Connect with us

Monsenhor Hipólito

Prefeito de Monsenhor Hipólito participa de ato “SEM FPM NÃO DÁ” e fecha Prefeitura em protesto contra redução do FPM

Publicado

em

O prefeito de Monsenhor Hipólito, Djalma Policarpo participou nesta quarta-feira, 30 de agosto, da manifestação “SEM FPM NÃO DÁ!”, que aconteceu em Teresina. O evento contou com a presença de mais de 200 prefeitos do Piauí.

A mobilização foi organizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e foi iniciada com uma concentração em frente à Assembleia Legislativa (Alepi). Em seguida, os gestores se reuniram no Cine Teatro com a bancada de deputados estaduais.

Na ocasião, os gestores cobraram solução para as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o atraso na liberação das emendas e a diminuição do ICMS.

Recentemente, Djalma Policarpo já havia participado de reuniões com a bancada federal, em Brasília, juntamente com prefeitos de todo o país para debater sobre as dificuldade enfrentadas pelos municípios.

Ao Cidades na Net, Djalma Policarpo, relatou que queria está discutindo sobre os avanços do município.

“Nós estamos aqui com cerca de 200 prefeitos discutindo essa pauta. Eu queria está aqui com os 200 prefeitos discutindo os avanços na primeira infância, transporte escolar, edução, saúde, assistência social, esporte, lazer e cultura, mas estamos discutindo aqui as percas. De forma inexplicável essa queda drástica no FPM, e a união não tem uma explicação plausível para os prefeitos. Essa queda tem repercutido nas finanças do município, comprometendo políticas públicas imprescindíveis do dia a dia do município.

O gestor ainda ressaltou os setores que mais são atingidos com a queda do FPM.

“Recentemente fomos para Brasília, para tratar sobre as emendas impositivas, emendas de custeio que geralmente em maio e junho estão disponíveis nas contas dos municípios e, esse ano até agora alguns municípios receberam pequenas quantias, outros não receberam nada e isso tem gerado um desconforto nos municípios e tem dificultado as políticas, especialmente de saúde, educação e assistência social. Mas vamos continuar nessa luta, sobretudo com esses direitos imprescindíveis que não podem ser tirados sem nenhuma explicação. Sem FPM não dá”, finalizou o prefeito.

Publicidade

Além do gestor ter ido a Teresina, ele determinou através do um decreto nº 37/2023 que a Prefeitura de Monsenhor Hipólito paralisasse os serviços públicos nesta quarta-feira (30), mantendo apenas os serviços essenciais.

Conteúdo relacionado

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS