Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Instituto Kairós promove Semana Pedagógica e capacita equipe para retomada das aulas presenciais

Publicado

em

O Instituto Kairós se prepara para iniciar mais um período letivo. Para este ano de 2022, a unidade de ensino, que integra a rede privada do município de Jaicós, vai retomar as aulas de forma 100% presencial.

Para a volta de todo o alunado às salas de aula, após dois anos de pandemia, e depois de um período entre aulas remotas e híbridas, o Kairós tem trabalhado em ações para que seja um retorno seguro e com a garantia da oferta de um ensino de qualidade.

Entre as atividades, o Kairós realizou a Semana Pedagógica, com o intuito de promover uma capacitação da equipe para a atuação durante o novo ano letivo. A programação aconteceu nos dias 25 e 26 de janeiro.

No primeiro dia, os educadores participaram de um momento voltado para o cuidado pessoal, onde a diretora Maria dos Ramos Brito, ministrou uma palestra destacando a importância do bem estar mental, físico e espiritual de cada um.

“Nós tivemos um primeiro momento em que foi trabalhada a questão do cuidar do pessoal, emocional, espiritual, ou seja, cuidar do eu, porque nós entendemos que precisamos estar bem para acolher nossas crianças e famílias, porque nós estamos com 2 anos de pandemia e é cientificamente provado que estamos doentes mentalmente, isolados e com alguns casos até de depressão grave. Então precisamos trabalhar o eu, preciso estar sadia, bem, motivada, para poder acolher a nossa família Kairós como deve ser” explicou Raminha.

No período da tarde, foi feito o planejamento pedagógico para as atividades letivas. “Em um segundo momento trabalhamos a parte pedagógica, que foi ver como será desenvolvido todo o projeto pedagógico da escola durante esse ano. Estamos retomando a exigência da qualidade do ensino que o Kairós tem, que é o nosso referencial. Estamos agora indo para 11 anos de funcionamento, então, nos fundamentando no ramo da educação jaicoense. Temos um crescimento muito grande em relação ao número de alunos, por isso tivemos que ter toda essa preparação”.

Já na noite desta quarta-feira (26), a equipe participou de um treinamento sobre primeiros socorros, que foi ministrado pelo condutor socorrista, Julião Soares, que possui uma vasta experiência de trabalho, já atuando há anos no Serviço Móvel de Urgência (SAMU).

Publicidade

Em sua explanação, ele abordou sobre como agir em casos de engasgamento e traumas, fazendo algumas demonstrações das técnicas a serem aplicadas para o primeiro atendimento à vítima. O profissional ainda ouviu os professores e tirou dúvidas sobre as temáticas abordadas.

Em entrevista ao Cidades Na Net, ele destacou que abordar o conhecimento sobre primeiros socorros é de suma importância para as escolas e toda a sociedade. “Acho que é muito importante não somente para as escolas, mas para qualquer cidadão, essas palestras de primeiros socorros. Hoje teve um tema que é um dos mais importantes, que é parada respiratória, que não abordamos aqui hoje, mas tudo que tratamos aqui é de suma importância, creio que ficou algo para a equipe e espero que possa voltar mais para poder passar mais conhecimento e abordar outros temas, pois é muito relevante para a escola, principalmente por lidar com crianças e adolescentes”.

Ele ainda disse que está à disposição para compartilhar seu conhecimento. “E estou a disposição. Meu objetivo aqui na cidade de Jaicós é passar meu conhecimento, orientar as pessoas. Quando disponível, porque também às vezes é um pouco corrido, mas a quem vier me procurar, com certeza estarei disposto a contribuir”.

A diretora, Maria dos Ramos, disse que os profissionais do instituto agora estão preparados para agir da maneira correta em casos de emergência. “Estamos fechando nossa semana pedagógica com uma palestra com o Julião, do Samu, uma pessoa renomada, que veio trazer para gente, sobre como atender em casos emergenciais, como uma queda, um engasgo, que podem acontecer com nossas crianças. Não estamos isentos, também não queremos que esses casos aconteçam, mas caso venham, hoje a equipe Kairós está preparada para atender e saber o que fazer num primeiro momento, para posteriormente, procurar os serviços de saúde”.

Sobre o novo ano letivo, Raminha disse que é de desafio, mas também de crescimento e gratidão. “É um ano de gratidão por estarmos vivos numa pandemia, ano de recomeço, pois temos que aprender a conviver com os novos alunos que estão vindo, que precisam de uma atenção redobrada, que vão chegar eufóricos ao reencontrar todo mundo. Mas nossa palavra é sempre gratidão. Por estarmos aqui, pelo aumento do número de alunos, pelo crescimento e consolidação do Kairós no mercado educacional do Piauí. Gratidão pela equipe que a gente tem, que é coesa e está sempre disposta a trabalhar, melhorar, e todos os dias tendo essa visão de que o processo ensino aprendizagem é inacabável, que precisamos nos planejar todos os dias”.

A diretora informou que as aulas retornam na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, com um momento de acolhimento diferenciado para todas as turmas, e posteriormente, aulas presenciais, no horário de 7 às 11:30 e 7 às 12:30.

“Vamos retomar todo o processo presencial, com as cautelas necessárias por conta da pandemia, mas retornando com aula presencial durante todo o período que nos é determinado pela lei, tendo aula de segunda à sexta, e as provas voltarão a acontecer aos sábados. Nossa carga horária é diferenciada da que é trabalhada no município de Jaicós. Temos seis dias letivos, e no ensino fundamental nos anos finais, temos 6 aulas por dia” concluiu.

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS