhorar a educação. O comprometimento é nosso porque optamos por trazer esse investimento”, destacou entre outros pontos. “A ideia da conferência é discutir a educação municipal, o que pode ser feito, melhorado”, frisou Ana Karla agradecendo aos educadores de escolas privadas e também aos representantes de entidades religiosas.

A palestra Magna, foi ministrada pelo professor Antônio Silva. Ele destacou em entrevista que tratou sobre o Plano Municipal de Educação e o documento base da CONAE que traz temas importantes como a conectividade, educação para o futuro, escola para o futuro, sistema nacional de educação, a evolução da educação de 2018 a 2022, passando também pelo plano nacional de Educação que alinha o plano municipal.

“Vamos conhecer os indicadores do município e como que estão os índices de aprendizagem, indicador do Ideb, proficiência dos alunos do 5º e 9º ano. É um dia de muita discussão, de um trabalho onde a gente quer sair com alinhamento para que a educação de Santo Antônio de Lisboa alcance suas metas e possa ofertar qualidade para os alunos que é o objetivo maior, ter os alunos aprendendo e os profissionais motivados. Essa é nossa meta”, frisou.

O palestrante salientou que há construção do plano nacional 2024/2034 e que se faz importante a participação de todos. “As conferências têm esse caráter democrático de incluir vários segmentos e setores para discutir o futuro da educação brasileira e da educação de Santo Antônio de Lisboa”, acrescentou o historiador e mestrando em Ciências da Educação.

Após as palestras foram organizados grupos de discussões para a elaboração de propostas, bem como eleitos os delegados para participarem da Conferência Estadual de Educação.

Os delegados são: Ivanete Leal, Sócrates Lopes, Célia de Macêdo, Maria dos Remédios Leal, Valênia Almeida, Vânia Lemos, Naiane Costa, Fernando Rodrigues, Alice Sousa e Epitácio Lopes.

Veja mais fotos da IV Conferência Municipal de Educação em Santo Antônio de Lisboa

Facebook

MAIS ACESSADAS