Connect with us

Jaicós

Saúde de Jaicós promove ação educativa e orienta mulheres sobre prevenção ao câncer de mama

Publicado

em

Em alusão à campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (24) uma ação educativa voltada ao público feminino.

As mulheres foram recepcionadas nesta manhã na sede da Secretaria de Saúde, onde foi realizada uma Roda de Conversa com a Dr. Luma Teixeira, que abordou sobre a prevenção, sintomas e causas do câncer.

A médica disse que a prevenção é essencial e citou sinais que podem estar associados ao câncer. “O Câncer de Mama é o que mais atinge mulheres em idade adulta no Brasil, e é uma doença que prevenindo ou detectando no início tem um ótimo prognóstico, por isso a importância de falar sobre ele e de desenvolver essa campanha. O câncer de mama não tem sintomas específicos, mas o principal é um nódulo/caroço no seio, que pode ter dor ou não. Outros sintomas associados são a pele do seio avermelhada ou aquele aspecto de casca de laranja, como se estivesse cheio de buraquinhos. Caroços na região da axila também podem ser um indicativo”.

Ela também explicou que o câncer tem origem multifatorial, tendo diversas causas associadas, como hábitos como tabagismo, álcool em excesso, obesidade, sedentarismo; histórico pessoal, como mulheres que não tem filhos, que fez uso de anticoncepcional durante muito tempo, ou teve menstruação tardia; além da genética e histórico de câncer na família.

Quanto a prevenção, Dr. Luma destacou a importância do acompanhamento profissional. “A mulher se conhece, conhece seu corpo, então vocês sempre devem estar se observando, se notarem algo estranho, já procurem o profissional. O que é mais orientado hoje é que, uma vez por ano, toda mulher, a partir dos 40 anos, tem que fazer o exame clínico com o profissional de saúde, o médico ou enfermeiro do postinho ou o ginecologista. A outra forma principal é a mamografia, que está indicada a partir dos 50 anos até os 69, para mulheres que não tem histórico na família. Outra forma de prevenir também é manter um estilo de vida saudável”.

Logo após, Maria das Graças de Lima, a Gracinha, que foi diagnosticada com câncer de mama, fez tratamento e alcançou a cura, apresentou um relato de sua experiência. “Descobri cedo e fiz o tratamento, que foi doloroso, a quimioterapia e radioterapia, sofri muito, fiquei debilitada, cheguei a sair daqui entre a vida e a morte, mas hoje estou aqui, para honra e glória do Senhor. E o que eu digo é: faça a mamografia. Eu não imaginava, quando completei meus 40 anos fiz como exame de rotina, e infelizmente fui diagnosticada. Mas, graças a Deus deu certo” disse ela.

Em entrevista, a secretária de Saúde, Audeli Coutinho, disse que a saúde municipal tem sempre procurado alertar sobre a importância da prevenção. “O câncer de mama acomete várias mulheres no Brasil e no nosso município também, então, sempre vale ressaltar a importância da prevenção. A Secretaria de Saúde sempre acompanha o MS nas campanhas, onde todo mês tem um tema diferenciado, e estamos agora no Outubro Rosa, que trabalha a prevenção do câncer da mama. Estamos aqui hoje orientando a população, os nossos profissionais da secretaria, de que é uma câncer que ainda tem cura, e a prevenção é o remédio inicial. Prevenir para se detectar antes e tratar melhor, pois tratado a tempo ele tem cura. Então, estamos sempre reforçando nas campanhas, que a população se atente a isso, prevenir é essencial”.

Ele também destacou que as mulheres podem procurar a secretaria para a realização das mamografias. “Nesse mês de outubro tem um quantitativo de monografias a serem disponibilizadas às pacientes na faixa etária e a gente fica no aguardo que as mulheres atendam a nosso chamado e venham fazer essa prevenção e seus exames de mamografia. O agendamento é no Sistema de Marcação de Exames aqui na Secretaria de Saúde”.

Ao final do evento, foi servido um café da manhã e distribuídas lembrancinhas temáticas da campanha a todas as mulheres presentes.


Facebook

MAIS ACESSADAS