Connect with us

MUNICÍPIOS

Em Vila Nova, X Conferência discute Direitos da Criança e do Adolescente; fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria de Assistência Social, e o Conselho Tutelar, realizou na manhã desta quinta-feira (17), a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento aconteceu no Ponto de Cultura Cidade Poesia e teve como tema geral “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19: Violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas e proteção integral, com respeito à diversidade”.

A conferência tem como objetivo promover ampla mobilização social para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

O evento foi bastante prestigiado e contou com as presenças, do prefeito Edilson Brito e a primeira-dama, Ana Carolina, juntamente com a presidente do CMDCA – Franklimara Leal Rocha; as assistentes sociais, Cleide Leal e Alexsandra Modesto; a representante do Conselho Tutelar, Ironeide; a conferencista, Ariane Santos; o secretário de Cultura, Miqueias Carvalho; e a adolescente, Beatriz, que representou os demais adolescentes, além de demais funcionários dos orgãos realizadores da conferência e a população em geral.

O evento que iniciou por volta das 8h30min contou com uma apresentação cultural do grupo Aja. Logo depois a presidente do CMDCA, Franklimara Leal, declarou aberta a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente seguida da leitura e aprovação do Regimento Interno que foi aprovados pelos delegados (as) presentes.

Publicidade

Em sua fala, o prefeito Edilson Brito aproveitou o momento para fazer uma espécie de prestação de contas do seu mandato e enfatizou a atenção e cuidados com as crianças e adolescentes na cidade poesia.

“Aqui hoje nós vamos buscar traçar as metas para serem trabalhadas nos próximos meses e anos nas ações em relação às crianças e adolescentes do nosso município. Nós sempre temos dado essa atenção às crianças e adolescentes de Vila Nova, tenho certeza que fizemos muito na área da Assistência Social, investimos muito e creio que cumprimos todas as metas. A Secretaria de Assistência Social sempre tenta melhorar o convívio e sensibilização das crianças e adolescentes através da música, teatro, dança, esporte, e eu sempre dei total apoio e carta branca para que a secretaria pudesse buscar seus objetivos e assim garantir políticas públicas que beneficiam esse público”.

A secretária de Assistência Social, Ana Carolina, primeira-dama do município, em sua fala, ressaltou que essa conferência além de mostrar os principais agentes, serve também para avaliação das ações em relação as últimas conferências.

“Nós vamos falar de criança e de adolescente, principalmente neste período após a pandemia, e dentro dos temas, a gente vai fazer a avaliação das últimas conferências para saber onde evoluímos e no que precisamos melhorar”.

Beatriz Luz que representou o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e demais adolescentes do município, falou sobre a representatividade do evento.

“Um momento de suma importância para discutir estratégias e políticas públicas em vários eixos a fim de contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento de ações em prol das crianças e adolescentes”.

A palestra Magna foi ministrada pela assistente social, Ariane Santos, oportunidade em que falou sobre o tema geral.

Em entrevista ao Cidadesnanet.com, ela avaliou como positivo o evento em razão da participação de representantes de diversos setores da sociedade.

“Um ampla participação de representantes dos conselhos, trabalhadores dos Suas, representantes da educação, esporte e cultura. Essa participação e engajamento e permanência até o final mostra a preocupação e interação dos representantes das políticas sociais públicas que trabalham no dia a dia, em colaborarem com propostas, metas e opiniões. Isso mostra o comprometimento do município com a política da criança e do adolescente e reflete o engajamento de todos nesse espaço de garantia de direitos que são as conferências. Estou muito grata de estar aqui como facilitadora desse debate social”, destacou Ariane.

Publicidade

Após a palestra foram formados grupos para a discussão dos seguintes eixos: (1) Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia; (2) Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; (3) Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; (4) Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; (5) Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Visando a otimização das ações, os grupos apresentaram diversas propostas. A proposta apresentada por Beatriz focou no Eixo I. O Eixo II foi tratado pela psicóloga Vanessa Macedo. Taynara falou das propostas abordando o Eixo III. Conceição apresentou proposta referentes ao Eixo IV e a mobilizadora do NUCA, Luzivânia Araújo ficou com a proposta embasada no Eixo V.

Ao final, foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual. São eles: Taynara Oliveira (Conselheira) e Paulo França (Suplente), Beatriz Luz (Adolescente) e Luzivânia Araújo (Suplente), Maria Imaculada (Conselho Tutelar) e Cleonice (Suplente), Eduardo (representante Sociedade Civil) e professor Welhiton (Suplente)

Além das presenças já citadas acima, também estiveram presentes ainda a equipe do CRAS, composta por Janaina Cardoso (coordenadora do SCFV), Kedjanes (auxiliar administrativa) e as orientadoras: Aelia, Adélia, Genislandia, Gisele, Daiane, juntamente com as estagiárias, Gabriella e Vânia.

_Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS