Connect with us

DESTAQUES

Encenação da Via-Sacra relembra crucificação e morte de Jesus e emociona fiéis em Jaicós

Publicado

em

A encenação da Via-Sacra, uma das celebrações mais fortes da Semana Santa, foi mais uma vez, realizada nesta Quarta-Feira Santa, 27 de março, pelos jovens do EJC e casais do ECC da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós.  

Após a santa missa, celebrada pelo padre Miguel Feitosa e o seminarista João Paulo, na Igreja Nossa Senhora das Mercês, aconteceu a representação dos últimos momentos de Jesus Cristo.  

A encenação da Via-Sacra, deste ano teve uma mudança em seu percurso, devido às chuvas. A caminhada com estações que seguiria até o Alto da Santa Cruz, encerrou ao lado da Igreja Matriz.  

A primeira estação, que narrou o momento em que Cristo foi condenado, foi encenada no patamar da Igreja Matriz, e em seguida, os jovens percorreram várias ruas da cidade, representado o trajeto seguido por Jesus até o Calvário. 

A encenação dos últimos momentos de Jesus Cristo, acompanhada por vários fiéis católicos, emocionou e impressionou pelas atuações. Entre os momentos mais tocantes nas estações, foi o encontro de Jesus com sua mãe, Maria, e quando Cristo, após ser crucificado, é recebido nos braços da Virgem Maria. 

A caminhada foi encerrada ao lado da Igreja Nossa Senhora das Mercês, onde foram encenadas as últimas estações, crucificação, morte e ressurreição de Cristo Jesus.

Em entrevista, padre Miguel Feitosa, ressaltou que na Quarta-Feira Santa, a Igreja Católica celebra a entrega de Jesus para ser crucificado, em que marca o início do tríduo pascal.  

“Celebramos a passagem do momento em que Judas entrega Jesus para ser crucificado. Momento que marca o início de um grande tempo, o tríduo pascal, a festa da ressureição também. Então é tempo de preparação. E para nós acompanharmos cada estação, tivemos a encenação da Via-Sacra pelos jovens da Igreja, um momento forte, para que nós, enquanto cristãos possamos refletir sobre o amor e misericórdia de Deus”, disse.  

O pároco, fez referência ao sofrimento de Maria ao ver seu filho crucificado, refletido sobre o sofrimento das mães nos dias atuais. “Assistindo à encenação podemos perceber o sofrimento de Maria, que também sofreu açoites, Ela não foi apedrejada, mas ao ver seu filho sendo chicoteado sofre tanto quanto Ele. E com essa meditação a gente pode perceber, também, o sofrimento de tantas mães que veem seus filhos sendo açoitados pelas drogas, pela diferença de cor, raça, e tantos outros meios de exclusão, e a gente reza para pedir a conversão do coração e da alma, e acima de tudo, a gente pede pela amizade social de todos nós, do pequeno ao maior”,  

Por fim, padre Miguel deixou uma mensagem sobre um amor como o de Jesus. “Amemos mais, porque se a gente ama mais, a gente tem maior capacidade para perdoar, para entender e conviver como irmãos. Então que nós aprendamos com Jesus a amar”, finalizou.  

O jovem Gabriel Alves, fez o papel de Jesus Cristo, pela primeira vez, na encenação da Via-Sacra.  “É uma representação muito forte, onde tentei refletir ao máximo para levar essa importante mensagem para as pessoas que acompanharam esse momento, tentando demostrar um pouco do que Jesus sofreu pela humanidade e todo o seu amor por nós, com sua crucificação”, disse.  

Gabriel ainda deixou uma mensagem. “Busquem a Deus, Ele nos ama e, é nosso único refúgio”, afirmou.  

O seminarista João Paulo, disse que as celebrações da Semana Santa vivenciam os passos de Jesus.  “A encenação da Via-Sacra, representa algo real que aconteceu a mais de 2 mil anos atrás, a morte de Jesus Cristo, os acontecimentos que marcaram a nossa a fé cristão”.

Ele acrescenta que o sofrimento da morte e ressurreição de Jesus Cristo, deixa a lição do amor de Jesus Cristo pela humanidade. “ Jesus mostrou seu amor por nós na cruz, perdoando aqueles que o tinha flagelado, que o levaram a morte, Jesus perdoou a todos e mostrou sua face misericordiosa e de amor. E mostra para nós até hoje, essa face do amor e da misericórdia de Deus. Então que olhando para isso, possamos vivenciar em nosso coração, em nossa vida, também o mistério da encarnação, morte ressurreição de Jesus Cristo, que marca tanto a nossa vida, relembrado nesse período forte da semana santa”, afirmou.  

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS