Connect with us

Acauã

Gestores de saúde do Território do Vale do Guaribas participam de reunião ordinária da CIR em Picos

Publicado

em

Gestores da saúde de municípios do Território do Vale do Guaribas estiveram na manhã desta quinta-feira, 09 de março, no auditório da Universidade Federal do Piauí, em Picos, em uma reunião ordinária da CIR (Comissão Intergestores Regional).

O evento foi conduzido por Maria Lúcia, coordenadora do colegiado da CIR do Território do Vale do Guaribas, e secretária de Saúde de Massapê do Piauí.

De acordo com a coordenadora, mensalmente são realizadas reuniões e discutidas demandas entre os municípios sejam a respeito de projetos, de emendas, estruturação, adesões e convênios, que necessitam de documentação da Cir para validação.

Na pauta do encontro foi tratado sobre saldos em contas, monitora AF (assistência farmacêutica), etapas municipais da 17ª Conferência Nacional de Saúde, instrumentos de planejamento 2022-2025, construção de calendário anual Cir, indicadores do Previne Brasil, solicitação dos municípios e informes da Cosems/PI.

Segundo Maria Lúcia, um dos assuntos da pauta – Saldos em contas – é que está sendo deliberado conforme determinação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que os municípios executem o recurso que antes estava parado e não era utilizado.

“É um espaço do gestor. É um momento de troca de informação, troca de experiências, de apoio. A gente trata de questões dos municípios e buscamos soluções junto ao Cosems e Secretaria de Estado […] tentar fortalecer a rede de saúde do nosso território”, explica ao Cidadesnanet.com

No evento foram apresentadas pelos secretários e demais gestores em saúde dos municípios, questionamentos sobre a situação da saúde, os atendimentos e recursos no Hospital Regional Justino Luz de Picos, demandas do Lacen do Piauí, dentre outros pontos.

Publicidade

A coordenadora apresentou ainda algumas representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) como a operadora de gestão da Atenção Primária, Rosani, Edivanir Andrade (Coordenação Estadual do Mais Médicos no Piauí) e Eliana Carvalho (Coordenação de Saúde Bucal). Entre as gestoras da saúde esteve presente a coordenadora da 9ª Regional de Saúde com sede em Picos, Geniana Leal, juntamente com Enir, que também é membro da 9ª RS. No evento compareceram também membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde COSEMS/PI

Representantes da Sesapi

Durante os levantamentos feitos foi decidido que seis municípios do território ficarão responsáveis pelo acompanhamento e tentativa de desentraves de demandas da Regional de Saúde, do Hospital Regional e da Secretaria de Saúde, ambos de Picos, com o objetivo de fortalecer os serviços de especialidades e buscar também soluções no sistema do HRJL.

Os municípios que estiveram representados pelos gestores são: Massapê do Piauí, Pio IX, São João da Canabrava, Santa Cruz do Piauí, Queimada Nova, Santana do Piauí, Valença do Piauí, Dom Expedito Lopes, Bocaina, São Luís do Piauí, Picos, Curral Novo, Caridade do Piauí, Francisco Macedo, Itainópolis, Geminiano, Vila Nova do Piauí, Alegrete do Piauí, Aroeiras do Itaim, Caldeirão Grande do Piauí, Acauã, Jacobina, Paulistana, Betânia, Monsenhor Hipólito, Jaicós, Padre Marcos, Francisco Santos, São José do Piauí, Simões, Marcolândia, entre outros.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS