Connect with us

Fronteiras

Fronteiras pode ser afetada por falta de coleta no censo do IBGE; prefeito alerta e faz apelo à população

Publicado

em

Os números do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) geram preocupações para o município de Fronteiras, situado a 400 quilômetros de Teresina.

O censo tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo.

Também constitui a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

São 556 habitantes em Fronteiras que estão sem atualizar as informações no censo. Esse número é um dos principais pontos de alerta que o prefeito Eudes mostrou e com grande preocupação, tanto para a atual gestão como também para as futuras administrações.

“Corremos um grande risco de cairmos de 0,8 para 0,6. Aqui já foi 1.2 quando Caldeirão Grande ainda era povoado. Quando Caldeirão foi emancipado, Fronteiras veio para 0,8”, lembra.

Publicidade

Sem os 556 habitantes cadastrados, Fronteiras vai ter queda no número de pessoas precisamente de 10.189 para 9.633. O número corresponde exatamente ao coeficiente por faixa de habitantes e se enquadraria como município 0,6.

Caso ocorra isso, Eudes lamentou que vai ficar totalmente inviável a administração pública.

“Se isso ocorrer certamente chegaremos a pior situação de ordem financeira do município”, completou.

Nesta sexta-feira, o prefeito de Fronteiras se reuniu para tratar do assunto com representantes do IBGE. Conforme destacou o gestor fronteirense, esteve presente no encontro Dr. Ranieri, de Teresina, bem como o presidente da Câmara de Fronteiras; a secretária de Educação e primeira-dama, Zildênia Ribeiro; o coordenador geral do município, Izalberto Luz; e o procurador do município, advogado Marlon.

Neste ano, 1.364.089 piauienses já foram recenseados pelos agentes censitários

Publicidade

Dez recenseadores estiveram nas zonas urbana e rural do município de Fronteiras em 2022.

Eudes indagou com seria se Fronteiras tivesse queda de receita por conta da redução no número de habitantes na atual gestão e ainda para as próximas. Um dos fatores preocupantes, citados, foi o cumprimento das obrigações do município para com os servidores.

“O que vai acontecer? E aí?  Essa é a grande preocupação que estamos tendo. Como prefeito preciso passar para toda a população de Fronteiras”, alertou.

A Secretaria Municipal de Assistência Social gerida atualmente por Eudiná Ribeiro, entregou a relação da população cadastrada no CadÚnico. O documento foi repassado para a direção do IBGE do município.

Uma das estratégias apontadas é comparar os dados do sistema de saúde do município coletados pelos agentes comunitários de saúde (ACSs).

Publicidade

Como atualizar no IBGE?

A alternativa foi revelada pelo gestor, durante entrevista ao Jornal Fronteiras em Notícias, apresentado por Tony Oliveira, na rádio Fronteiras FM, no início da tarde desta quinta-feira (17). Eudes disse que a atualização dos dados no IBGE pode ser feita através do telefone (89) 8107 1534

“Você vai ligar, vai dizer que não foi entrevistado, vai dar seu endereço e eles irão lá”, orienta.

A deficiência no número está ligada a vários pontos. Um deles é ausência dos proprietários da residência ou também a falta de conhecimento da importância do censo.

O prazo apontado para a atualização é de apenas duas semanas. “Essa preocupação deve ser de toda população em geral”, frisou.

A população de Fronteiras em 2010, de acordo com o censo do IBGE daquele ano era de 11.117 pessoas. A estimativa do instituto para o ano passado, 2021, era de 11.690 habitantes.

Publicidade

A falta de arrecadação do ICMS foi um dos problemas que tiveram destaque. O fechamento da Fábrica Itapissuma foi um dos grandes responsáveis.

“A fábrica fechou e muita gente foi embora, mas não o suficiente para termos essa perda”.

O desmembramento de comunidadades rurais também contribui para a preocupação e Eudes.

Juá e Saco Grande por exemplo que antes pertenciam a Fronteiras, passam agora a fazer parte do vizinho município de São Julião. Sítio Almoço e Baixio do Almoço também ficaram para São Julião.

“Sítio Almoço e Baixio do Almoço não é Fronteiras! Mas sempre foi Fronteiras”, alega.

Publicidade

A quantidade de pessoas em Baixio do Almoço é uma perca para Fronteiras, como destacado por Eudes.

Em caso de queda no coeficiente de habitantes – de 0,8 para 0,6 – o município terá seis meses de recebimento do FPM correspondente ao atual. Depois dos seis meses os repasses corresponderão ao coeficiente 0,6.

Um desejo de Eudes é a volta da produção de cimento, assim como de cobre e energia eólica para que a arrecadação se torne pujante. “Nós sonhamos com elas”, completou.

Ao final da entrevista, Eudes falou ainda sobre outras ações que serão concretizadas nos próximos dias. No próximo dia 23, a agricultura familiar do município recebe oficialmente 15 kits de irrigação.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS