Connect with us

Jaicós

Educação de Jaicós promove capacitação para desenvolvimento do projeto Borboleta

Publicado

em

Com o intuito de preparar os profissionais que atuam na rede municipal de ensino de Jaicós, para o desenvolvimento do projeto Borboleta, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, está realizando nesta quinta-feira (24), uma capacitação, que segue até esta sexta (24).

O treinamento é voltado para diretores, coordenadores e secretários, que atuam nas zonas urbana e rural. O evento está sendo realizado na sede da secretaria de Educação, ministrado pela professora Ruthnéia Costa, da Escola Casa Meio Norte de Teresina.

O município aderiu ao projeto no final de 2018. O mesmo está em fase de estruturação e começará a ser executado neste ano letivo de 2019, que tem previsão de iniciar em 11 de fevereiro.

A professora Ruthnéia Costa, em sua fala, disse que é necessário sentir as necessidades de cada aluno. “O que nossa equipe de Jaicós precisa é sentir a necessidade de cada criança, a necessidade de aprender. O mesmo sonho que temos para nossos filhos, deles se tornarem doutores, que tenhamos também para cada criança de Jaicós. Porque a marginalização está chegando em todos os municípios e nós precisamos fazer a nossa parte. Precisamos nos importar” disse.

Ela disse que a educação do município precisa deixar uma marca positiva. “A equipe docentes de Jaicós é boa, com vontade fazer o melhor. Vejo que vocês são vaidosos e essa vaidade tem que se estender para que sejamos reconhecidos como uma cidade de leitores, que deixemos uma marca nessa estrada, uma marca positiva na vida dessas crianças” disse.

Publicidade

A professora ainda explicou que o nome do projeto considera a transformação sofrida pela borboleta. “O nome é borboleta, porque a borboleta passa por um processo de transformação. E o que Jaicós vai passar é por uma metamorfose de práticas, práticas pedagógicas, de gestão, de coordenação. Da forma como o projeto é estruturado, ele modifica o jeito de aprender e ensinar” concluiu.

O projeto tem o objetivo de alfabetizar todos os alunos não leitores da rede, matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; ampliar o nível de leitura dos educandos a partir do nível detectado no início de 2019; assessorar pedagogicamente o professor envolvido com a prática de alfabetização e potencializar o tempo de sala de sala do professor.

O projeto Borboletas: Refazendo os passos de uma prática pedagógica alfabetizadora, será trabalhado com as turmas de 1° ao  5°  e 8° ano do Ensino Fundamental e posteriormente será implantado na Educação Infantil.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS